quarta-feira, 22 de junho de 2011

IFBa: aulas serão iniciadas no dia 29 de agosto

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima – acompanhado de secretários – visitou nesta segunda-feira (20) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBa), cujas obras estão em fase de conclusão. Recebido pelo diretor-geral José Roberto Nunes Costa e a diretora-acadêmica Roseane Santos Batista, a comitiva da Prefeitura de Ilhéus foi informada sobre as providências que estão sendo tomada para o funcionamento do IFBa.

O IFBa está sendo construído pelo Governo Federal para ministrar ensino tecnológico em várias áreas, conforme as demandas regionais. Inicialmente, serão oferecidos os cursos de Informática e Segurança no Trabalho, e ampliado já em 2012 com o curso de Edificações. Informa o diretor-geral, que também está previsto o curso de Tecnologia de Alimentos, com ênfase em chocolate, que seria a base para a criação de um curso de Gastronomia.
Acompanharam o prefeito Newton Lima o vice-prefeito Mário Alexandre e os secretários de Governo, Magno Lavigne; da Administração, Antônio Bezerra; da Educação, Lidiney Campos; e da Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto. Na oportunidade, o diretor-geral José Roberto Costa solicitou a implantação de melhorias na área do Campus, que ocupa atualmente 26 mil metros quadrados, sendo 3.600 metros de área construída. A unidade conta com 12 salas de aula, 12 laboratório, ginásio de esportes, auditório, refeitório, biblioteca, dividido nos blocos de administração e acadêmico.
O prefeito prometeu enviar uma equipe de engenharia ao IFBa, no sentido de realizar estudos para a implantação de pontos de ônibus, construção de acessos, área de aceleração e desaceleração, ampliação da iluminação pública, dentre outros serviços. “Esse equipamento é mais uma ferramenta importante para alavancar a educação regional na formação de profissionais mais qualificados e preparados para suprir as necessidades atuais”, ressaltou.
Para viabilizar a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBa) em Ilhéus, o Município firmou parceria com o Governo Federal, doando uma área de 40 mil metros quadrados. Segundo o prefeito Newton Lima, o IFBa é uma vitória de toda a sociedade, que se mobilizou para manter a proposta inicial de instalação na cidade. “Fizemos várias gestões junto ao governador Jaques Wagner e ao Governo Federal, com o apoio da deputada Lídice da Mata, que mobilizou toda a bancada baiana para a aprovação de sua localização”, sustentou.
Segundo José Roberto Costa, as aulas serão iniciadas no dia 29 de agosto próximo, com os cursos subsequentes de Informática e Segurança do Trabalho. Os cursos terão duração de dois e meio e carga horária de mil horas. Mais de 1,8 mil candidatos disputam as 160 vagas oferecidas pelo IFBa e a seleção será realizada no dia 14 de agosto, através de uma prova com 40 questões sobre diversas disciplinas. “Este ano não teremos a redação, o que será incluída na seleção de 2012”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário