quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Ideologia e Esquecimento: aspectos negados da memória social brasileira" será lançado hoje na USP

A professora Anarleide Cruz Menezes
 é uma das autoras
"Ideologia e Esquecimento: aspectos negados da memória social brasileira" é o livro de autoria da professora e historiadora Anarleide Cruz Menezes; Alessandro Portelli; Celeste Maria Pacheco de Andrade; Dóris Accioly e Silva; Dulce Consuelo Andreatta Whitaker; Elis Cristina Fiamengue; Marilda Menezes; Rosa de Fátima de Souza; Thelma Maria Grisi Velôso; Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante e Vera Teresa Valdemarin. A coletânea é organizada pelas professoras: Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Elis Cristina Fiamengue e Thelma Maria Grisi Velôso. 
A coletânea 
Os autores, através das pesquisas, pretendem questionar se o esquecimento é uma forma de se velar, para se afirmar determinada diretriz ideológica. "Nas últimas décadas do século passado, pesquisadores inovadores se lançaram à busca de movimentos históricos esquecidos e de atores sociais silenciados pela história oficial. 
Mulheres, índios, negros, camponeses, crianças e outras categorias esquecidas (ou desconsideradas) até então, que tiveram seus registros investigados, de forma que já não se pode mais acusar a historiografia de excluir sistematicamente parte da humanidade de seus estudos. Em nosso país pode-se falar de um Brasil profundo que acontece, resiste e permanece nas memórias de muitos agentes sociais ou em arquivos esquecidos, e que só com pesquisadores muito obstinados logram enfrentar." 
Anarleide Menezes 
O lançamento ocorre às 19 horas desta quarta-feira(25) no auditório da Faculdade de Educação da USP (São Paulo). Atualmente atuando como professora coordenadora do Museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade Anarleide Cruz Menezes, é Graduada em Letras, especializada em Educação e Relações Étnico-Raciais, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ba), professora atuante no PRONERA/UES

Nenhum comentário:

Postar um comentário