quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cinco personalidades são homenageadas nos 477 anos de fundação de Ilhéus

Mais cinco personalidades de Ilhéus foram agraciadas com a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, que representa o mais alto reconhecimento do município para aqueles que, residindo em seu território, fazem jus à homenagem, que, tradicionalmente ocorre como um dos principais eventos que marcam o Dia da Cidade, 28 de junho, data em que Ilhéus comemorou 477 anos de fundação e 130 de elevação à cidade. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal, logo após a Missa em Ação de Graças, na Catedral de São Sebastião, tendo a mesa sido formada pelo prefeito Newton Lima; a primeira-dama Inês Tavares; o vice-prefeito Mário Alexandre; a deputada estadual Ângela Sousa, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Edivaldo Nascimento.
Desta vez, o Conselho da Comenda indicou como homenageados o empresário do comércio e músico (violino e violão de sete cordas), Moisés Teles Soares, natural de Cravolândia, e que reside no município desde 1955, tendo também sido escolhido Anúsio Lima, natural do Rio de Janeiro, residente em Ilhéus há mais de 50 anos, destacando-se como médico clínico por sua dedicação e humanismo. O Conselho também decidiu homenagear o engenheiro-arquiteto Ruy Gonçalves Córes, português, e que se destaca em toda a Bahia por seus projetos arquitetônicos marcantes; Aurelino da Silva Galdino, mais conhecido por “Seu Oreco”, que, residente no distrito de Urucutuca, se entregou a verdadeira missão de manter viva e acessa a chama do Bumba-Meu-Boi; e, por fim a professora da rede municipal e estadual de ensino, Waldelice Santos de Oliveira, especialista em administração e supervisão escolar onde se destacou por sua dedicação e preocupação com o alunado.
Durante o seu pronunciamento, o prefeito Newton Lima frisou que “hoje, quando o nosso município vivencia um momento ímpar na sua história, com o advento no Projeto Intermodal, que inclui um porto off-shore, um aeroporto e uma ferrovia, por certo, teremos que ter a frente de muitas áreas operacionais pessoas e profissionais do quilate das que hoje são homenageadas. e sei, tenho plena convicção de que mais uma vez sairemos vitoriosos, pois, o que não faltam são cidadãos abnegados e preocupados com o desenvolvimento do nosso município e a grandeza do seu povo”. Por se encontrar em viagem, e sem condições de retornar a tempo para a solenidade, o arquiteto Ruy Córes receberá a Comenda posteriormente, no gabinete do prefeito.
Comenda - A insígnia da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus é uma peça circular de 35mm de diâmetro, pendente de uma fita verde e vermelho de 35mm de largura por 40mm de altura, tendo, no anverso, dois círculos concêntricos orlados em dourado, contornando o maior por 12 cacaus dourados, interligados em forma de corrente. No círculo central, em campo branco esmaltado, o escudo e a coroa mural do brasão de armas do município nas suas cores heráldicas. No círculo externo, esmaltado em vermelho, no alto, as datas 1535-1881 em dourado, e, na parte restante, em caracteres maiúsculos dourados, a legenda mérito de São Jorge dos Ilhéus. No anverso, os mesmos círculos concêntricos; no central, em campo azul-celeste esmaltado, a fachada principal, prateada, do Palácio Paranaguá; na circunferência, em círculo esmaltado em vermelho, em caracteres maiúsculos, município de Ilhéus.
Caritas in Veritate – Durante a Missa Solene em Ação de Graças celebrada pelo Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnole, em homenagem aos 477 anos de fundação e 130 de emancipação política, o bispo leu a Encíclica Papal Caritas in Veritate, do Papa Bento XVI. Na Encíclica, a caridade é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira. Dom Mauro ressaltou a necessidade dos políticos e autoridades reduzirem as desigualdades, através de uma política de desenvolvimento que promova a igualdade e a justiça.
Feijoada do Foco Bahia – Após a entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, o prefeito Newton Lima, junto com primeira-dama Inês Tavares, o vice-prefeito Mário Alexandre, secretários e colaboradores, se dirigiram à Feijoada do Foco Bahia, realizada no Ilhéus Iate Clube. O evento, promovido anualmente pelo jornalista e radialista Elival Saldanha, é um ponto de encontro entre políticos, empresários, jornalistas, dentre outras pessoas da comunidade regional e faz parte das comemorações do Dia da Cidade de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário