quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Estado autoriza obra emergencial de contenção do mar na zona norte de Ilhéus

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcanti, garantiu ao prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que já há recursos para a obra emergencial no litoral norte da cidade
Durante reunião com o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, 26, em Salvador, o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcanti, confirmou a autorização da obra emergencial de contenção do avanço do mar no litoral norte de Ilhéus, que tem afligido as comunidades dos bairros de São Domingos e São Miguel. O encontro contou com as presenças do superintendente estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, e o deputado estadual Eduardo Salles. De acordo com Cavalcanti, já há recursos alocados para executar o serviço.
O secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, inclusive, confirmou a notícia durante entrevista ao radialista Jota Carlos, na rádio Santa Cruz AM, também na quarta-feira. Ele lembrou que a Superintendência de Infraestrutura, sob o comando do engenheiro Saulo Pontes, esteve na cidade há um mês para visitar os locais atingidos pela força do mar, e garantiu que a unidade está autorizada a realizar o serviço e tomar providências para definir a data de início dos trabalhos.
De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, a obra consistirá na reconstrução da barreira de pedras, para amortecer a força das ondas e evitar que a água atinja a BA-001, rodovia responsável pela ligação entre os municípios de Ilhéus e Itacaré. Por outro lado, o prefeito já apresentou projeto à Coordenação Nacional da Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, no sentido de reivindicar recursos para a obra definitiva.
O secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, ressaltou que, para resolver em definitivo o problema, são necessários dois serviços naqueles locais. O primeiro, o enrocamento, e a longo prazo, a instalação de mais dois espigões, além da revitalização dos já existentes. Ele destacou que já há previsão orçamentária, por parte do governo do Estado, para a realização da obra, além do projeto de execução, elaborado após visita de técnicos da área à cidade. E alertou que a segunda fase do serviço de contenção da maré é de responsabilidade do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e do Ministério da Integração Nacional.
Avanço - O avanço do mar naquela região de Ilhéus se deve à construção do Porto do Malhado, feita em mar aberto, que provocou o recuo da água na orla central e seu consequente avanço sobre o litoral norte. Segundo Saulo Pontes, além da medida emergencial que está sendo providenciada, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia e o Ministério da Integração Nacional, por solicitação do prefeito Jabes Ribeiro, já iniciaram os estudos para a construção de novos espigões, que são estruturas utilizadas para diminuir a força das ondas que atingem a costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário