sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Museu da Piedade apresenta III Exposição de Presépios "EnCantos de Natal"



Está aberta ao público a III Exposição de Presépios do Museu da Piedade "EnCantos de Natal". São peças oriundas das várias regiões do Brasil e do Mundo para apreciação dos visitantes. As exposição coincide com o início da temporada do receptivo de cruzeiros marítimos prosseguindo com a Exposição Imagens e Sentimentos, telas da Artista Plástica Ilheense, Jane Hilda Badaró.
III Exposição de Presépios "EnCantos de Natal" apresenta peças artesanais do Sri Lanka; França; Itália; Portugal; Guatemala; México; Áustria; Alemanha; Dinamarca; Tailândia, Suécia e do Brasil de Norte a Sul. "Artistas e materiais que, através da arte, demonstram a diversidade cultural dos povos que em essência cultuam a paz, a harmonia e o amor entre os homens. A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança," frisa a curadora do Museu e professora do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Anarleide Menezes 
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.
São Francisco de Assis quis celebrar o Natal da forma mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos. Nesse cenário, foi celebrada a missa de Natal.
No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta. No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.
Mas, além da exposição de longa duração do acervo do Museu da Piedade, o visitante poderá circular pelo Conjunto Arquitetônico da Piedade composto de Capela em estilo neo-gótico, pátios internos, parque aquático e área verde. "Os 100  anos de existência do Instituto Nossa Senhora da Piedade, comemorados durante todo o ano de 2016, encerram-se com uma mensagem de paz, esperança, justiça e amor ao próximo. Visite você também!" convida a professora Anarleide Menezes










Nenhum comentário:

Postar um comentário