segunda-feira, 12 de novembro de 2012

III Congresso Brasileiro de Cacau é realizado em Ilhéus até 4ª-feira

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na noite deste domingo (11) da solenidade de abertura do III Congresso Brasileiro de Cacau, que será realizado até esta quarta-feira (14) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Tendo como tema central “Inovação Tecnológica para liderar a produção e a qualidade do Cacau”, o congresso, realizado pela Ceplac, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Mars Cacau, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, busca discutir amplamente o aprimoramento da cadeia produtiva de cacau e as estratégias técnicas, financeiras, políticas e institucionais para dar suporte ao cultivo comercial do cacaueiro, por meio de uma série de metas que deverão nortear o futuro da lavoura cacaueira.
Durante a abertura do evento, Newton Lima parabenizou a coordenação e a organização do congresso por abrir as discussões sobre uma das atividades fundamentais para a economia da região, do estado e da nação, destacando o papel da Ceplac no fortalecimento regional. “A Ceplac, ao longo de mais de meio século, aliada ao árduo trabalho dos produtores, foi a instituição responsável pelo engrandecimento da região através de suas ações de extensão e assistência técnica, participando até os anos 80 na construção da infraestrutura rural e urbana dos municípios, na saúde, na educação e na assistência social”, acrescentou o prefeito. 
Newton Lima também destacou que, além da questão econômica, a lavoura cacaueira tem a sua importância para a proteção do meio ambiente explicando que a região, especialmente o município de Ilhéus, face a sua grande extensão territorial, conservou grande área de cobertura vegetal, graças ao cultivo do cacau no modo cabruca, impedindo a destruição de tão importante ativo ambiental para o planeta. Ele citou ainda uma série de contribuições que o município tem dado para colaborar com a proteção e preservação do meio ambiente. “Sabemos das dificuldades de se produzir sob a cabruca, mas temos orgulho de, através desse modo de produção, termos preservado a mata em 66% de nosso território. Isso é um ganho para a sociedade, que precisa ser reconhecido”, salientou. 
“No ano de 2010 sancionamos a Lei 3.510, que é o Código Ambiental do Município de Ilhéus. Em 2011, com a ampla participação da sociedade organizada, iniciamos a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, iniciativa pioneira no estado da Bahia, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente”, disse ele. O prefeito adiantou que o plano foi aprovado em audiência pública e já está sendo encaminhado para a Câmara Municipal para que seja transformado em lei. 
Participantes - O prefeito de Ilhéus também desejou sucesso aos organizadores do III Congresso Brasileiro do Cacau, numa oportunidade única de se discutir as tecnologias desenvolvidas e disponíveis para a modernização da cadeia produtiva do cacau e a identificação das dificuldades e desafios necessários para uma nova cacauicultura. De acordo com os organizadores, a última vez que se realizou um evento desse porte para discussão dos principais problemas da cacauicultura foi no II Congresso Brasileiro de Cacau, no ano de 1999. Passados 13 anos, se faz necessário reunir todos os atores da cadeia produtiva do cacau para atualizar conhecimentos e propor novos desafios para a cacauicultura. O Congresso conta com a participação de pesquisadores, extensionistas, educadores, estudantes, representantes do poder públicos, legisladores, agentes privados e, principalmente, cacauicultores em um fórum amplo de discussões que favorece o intercâmbio de conhecimentos e o estreitamento de relações entre todos os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário