quarta-feira, 29 de junho de 2011

Chocolate Groove vai dar um sabor regional o Festival Nacional do Chocolate, em Ilhéus

Bandas regionais farão apresentações gratuitas para o público jovem que for ao evento na quinta-feira (07)

Uma mistura do samba-de-roda ao reggae, do hip-hop ao rock, do heavy metal à música nordestina. Esse é o “Chocolate Groove”, evento que acontecerá no dia 7 de julho (quinta-feira), durante a programação do III Festival do Chocolate da Bahia, que vai acontecer em Ilhéus, sul do estado, no período de 06 a 10 de julho. As apresentações acontecerão a partir das 8 horas da noite, no auditório Jorge Amado, Centro de Convenções de Ilhéus, com entrada gratuita. O “Chocolate Groove” é um movimento musical que conta com a participação de bandas e produtores alternativos com a proposta de movimentar o cenário musical independente do sul da Bahia. Quatro das principais bandas que integram o movimento vão se apresentar no festival: “dr. Imbira”, “Manzuá”, “O Quadro” e “Quinzila”.

Quem são - O grupo “dr. Imbira” apresentará um repertório ousado, com músicas de sua própria autoria, com características fortes de humor sobre temas do cotidiano. A banda é formada por “Cabeça” (voz e violão), Alex “Sonoro” (baixo e voz), Murilo (Guitarra) e Alberth Couto (Bateria). Já a banda “Manzuá”, com um gênero mais voltado para a MPB e a música regional. A denominação é uma homenagem ao engradado artesanal de pesca usado na captura do pitu e do camarão. “Esse nome foi escolhido por sua sonoridade e alusão à história de Itabuna, onde a banda foi criada”, informa a assessoria do grupo, formado por Brisa Asis (vocal), João Solari (Guitarra), Laísa Eça (vocal), Marcelo Weber (baixo) e Mither Amorim (bateria).
“O Quadro” foi formado em meados de 1996. Traz o rap em sua essência musical. A banda verbaliza rimas cadenciadas e executadas harmonicamente com instrumentos musicais e artesanais. “Diretamente dos solos sul baianos, o grupo é a voz que desconhece fronteiras”, afirmam Hãs, Jef Jereconga e Freeza (vozes), Fieques (percussão), Rodrigo da Lua (guitarra solo), Victor Irregular (bateria) e Riko Bass (baixo). O “Chocolate Groove” também leva ao palco do III Festival do Chocolate, a banda Quizila, que traz o reggae e o rock como sua principal marca. A banda tem 10 anos de estrada, se apresentando em eventos da região, como festivais e carnavais. A banda é formada por Binho Ribeiro (guitarra), Fabrício Vasconcelos (voz), Rogério Alves (bateria), Mateus Vasconcelos (baixo) e Luiz Alberto Santos (teclados).
Nana Caymmi - “A proposta de reunir bandas regionais durante o festival é para, além de valorizar a cultura sulbaiana, permitir que o público jovem interessado em participar do festival, também tenha boas opções de lazer”, explica o publicitário Marco Lessa, da M21, responsável pela organização do evento. Para fechar com “chave de ouro” a progamação cultural do Festival de Chocolate, ele lembra que uma das mais importantes intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB), Nana Caymmi, também será atração musical do festival.
O show vai acontecer no dia 9 e nele a cantora vai mostrar as mais diversas etapas da sua carreira musical iniciada em 1960, relembrando interpretações marcantes como, por exemplo, Não se Esqueça de Mim (Erasmo e Roberto Carlos), Sem Você (Tom e Vinicius), Bom Dia (Nana e Gil), Reposta ao Tempo (obra-prima escrita por Aldyr Blanc e Cristovão Bastos e recentemente regravada por Milton Nascimento) e muitas outras canções. Os ingressos para o show podem ser adquiridos nos seguintes pontos: Encantur, Karioca, Bicho Festeiro, e Central de Ingressos.
O festival é resultado de uma parceria entre o Instituto Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e Costa do Cacau Convention Bureau, Secretarias municipal e estadual do Turismo e M21 Eventos. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, CAR, EBDA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Banco do Nordeste, Desembahia, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Câmara do Turismo da Costa do Cacau e Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário