O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, deputado federal Antonio Brito, esteve nesta sexta-feira, 26, em Ilhéus, para discutir o processo de reestruturação e modernização da Santa Casa de Misericórdia, que mantém o Hospital São José e a Maternidade Santa Helena. Brito se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e em seguida visitou a Santa Casa, onde conversou com o provedor Eusínio Lavigne Gesteira e com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde.
O deputado considerou positiva a parceria entre os governos municipal, estadual e federal para a recuperação e ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus com o objetivo de melhorar a capacidade de atendimento à população. Nesse sentido, o município está regularizando o repasse de recursos para o funcionamento do hospital e da maternidade, além de ter intermediado a doação de equipamentos, por parte do Governo do Estado, para reestruturar o pronto socorro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Antonio Brito destacou o permanente interesse e acompanhamento do prefeito Jabes Ribeiro para solucionar os problemas enfrentados pela Santa Casa de Ilhéus. Ele informou que a Frente Parlamentar está atuando junto ao governo Federal para o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), o refinanciamento do passivo com o INSS e FGTS. Por outro lado, a presidente Dilma Roussef autorizou à Caixa Econômica a liberação de empréstimo às Santas Casas, no valor total de R$ 500 milhões, para renegociação de dívidas com fornecedores.
Nesse aspecto, a Caixa autorizou empréstimo à Santa Casa de Ilhéus no valor de R$ 6 milhões, dos quais cinco milhões já foram liberados, destinado à negociação de dívidas com diversos fornecedores. No plano estadual, o secretário de Saúde, Jorge Solla, deve autorizar o atendimento ao Planserv, plano de saúde dos servidores públicos estaduais, nos hospitais da Santa Casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário