quinta-feira, 16 de junho de 2011

Notícia da CNBB


Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013     
Consep aprova texto-base e cartaz da CF-2012  
Documentos da época da ditadura militar, preservados pela Igreja, serão publicados pela Unicamp
Teólogos europeus serão condecorados com o Prêmio Ratzinger   

ACESSE TAMBÉM:
Notícias: www.cnbb.org.br 
Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia      
      
ACOMPANHE     
Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013
Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Consep aprova texto-base e cartaz da CF-2012
O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou, nesta quarta-feira, 15, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, que vai discutir o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra".
O texto foi estudado, ontem, 14, pelos bispos do Consep, juntamente com os secretários e assessores executivos da CNBB, que apresentaram sugestões ao texto. O estudo foi precedido de uma palestra feito pelo diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libâneo de Moraes Neto, que apresentou dados da saúde pública no Brasil. O coordenador da Pastoral da Saúde, André Luiz de Oliveira, também apresentou aos bispos dados sobre a saúde no país.
Cartaz
Os bispos escolheram também o cartaz de divulgação da Campanha. A peça vencedora é do publicitário Marcelo Jacynto de Godoy, de Campinas (SP). Ele concorreu com mais de 70 cartazes que participaram do concurso promovido pela CNBB.
O texto-base e o cartaz serão lançados no dia 7 de julho, em São Paulo. A publicação será feita pelas Edições CNBB.
Esta é a primeira reunião do novo Consep, eleito na última assembleia anual da CNBB, realizada no mês de maio. Além dos três membros da Presidência da CNBB, fazem parte do Consep os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. A partir das 14h30, tem início a reunião do Conselho Permanente, composto de 41 bispos.       

Documentos da época da ditadura militar, preservados pela Igreja, serão publicados pela Unicamp
Mais de 700 processos judiciais da época da ditadura militar no Brasil (1964-1985), muitos dos quais com relatos de tortura em tribunais militares e outros abusos, serão publicados na Internet pela Universidade Estatal de Campinas, a Unicamp, em São Paulo (SP).
Os documentos chegaram ontem, 14, ao Brasil, enviados pelo Conselho Mundial das Igrejas, que os obteve de forma clandestina e os guardava nos Estados Unidos. Representantes da entidade entregaram a documentação ao procurador geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, em cerimônia na Procuradoria Regional da República da 3ª Região, em São Paulo.
A reprodução dos papeis começou por iniciativa da advogada Eny Raimundo Moreira e de seus colegas do escritório Sobral Pinto. Entre 1964 e 1979, eles fotocopiaram os autos do Superior Tribunal Militar, aproveitando que a lei permitia que os advogados consultassem os processos durante 24 horas. O objetivo era encontrar informações e evidências de violações aos direitos humanos praticadas por agentes da repressão militar.
Os advogados receberam apoio logístico e financeiro do então arcebispo de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, e do reverendo presbiteriano, Jaime Wright, pois no período da ditadura, havia a preocupação com a apreensão do material por parte dos repressores políticos. Os documentos foram microfilmados e remetidos aos EUA.
Foram copiados 707 processos judiciais, que somam cerca de um milhão de cópias em papel e 543 rolos de microfilme. O material serviu de base para o livro "Brasil: Nunca Mais", publicado em julho de 1985, em meio ao processo de democratização do país.
O livro teve 20 reimpressões em seus dois primeiros anos e atualmente está em sua 31ª edição, de 2009.

Teólogos europeus serão condecorados com o Prêmio Ratzinger
Três teólogos europeus serão condecorados no próximo dia 30 de junho com o “Prêmio Ratzinger”: o padre espanhol Olegario González de Cardedal (docente de Teologia Sistemática), o leigo italiano Manlio Simonetti (estudioso da antiga literatura cristã e Patrologia) e o alemão Maximilian Heim (abade do Mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, na Áustria).
O prêmio, que está em sua 1ª edição, foi instituído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI, e será entregue na Sala Clementina, no Vaticano, pelo próprio papa.
Em coletiva de imprensa realizada ontem, 14, o cardeal Camillo Ruini, presidente do Comitê Científico da Fundação, explicou que os premiados foram escolhidos “com base em critérios de excelência e prestígio”. Neste sentido, o vigário emérito admitiu a intenção de que o prêmio seja reconhecido como o equivalente ao “Nobel” de Teologia.
O objetivo desta Fundação é incentivar o estudo desta matéria, já que a contribuição deste ramo para o desenvolvimento científico é uma das principais preocupações de Bento XVI. De acordo com uma nota, “as atividades da instituição visam ajudar a verdade, sentido e beleza do cristianismo em relação à cultura e sociedade de hoje”.
Ainda na coletiva, o reitor da Livre Universidade Maria Assunta, professor Dalla Torre afirmou que pretende também contribuir para que o estudo da Teologia tenha um maior reconhecimento acadêmico.  
ENDEREÇO
      
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.br Site: http://www.cnbb.org.br/  
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303   

Nenhum comentário:

Postar um comentário