terça-feira, 14 de junho de 2011

Boletim Diário da CNBB

NOTÍCIAS      
·       Mensagem final dos participantes do 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente 
·       Diocese de Criciúma reflete esperança na atualidade   
·       Assessores e secretários regionais da CNBB discutem implementação das DGAE    
·       Maranhão recebe 7ª unidade da Cáritas no estado       
·       Pastoral dos Surdos promove Encontro de Intérpretes Católicos na Língua Brasileira de Sinais  
·       Greve de fome marca protesto contra violência a líderes quilombolas no Maranhão       
·       Encontro das CEBs reúne 1200 agentes do Regional Oeste 2      
      
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/
·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia     
      
ACOMPANHE     
                                      
      
Mensagem final dos participantes do 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente
Os participantes do 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente, que aconteceu em Itaici, Indaiatuba (SP), nos dias 24 a 29 de maio, divulgaram uma mensagem final do encontro.
Segundo texto, divulgado pela página do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) na internet, depois de quase 50 anos do Concílio Vaticano II, e ainda com os ecos da 5ª Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, os diáconos se reuniram com a finalidade de refletir sobre os novos desafios colocados para este ministério, “ouvindo as indicações feitas pelo Espírito Santo em Aparecida, para fortalecer a vida e o apostolado dos diáconos na missão”.
Os participantes do encontro destacaram também a importância do diaconado para a Igreja no Brasil como um “dom” dado à igreja desde o seu início.
Na mensagem os participantes do 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente reafirmam suas características missionárias dentro da Missão Continental. “o Diácono é chamado a assumir o risco de ir para as novas fronteiras do nosso mundo e tentar dar uma resposta aos desafios que impõem. Conscientes de que a Igreja, povo de Deus, espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, trabalhos e comunidades e nas novas fronteiras da missão".
Leia a íntegra da mensagem final do 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente.
Mensagem do 2º Congresso Latino-americano e caribenho do Diaconado Permanente
24-29 de maio de 2011, Itaici, Indaiatuba, SP, Brasil
Nós, participantes do II Congresso do Diaconado Permanente na América Latina e o Caribe, Bispos, presbíteros, diáconos permanentes, esposas de diáconos e leigos convidados, saudamos a todos os irmãos de nossas comunidades e queremos entregar-lhes a nossa mensagem.
O Diaconado, dom dado à igreja desde o seu início, confirma, aos que os recebem, com a graça sacramental e, assim, servem o povo de Deus no Ministério da Liturgia, a Palavra e a Caridade (At 6, 3-6; 1 Tim 3, 8-13;) Fil 1, 1; L.G. 29; DAp 205).
O Diaconado esteve presente na tradição da Igreja primitiva, até ser apenas temporária dimensão e caminho para o sacerdócio. Felizmente, o Concílio Vaticano II o restaurou como um Ministério permanente.
Depois de quase 50 anos do Concílio Vaticano II e ainda com os ecos da V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, realizados há 4 anos em Aparecida, nos reunimos sob o lema, "os Diáconos, Apóstolos para as novas fronteiras" (DAp 208). Reunimo-nos com a finalidade de refletir sobre os novos desafios colocados para este ministério, ouvindo as indicações feitas pelo Espírito Santo em Aparecida, para fortalecer a vida e o apostolado dos diáconos na missão.
Nossa Igreja latino-americana e do Caribe, reafirma que o Diaconado permanente, é um dom para a Igreja, cujo trabalho apostólico, ocupa um lugar preponderante na nossa vida pastoral. São cada vez mais as dioceses que a têm incorporado, e seu número continua a crescer. Também melhoraram os processos, critérios de seleção e treinamento, com a crescente criação de Escolas Diaconais especializadas.
Alegramo-nos que muitos diáconos abraçam a dupla Sacramentalidade, assim, incorporando a dimensão familiar que é sinal e testemunho de uma Igreja doméstica. Em tempos de crise, de alterações significativas, de perda do sentido da vida, da subavaliação da família, os diáconos desta parte do mundo são chamados a serem sinais de esperança e alegria em uma Igreja família. A participação e aceitação de seus filhos, filhas e esposas no desenvolvimento do seu ministério, é testemunha da sua própria Evangelização.
Percebemos na pessoa de Cristo, na sua dimensão de servidor, um horizonte de crescimento, identificação e projeção do Ministério diaconal. É no Cenáculo de Jerusalém, onde acontece a Ceia de compartilhamento de Jesus com seus discípulos, e antes de sentar à mesa, lava os pés dos seus e exorta-os a se tornar servidores uns aos outros (Jo 13,5. 14). Este gesto é antecipação de sua entrega total na Cruz. Aqui o Diácono encontra uma fonte inesgotável de espiritualidade que orienta a sua vocação e o conduz em sua missão para o bem da caridade.
O exercício da caridade e serviço inerente para o Diaconado os encoraja a "reconhecer o dom da Igreja que peregrina na América latina e sua opção pelos pobres" (DAp 128). No exercício do Ministério diaconal, eles querem assumir as opções da nossa Igreja em favor dos pobres e marginalizados da nossa sociedade.  Eles estão comprometidos com a realização de um processo de evangelização, de promoção humana e autêntica libertação, permitindo-nos avançar no sentido de uma ordem social justa. (Cfr.DAp 399).
Atentos ao clamor de nossas sociedades: os pobres, esquecidos, marginalizados, da cultura e de um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado, o Diácono é chamado a assumir o risco de ir para as novas fronteiras do nosso mundo e tentar dar uma resposta aos desafios que impõem. O anúncio da Palavra viva e eficaz continua a ser uma tarefa fundamental, Palavra que é um sinal de esperança, nova vida e salvação.
"Conscientes de que a Igreja, povo de Deus, espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, trabalhos e comunidades e nas novas fronteiras da missão" (DAp 208), exortamos as nossas comunidades para a promoção da sua vocação e ministério em nosso meio.
Aos pés do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, lugar de peregrinação, em que milhões de pessoas são levadas pela fé, e lugar de encontro dos Bispos do continente, depositamos nossas esperanças e desejos e colocamos nossa confiança em Deus, nosso Pai, para guiar os passos de sua Igreja e nela seu ministério.
      
Diocese de Criciúma reflete esperança na atualidade
A diocese de Criciúma (SC), conduzida pela coordenação diocesana da Pastoral Presbiteral realiza, desde a noite de segunda-feira, 13, até a próxima quinta, 16, o Estudo Anual do Clero. Realizado no Instituto Sagrada Família, em Nova Veneza, o curso reúne padres diocesanos e religiosos de toda a diocese.
O tema escolhido para este ano, “Cristologia e Escatologia”, é assessorado pelo doutor em Teologia pela Pontificia Universitá San Tommaso, de Roma, padre Leomar Brustolin, da diocese de Caxias do Sul (RS).
“Abordamos questões atuais da Cristologia, estabelecendo um debate com o clero com base nas novas pesquisas sobre Jesus Cristo feitas pela Teologia e na experiência pastoral que cada padre traz para o confronto”, explicou o padre Leomar Brustolin.
O pároco da Paróquia Santa Terezinha, de Jacinto Machado, padre Valmor Boeger, afirma que a importância da temática se encontra em sua relação com cultura do imediatismo vivenciada hoje pelas pessoas. Para ele, o estudo será positivo no sentido de ir ao encontro dos fieis tomados pela depressão. “O foco do estudo está na esperança da vida após esta, no eterno. Como o padre Leomar destacou, hoje as pessoas acreditam em Deus, mas não acreditam na eternidade. A forma como algumas encaram suas perdas, são exemplo disso”.
Para o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Antônio Madeira, o curso está sendo bastante dinâmico. “O assessor não está apenas expondo. A partir do conhecimento teológico dos padres está havendo interação”.
“O curso que nos ajuda a refletir a esperança cristã, a esperança na vida eterna em Jesus Cristo, nos mostrará o que vamos oferecer ao povo que tem sede”, disse o bispo de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach.
      
Assessores e secretários regionais da CNBB discutem implementação das DGAE
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foram tema de estudo da reunião dos secretários regionais e assessores da CNBB, nesta segunda-feira, 13, na sede da Conferência dos Bispos, em Brasília. Eles discutiram caminhos e métodos para a implementação da novas Diretrizes aprovadas na 49ª Assembleia da CNBB, no mês passado, em Aparecida (SP).
Segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que presidiu pela primeira vez a reunião, é tarefa do Secretariado e das Comissões Pastorais da CNBB fazer com que as Diretrizes sejam estudadas e compreendidas pelas comunidades católicas do Brasil. Dom Leonardo enfatizou, ainda, a importância das dioceses elaborarem seus planos de pastoral tendo como base as Diretrizes.
O grupo aprovou a proposta de promover um estudo mais aprofundado das Diretrizes para os assessores da CNBB, capacitando-os para ajudar na divulgação e repasse das Diretrizes. Outra proposta definida pelo grupo foi a elaboração de subsídios que ajudem a assimilar e divulgar as Diretrizes nos Regionais, dioceses e paróquias. As duas propostas serão apresentadas ao Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep).
Dom Leonardo conclamou os secretários regionais e assessores a realizarem seu trabalho com disponibilidade e gratuidade. “A função dos secretários e dos assessores não é promoção, nem poder, mas serviço. Vamos fazê-lo da forma mais disponível e gratuita possível. Este serviço é muito importante para a Igreja”, disse.
Amanhã, 15, começa a primeira reunião do novo Conselho Permanente da CNBB. Uma das tarefas do Conselho será escolher os bispos membros para cada uma das 12 Comissões Pastorais e aprovar os nomes dos assessores apresentados pelas Comissões para o quadriênio 2011-2015.   
      
Maranhão recebe 7ª unidade da Cáritas no estado
Região castigada pelo avanço do agronegócio e pela monocultura de soja, os Gerais de Balsas abrigam também a nascente de diversos rios, inclusive o que batiza o município sede, Balsas (MA), no sul do Maranhão, distante 790 km da capital São Luís. Lá aconteceu no dia 6, uma assembleia para a fundação da 7ª Cáritas Diocesana no estado – as outras institucionalizadas são Bacabal, Brejo, Coroatá, Imperatriz, Viana, e São Luís.
Além de Balsas, fizeram-se presentes representantes de Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Pastos Bons, Riachão e São Raimundo das Mangabeiras, municípios circunvizinhos. A Assembleia aconteceu no centro diocesano de Formação Nossa Senhora de Guadalupe.
Com ações da Cáritas registradas desde 1965, quando a diocese ainda era prelazia de Balsas, o município estava em festa durante a realização da assembleia.
Um breve resgate histórico, desde aquela época, foi apresentado, sendo lembrada em seguida a retomada da missão, princípios e diretrizes da Cáritas no Brasil, leitura e aprovação do estatuto pelos cerca de 30 presentes na reunião, incluindo o bispo da diocese, dom Enemézio Lazzaris e a assessora do Secretariado Regional, Aurilene Machado.
José da Luz Costa Filho foi eleito o primeiro presidente da Cáritas diocesana de Balsas.      
      
Pastoral dos Surdos promove Encontro de Intérpretes Católicos na Língua Brasileira de Sinais
Motivada pelas Santas Missões Populares (SMP), a Pastoral dos Surdos, da diocese da Campanha (MG) promoverá, no próximo dia 10 de julho, o 1º Encontro de Intérpretes Católicos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no salão paroquial da paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha (MG), com o intuito de apresentar a Pastoral dos Surdos àqueles que já possuem o instrumental necessário – o conhecimento de LIBRAS.
O objetivo do encontro, segundo os coordenadores da Pastoral dos Surdos, é fomentar nas paróquias e outras dioceses um trabalho de evangelização dos surdos, especialmente de potencialização da participação dos surdos na comunidade eclesial, lugar natural do cultivo e do amadurecimento da fé, bem como da iniciação à vida cristã e motivar sua criação nas paróquias da diocese.
A proposta para este encontro é reunir interpretes que estejam empenhados num trabalho evangelizador ou educacional com os surdos, bem como pessoas que se interessem pela ação pastoral com a comunidade surda.
Atualmente, por exigência do Ministério da Educação (MEC), em todas as escolas há pessoas habilitadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que é oficialmente a segunda língua do Brasil. Em muitos casos, esses professores são católicos e até mesmo ativos na ação pastoral da Igreja, mas desconhecem a possibilidade e, sobretudo, a necessidades da Igreja de chegar com sua mensagem evangélica aos surdos.
O encontro contará com momentos de oração, partilha, reflexão, oficinas e convivência com a comunidade surda de Varginha (MG).
      
Greve de fome marca protesto contra violência a líderes quilombolas no Maranhão
Dois padres da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), Inaldo Serejo (coordenador da CPT) e Clemir Batista da Silva, e outros 17 quilombolas, entraram em greve de fome no último dia 9. O protesto é uma forma de pressionar pela presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário para tratar a questão da violência contra líderes quilombolas no estado.
Desde a sexta-feira passada, cerca de 40 comunidades de remanescente de quilombo do Maranhão ocupam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em São Luís. Os quilombolas reivindicam agilidade nos processos de regularização de terras e protestam também contra os episódios de violência envolvendo líderes de comunidades locais em disputas por terras.
"Estamos há dois dias tentando falar com a ministra e não conseguimos", disse o padre Inaldo Serejo.
Segundo a CPT, a lista de quilombolas ameaçados de morte no Maranhão aumentou de 52 para 59 nesta semana. A CPT afirma que "pelo menos duas lideranças quilombolas no estado sofreram tentativas de assassinato".
Ainda de acordo com o padre Serejo, a greve de fome não tem data para acabar. "Vamos avaliar a situação de cada um, mas não vamos parar enquanto não conseguirmos conversar com a ministra".
A assessoria de imprensa da Secretaria de Direitos Humanos informou que há uma equipe em Brasília cuidando do caso. Disse, ainda, que a ministra já sabe do protesto, continuará tratando a situação com prioridade e, se for preciso, irá até o Maranhão.
O presidente do Regional e bispo de Imperatriz (MA), dom Gilberto Pastana de Oliveira divulgou uma nota sobre protesto. Nela [nota], o bispo afirma que repudia todas as manifestações da cultura de morte, "principalmente àquelas sustentadas pelo abuso do poder econômico e pela corrupção presente nos poderes da Federação, do Estado e dos Municípios. Solicitamos a todos os católicos que procurem se inteirar dos fatos e contribuam com as legítimas ações dos quilombolas através do apoio político e social e da doação de gêneros alimentícios, água, remédio e roupas para os participantes de acampamentos", disse.
Leia a íntegra da nota do bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana de Oliveira.      
      
Encontro das CEBs reúne 1200 agentes do Regional Oeste 2
Aproximadamente 1200 pessoas participaram, na diocese de Juína, em Mato Grosso (MT), nos dias 10 a 12, do 12º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O evento foi organizado pelo Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso) juntamente com bispo responsável pelas CEBs do Regional, dom Neri José Tondello. O tema do encontro foi “CEBs Justiça e Profecia a Serviço da Vida”, e o lema: “A Palavra de Deus é Nossa Força e Luz”.
Ao final do encontro, os participantes redigiram uma carta, na qual dizem olhar a realidade em que vivemos, “descobrimos que existem duas procissões a caminho: a procissão da vida e a procissão da morte. Nesta constatamos sinais que desafiam nossa caminhada: o aquecimento global do planeta que ameaça a vida; mega projetos de infraestrutura e o agronegócio que contribuem para a destruição dos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia; os gritos em defesa da vida, da natureza, da justiça social, dos direitos humanos, pela paz, contra a violência em todas as suas expressões”.
Leia abaixo a íntegra da mensagem do Regional Oeste 2 pelo encontro das CEBs.
Carta dos Participantes do XII Encontro Regional das CEBs
CNBB - Regional Oeste 2
“Deus nos dá a graça de começar, nos dá a graça de continuar. A graça das graças é não desanimar nunca” (Dom Helder Câmara).
Estimadas irmãs e irmãos da caminhada das comunidades da Igreja de Mato Grosso!
Nós, participantes, do XII Encontro Regional das CEBs, vindos das dioceses e prelazias do estado de Mato Grosso e de outros estados brasileiros, num total de 1.200 pessoas, aproximadamente, juntamente com Dom Neri José Tondello, bispo responsável pelas CEBs do Regional Oeste 02 da CNBB, reunimo-nos na diocese de Juína, nos dias 10 a 12 de junho de 2011, para refletirmos o tema: “CEBs Justiça e Profecia a Serviço da Vida”, inspirados no lema “A Palavra de Deus é Nossa Força e Luz”.
Neste espírito de alegria e motivados pela força da Palavra que forma comunidades, fazemos chegar a toda Igreja do Mato Grosso e do Brasil a Boa Nova do Reino.
Olhando a realidade em que vivemos, descobrimos que existem duas procissões a caminho: a procissão da vida e a procissão da morte. Nesta constatamos sinais que desafiam nossa caminhada: o aquecimento global do planeta que ameaça a vida; mega projetos de infraestrutura e o agronegócio que contribuem para a destruição dos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia; os gritos em defesa da vida, da natureza, da justiça social, dos direitos humanos, pela paz, contra a violência em todas as suas expressões.
Iluminados pela fé bíblico-profética, à luz da Palavra de Deus, “Nossa Força e Luz”, e por tudo o que vivenciamos nestes dias de experiências trazidas de nossas diferentes realidades eclesiais e lutas populares nos faz sentirmos ainda mais desafiados a sermos ousados em nossa ação transformadora dessa realidade tão inquietante, na perspectiva de que um novo mundo é possível. Entendendo que a missão das CEBS, hoje, deve vivenciar a espiritualidade libertadora, reafirmamos nosso compromisso de articular fé e vida (cf. DA 172 a 179), engajando-nos nas lutas de transformação da sociedade, nos movimentos populares e anunciando como discípulos/as, missionários/as, a Boa Nova de Jesus Cristo, irmão e amigo dos que caminham na esperança do Reino.
Em clima de celebração, vivenciando a esperança e a alegria, alimentados pelo testemunho dos mártires da caminhada, convidamos as CEBs a assumir os seguintes compromissos concretos: Promover a formação e capacitação de lideranças, crianças, jovens e adultos, numa perspectiva humana e ecológica, fundamentada na Espiritualidade encarnada, iluminada pela Palavra de Deus; Promover a leitura orante da Palavra de Deus em grupos de reflexão, na família e na comunidade, valorizando a família como um lugar de cuidado; Fortalecer a Democracia, articulando-se eticamente com os movimentos sociais, populares, organizações, sindicatos, associações, conselhos municipais, conferências, audiências públicas, câmaras municipais; Incentivar a participação dos jovens na proposição de projetos para a Igreja e para a sociedade; Educar as crianças para uma vida participativa; Participar da discussão e da proposição das políticas públicas; Defender o meio ambiente.
Neste dia em que celebramos a festa de Pentecostes, revestidos da força do Espírito Santo, com as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus, em plena comunhão com o Deus da Vida, e com  a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a mãe dos pobres, somos  enviados(as) para a missão. Amém, Axé, Auere, Aleluia!
Participantes do XII Encontro Regional das CEBs
Juína, 12 de junho de 2011.   
      
ENDEREÇO      
      
Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário