A dragagem de manutenção vai permitir que o calado (profundidade) do porto volte aos 10 metros. Atualmente, em consequência do assoreamento, a profundidade caiu para 9,30 metros dificultando as operações dos navios. Todo o projeto de dragagem com a documentação exigida para a obtenção da licença simplificada a Codeba já foi encaminhou ao IBAMA, em Brasília.
Segundo o presidente da Associação Comercial, o empresário Nilton Cruz, “tanto a Cedeba, como a comunidade portuária, vinha tentando a liberação da licença. O empenho do deputado Federal junto às autoridades e setores competentes será fundamental para que as dragas iniciem a retirada do material acumulado no fundo do mar e permita atracação de navios com maior calado no Porto de Ilhéus”.
O Deputado Geraldo Simões, garantiu para os próximos dias a liberação da licença simplificada do IBAMA, com essa finalidade ele já estabeleceu contatos com os setores competentes. De acordo com o coordenador de Gestão Portuária da Codeba, em Ilhéus, Eduardo Melquiades Silva, “os recursos para a obra são oriundos do orçamento da Codeba”
Melquides explica, também, que “o porto de Ilhéus, hoje é o principal exportador de grãos da Bahia, oferece reais oportunidades de investimento, com capacidade de movimentação de um milhão de toneladas de carga por ano e com uma grande expectativa de crescimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário