quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Faculdade Madre Thaís vai informar sobre a prevenção ao câncer da pele

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, chegou à vez do Dezembro Laranja. É essa a cor escolhida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para representar a batalha contra o câncer de pele, que é o tipo mais comum da doença na população. 
A Faculdade Madre Thaís (FMT) realiza neste sábado, dia 01 de dezembro, a Campanha Nacional de Prevenção ao Combate ao Câncer da Pele sob organização da professora Márcia Flávia, titular da disciplina Fisioterapia Oncológica, A ação será desenvolvida na Praia dos Milionários, em frente à Cabana Nariga’s a partir das 12 horas.
"É um dia de voluntariado. Queremos alertar que a identificação precoce do câncer da pele aumenta as chances de cura e evita danos ou mutilações mais profundas", alerta a professora Karla Gresik, coordenadora do curso de Fisioterapia da FMT. 
O câncer de pele pode se manifestar de diversas formas, como em uma ferida que não cicatriza, uma pinta ou mancha na pele (normalmente mais escuras), e é dividido em dois principais tipos. Mais agressivo e letal, o melanoma surge, geralmente, a partir de uma pinta escura. Já os não melanomas, divididos em carcinoma basocelular e espinocelular, costumam aparecer sob a forma de lesões que não cicatrizam. 
O melanoma é o que rende mais preocupação porque tem mais chances de provocar metástase. Ele é responsável por apenas 5% dos casos de câncer de pele, mas corresponde por 46% das mortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário