quinta-feira, 1 de março de 2012

Governo disponibiliza cadastro de exportadores baianos

O governo estadual, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), passa a disponibilizar no site www.sei.ba.gov.br o Cadastro de Exportadores da Bahia (Cadex). O cadastro está organizado por empresas e por produtos exportados e foi desenvolvido em parceria pelas coordenações de Comércio Exterior e Informática da SEI.
O sistema permite a identificação rápida do universo das empresas exportadoras baianas – incluindo nome, endereço, telefone, fax e URL. Através de módulos de consulta é possível relacionar empresas e produtos exportados, com fácil visualização e por ordem alfabética. No caso dos produtos, foi utilizada a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para identificação.

O coordenador de Comércio Exterior da SEI, Arthur Souza, explicou que o Cadex tem a finalidade de promover as empresas exportadoras, “proporcionando maior visibilidade e conhecimento aos produtos exportados pela Bahia no mercado internacional”. Ele disse que a nova versão busca integrar as diversas ações desenvolvidas pelo Estado nesta área, “o que será útil para importadores, entidades e empresas interessadas em obter as informações”.
A primeira listagem oferecida é relativa ao ano de 2010 e contém 882 produtos e 407 empresas, em pessoa física ou jurídica, e foi obtida a partir do banco de dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
No momento, os dados de 2011 estão em fase de sistematização e estarão disponíveis a partir de maio deste ano. Em 2011, a Bahia atingiu um saldo comercial de US$ 3,2 bilhões, tendo as exportações alcançado o recorde histórico de US$ 11 bilhões, num crescimento de 24% em relação a 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário