segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Empreendedor Individual busca conhecimento sobre gestão e fortalecimento do negócio

 Empreendedores lotam cursos de capacitação no sul da Bahia
A procura por vagas nas diversas modalidades das oficinas gratuitas do Sebrae para Empreendedor Individual (SEI) é grande nos municípios atendidos pela unidade regional do Sebrae, em Ilhéus. Com turmas sempre lotadas, as oficinas tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios. Nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Camacan e Firmino Alves já foram realizadas, este ano, 41 oficinas com número total de 820 participantes.
“Como a metodologia do curso prevê um aprendizado rápido e prático, o empreendedor está bastante motivado para conhecer e aplicar as soluções técnicas que vão colaborar para o sucesso de seu negócio”, explica a gestora do Ponto de Atendimento de Itabuna, Andréa Muniz.
A última oficina realizada, em Ilhéus, na quarta-feira, 7, tratou do conteúdo do SEI Vender. A oficina ajuda o EI a pensar o negócio e preparar os produtos e serviços para conquistar mais clientes e ampliar as possibilidade de crescimento e expansão. A facilitadora e economista Erbênia Santana, aponta a maior dificuldade revelada pelos alunos durante as aulas: “Eles querem saber como identificar os diferentes perfis e comportamentos do cliente para fechar a venda.Esse esforço de percepção da diversidade de comportamento e gosto do consumidor ainda parece ser o maior desafio dos vendedores”.
É o caso de Luziane Silva, dona da ‘Tapiocaria da Ane’, em Itacaré, no sul da Bahia. Apesar de atuar já há dois anos, ela afirma que ainda se sente “tímida” para abordar o cliente e apresentar os produtos. “Eu quero aprender mais, ser pró-ativa, ter realmente um perfil de empreeendedora”, revela. Recém formalizada, outra participante da oficina, Michele dos Santos, quer transformar a antiga venda informal em uma linha de perfumaria. “Para isso, também preciso aprender a entender os desejos da clientela”, explica.
O programa de capacitação com soluções educacionais do Sebrae Bahia para profissionalizar o Empreendedor Individual (EI) inclui as oficinas Sei Empreender, Sei Planejar, Sei Comprar, Sei Vender e Sei Controlar Meu Dinheiro, SEI Unir Forças Para Melhorar e SEI Administrar. Para este mês de novembro, até o momento, seis oficinas já estão programadas nos municípios da regional Ilhéus. Informações sobre vagas nos fones (73) 3634-4068 (Ilhéus) e (73) 3613-9734 (Itabuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário