segunda-feira, 20 de junho de 2011

Carro Elétrico da Bahia já em fase final


A vice Reitora Adélia Pinheiro, os professores Jorge Henrique Sales e
Celso  Fornari Junior apresentam o chassi do cel da bahia

Estudantes e professores do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus-Bahia), se preparam para iniciar a fase de testes do Carro Elétrico da Bahia. O veiculo está sendo produzido por um grupo de professores e estudantes do Curso de Engenharia de Produção, para participar da 8ª edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética que será realizada nos dias 03 a 06 de agosto, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo. Os testes serão realizados nas alamedas do Campus professor Soane Nazaré de Andrade.
A piaçava é adiocionada
 a borracha
A professora Adélia Pinheiro, vice-reitora da Universidade, foi ao laboratório para conferir de perto a criatividade dos alunos, professores e colaboradores do Projeto Cel da Bahia. A UESC será a primeira instituição do Norte-Nordeste a participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética e se propõe a apresentar idéias inovadoras com a utilização de materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis. Um deles é a fibra de côco para compor a carenagem, alumínio no chassi e nas rodas de bicicleta aro 20 polegadas, uma mistura de borracha com a fibra de piaçava.
Na categoria elétrico, os organizadores entregam as instituições participantes, para a composição dos veículos, três baterias padrão (12V 4Ah) que serão usadas em cada uma das três saídas, o motor e os aros das rodas. O campeão será aquele que completar mais voltas com uma velocidade média mínima de 15 km/h. A distância total percorrida é usada como critério de desempate.
Os professores Celso Fornari Junior, Jorge Henrique de Oliveira Sales e Luciana Claudia de Paula explicam “dirigir o mais longe possível utilizando a menor quantidade de energia: é o desafio do grupo. Além de ser um veículo de performance, o Cel da Bahia é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável: respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, voltado para o fortalecimento da consciência social e ambiental”.
“Professores e estudantes estão de parabéns. É um Projeto importante para o crescimento pessoal e acadêmico dos participantes. É, também, um desafio novo em que docente e discente estão unindo o avanço tecnológico e o compromisso ambiental, próprio das universidades que se dedicam à pesquisa de eficiência energética.” Avalia a professora Adélia Pinheiro, vice reitora da UESC.
A equipeDa organização fazem parte os professores doutores Jorge Henrique de Oliveira Sales; Celso Carlino Maria Fornari Junior, Luciana Claudia de Paula e Zolacir Trindade de Oliveira Junior. A professora mestra Mayana Brandão dos Santos e o colaborador Klezio Darlain do Espírito Santo Silva.
Discentes envolvidos são: Alanna Melo, Caio Kunrath, Fabiano Pinto, Fabio Santos, Layza Ohanna, Talles Miranda, Tamilly Evangelista e Lívia Neri. Diana Silveira e Luiz Buscariolli são colaboradores.
Informações: 73 9974 7541 celbahia@gmail.com
No laboratórios as pesquisas continuam

borracha com 20% de fibra de piaçava


Molde do banco de uma das pilotos do Cel da Bahia


Molde do banco de uma das pilotos do Cel da Bahia


O banco pronto


Nenhum comentário:

Postar um comentário