sexta-feira, 15 de abril de 2011

Direc-6 descentraliza ação para ficar mais próxima das unidades escolares

A 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6), com sede em Ilhéus, responsável pelas políticas do ensino público de aproximadamente 30 mil alunos da rede estadual no sul da Bahia, vai iniciar um programa itinerante de gestão e acompanhamento das ações administrativas e pedagógicas nas 40 escolas que fazem parte da sua jurisdição. A iniciativa foi anunciada pelo gestor da Direc-6, Ednei Mendonça, durante encontro que manteve com diretores das escolas para debater os 10 compromissos que visam fortalecer a escola pública da Bahia, propostos pelo governo do estado como meta para até 2014.
De acordo com Mendonça, periodicamente as ações administrativas da Direc-6 serão transferidas para estas escolas, permitindo que os responsáveis por cada setor conheçam in loco os problemas das escolas e participem efetivamente das decisões que serão tomadas. “Quero que todos vejam e estejam na escola. Saindo dos gabinetes, ouvindo, vendo e participando”, disse aos diretores. Segundo Ednei, a ação, para além de atender a demanda dos diretores, servirá para criar ainda mais um elo de amizade, respeito e compromisso entre professores, alunos e pais de alunos.
Critérios - O gestor da Direc-6 disse que o critério usado na elaboração deste calendário de visitas atenderá as necessidades mais emergenciais já detectadas pela instituição em cada escola que está sob a sua responsabilidade. “Mas vou começar estas visitas pelas unidades em que não pude estar durante a Jornada Pedagógica deste ano”, garantiu. Integram a jurisdição da Direc-6, os municípios de Ilhéus, Arataca, Uruçuca, Santa Luzia, Canavieiras, Itacaré, Una, Mascote e Marau.
“Esta decisão, considerando a dimensão territorial dos municípios, vai diminuir distâncias entre o que projetamos no início do ano para as ações que consideramos factíveis quando nos sentimos valorizados e protegidos pelo governo”, elogia o diretor escolar Joilson Sampaio. Para ele, para além de humanizar as ações, a aproximação com a comunidade escolar permite que se confirme o compromisso que deixa de ser apenas do estado e dos professores e passa a ser de todos, inclusive dos moradores do local.
Em Ilhéus, os diretores assumiram compromissos de alfabetizar até 2014 todas as crianças até oito anos de idade, extinguindo o analfabetismo escolar. Também defenderam a inclusão educacional, a ampliação do acesso à educação integral, o combate à repetência e ao abandono escolar. Os diretores também assumiram a meta de assegurar a alfabetização e a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos na idade regular e elogiaram a iniciativa do governo em valorizar os profissionais da educação, promovendo formação e fortalecendo a gestão democrática participativa nas unidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário