terça-feira, 21 de junho de 2011

NOTÍCIAS DA CNBB


REFLEXÃO- Mt 7, 1-5
A maioria das pessoas está mais preocupada com os pecados dos outros do que com os próprios, sempre apresentando o argumento de que os pecados dos outros são mais graves e exigem uma maior preocupação. O trabalho de transformação do mundo deve começar pela transformação e pela conversão pessoal. Se cada pessoa estivesse realmente preocupada com a própria conversão e de fato fizesse tudo o que está ao seu alcance, contando com a graça divina para uma verdadeira mudança de vida, muitos dos problemas que estão presentes na nossa sociedade já estariam superados. Portanto, que cada um olhe para si, se descubra pecador e se converta, para contribuir de fato com a conversão do mundo.

ACESSE:    NOTÍCIAS DA CNBB

· Manifestação contra a construção de Belo Monte reúne milhares de pessoas no centro de São Paulo
· Festa de Corpos Christi marca a chegada de dom Teodoro Mendes Tavares à arquidiocese de Belém
· Diocese de Picos comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais
· Seminário Maior de Brasília promove a 1ª Semana de Formação Humana e Espiritual
· Congresso Nacional da Pastoral Familiar debate “Família, Pessoa e Sociedade”
· Dia Mundial do Refugiado: pesquisa aponta que são 44 milhões de pessoas em todo o mundo
· Audiência Pública discute Ensino Religioso no Rio
· Belo Horizonte será sede da 30ª Assembleia do Conselho do Laicato do Brasil

ACESSE TAMBÉM:
· Notícias: http://www.cnbb.org.br/· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia

ACOMPANHE


Manifestação contra a construção de Belo Monte reúne milhares de pessoas no centro de São Paulo
Cerca de 2 mil pessoas participaram neste domingo, 19, de uma manifestação contra Belo Monte na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Organizado de forma descentralizada por várias entidades autônomas, o protesto, que começou por volta das 14:30h na frente do Museu de Arte de São Paulo (MASP), durou mais de três horas e terminou com a noite já baixando sobre a cidade.
Apesar da animação dos participantes, que trouxeram apitos, tambores e pandeiros, e ocupavam as faixas de pedestre a cada sinal vermelho com cartazes, cantoria e palavras de ordem, a manifestação correu tranquila e contou com auxilio da Policia Militar.
O protesto deste domingo na Paulista foi um recado ao governo, acredita a manifestante Sarah de Castro. “Não engolimos mais os crimes ambientais e sociais em nome do ‘desenvolvimento’. Não quero na minha casa uma energia gerada à custa de vidas alheias.
O governo fique esperto: a população brasileira está acordando, não vai nos enganar com propagandas mentirosas e argumentos fajutos. Precisamos de energia para crescer? Muito bem, que o governo nos consulte sobre isso, porque queremos dizer que tipo de energia aceitamos e onde o governo pode ou não aplicar o nosso dinheiro”.

Festa de Corpos Christi marca a chegada de dom Teodoro Mendes Tavares à arquidiocese de Belém
A arquidiocese de Belém (PA) está em fase final de preparação para a festividade de Corpus Christi, quinta-feira, 23, e também para a apresentação do novo bispo auxiliar, , que chega a arquidiocese no mesmo dia de Corpos Christi, após sua ordenação episcopal, que aconteceu no dia 8 de maio, na ilha de São Tiago, em Cabo Verde, presidida por dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém.
Maria Teresa Guimarães é natural de Tefé, no Amazonas, local em que dom Teodoro passou boa parte de seu sacerdócio.
Atualmente morando em Belém, ela é amiga do novo bispo. Com a chegada, ela está preparando a casa para receber uma comitiva de leigos e sacerdotes de Tefé, que acompanharão a apresentação de dom Teodoro a Belém na festa de Corpus Christi, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.
Tríduo
Um tríduo eucarístico em preparação à festa de Corpus Christi inicia-se neste domingo 19 em todas as paróquias da arquidiocese de Belém. Nos três dias que antecedem a celebração haverá um tema específico. Na segunda-feira será "Deixai vir a mim as criancinhas"; na terça, voltada para a juventude, "Senhor, o que preciso fazer para ganhar a vida eterna?" e na quarta-feira: "Eu e minha família serviremos o Senhor".

Diocese de Picos comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais
A diocese de Picos (PI) comemorou neste domingo, 19, o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, reunindo profissionais e estudantes da área, bem como agentes da Pascom de diversas paróquias.
A comemoração teve início com uma missa na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José, concelebrada pelos padres Gregório Leal Lustosa, Francisco Pereira Borges e pelo diácono Carlos Danilo. Como forma de integração, os comunicadores participaram ativamente desempenhando as funções litúrgicas dentro da Celebração Eucarística, no domingo em que a Igreja celebrou a Santíssima Trindade.
O 45º Dia Mundial das Comunicações Social teve como data oficial o dia 5, dia da Ascensão do Senhor, na diocese de Picos este evento foi transferida para 19 tendo em vista a realização da 7ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, que todos os anos acontece no primeiro domingo do mês de junho.
Após a missa, os comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação assistiram a uma palestra com o diácono Carlos Danilo, sobre a mensagem do papa Bento XVI para esta data, com o tema “Verdade, Anúncio e Autenticidade de Vida, na Era Digital”. Na oportunidade o diácono ressaltou a importância da boa utilização das redes sociais para a evangelização, promoção da vida e para a própria comunicação ágil, no entanto chamou atenção para a necessidade de fortalecimento das relações interpessoais, que não devem ser substituídas pelo contato virtual.
Após a palestra foram anunciados os vencedores do 2º Concurso Cultural da Pascom, que premiou as melhores matérias publicadas em sites, portais e blogs sobre o tema “Caminhada da Solidariedade e da Paz”.
Em primeiro lugar o repórter e estudante de comunicação Edson de Sousa Costa, com a matéria “Centenas de pessoas participam de caminhada pela paz”. Edson atingiu a pontuação de 30.9 e foi premiado com um Netbook. Em segundo lugar o repórter e estudante de comunicação José Maria de Sousa Barros, com a matéria “Cidade de Deus: gesto concreto da Caminhada da Solidariedade e da Paz transforma vida de comunidade carente”. José Maria atingiu a pontuação 30.3 e foi premiado com R$ 200,00 (duzentos reais) em dinheiro.
Ao todo, 15 (quinze) matérias concorreram aos prêmios do Concurso Cultural da Pascom. Cada jurado deu notas entre 0 (zero) e 10 (dez), portanto, a pontuação máxima era de 40 (quarenta) pontos.

Seminário Maior de Brasília promove a 1ª Semana de Formação Humana e Espiritual
O Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF), realizará, entre os dias 22 a 26 de agosto, a 1ª Semana de Formação Humana e Espiritual. O evento será no auditório do Colégio Militar de Brasília.
“Devido a atual necessidade de formação humana e de espaços de comunhão, sobretudo que contemplem as dimensões afetivas, psíquicas e espirituais de nossos presbíteros, religiosos e leigos de vida consagrada, nos leva a enfrentar grandes desafios pastorais em tempos de constantes transformações. Por isso, unimos esforços para promover o fim último, a configuração com Cristo”, destaca os organizadores da Semana de Formação.
Para isso foi convidado o frei Antônio Moser, escritor do livro “O Enigma da Esfinge: A Sexualidade”, para abordar o tema: “Desafios para a Humanização da Sexualidade”. Juntamente com ele, o padre Amedeo Cencini, escritor de vários livros, entre eles: “A Árvore da Vida”; “Virgindade e Celibato Hoje”. Para abordar o tema: “Formação permanente, graça e desafio para os dias de hoje”.
Outras informações: secretaria@seminariomaiordebrasilia.com.br (Elizabete - secretaria) / foremar@hotmail.com (Pe. Marco Antonio) ou phsaboia@hotmail.com (Diac. Raphael Saboia). Ou pelo telefone: (61) 3366-9900 / 3366-9901 (falar com Elizabeth).
A taxa de inscrição custa R$ 40,00.

Congresso Nacional da Pastoral Familiar debate “Família, Pessoa e Sociedade”
“Fortalecer a família na sociedade, como imagem daquilo que todos somos chamados a ser no mundo, família humana, família de Deus”, é um dos objetivos do 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, sediado pelo Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), nos dias 19 a 21 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG).
Sob o tema “Família, Pessoa e Sociedade” e o lema “Somos cidadãos e membros da Família de Deus”, o Congresso pretende reunir cerca de mil participantes entre bispos; coordenadores regionais, diocesanos e assessores eclesiásticos da Pastoral Familiar; coordenadores nacionais dos Movimentos e Serviços Familiares, e agentes de Pastoral Familiar das dioceses de todo o Brasil.
A programação do evento prevê o aprofundamento do tema e lema nos pontos que mais apontam para a problemática da família hoje, a abordagem dos aspectos sociológicos e psicológicos na identidade da família e seus membros, além de socializar as significativas iniciativas e experiências da Pastoral Familiar.

Dia Mundial do Refugiado: pesquisa aponta que são 44 milhões de pessoas em todo o mundo
O mundo recorda hoje, 20, o Dia Mundial do Refugiado, instituído em 2000 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em solidariedade à África, Continente que abriga o maior número de refugiados e que, tradicionalmente, já celebrava o Dia Africano do Refugiado nesta data.
É também a ocasião para aumentar a consciência da sociedade sobre a problemática dos homens e mulheres deslocados por guerras e conflitos armados ou perseguidos por motivo de religião, nacionalidade, raça, grupo social e opinião política.
Segundo um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), o número de refugiados, solicitantes de asilo e deslocados não para de aumentar no mundo, e chegou a 44 milhões de pessoas em 2010. O dado curioso é que, ao contrário do previsto, 80% delas se encontram hoje nos países em desenvolvimento.
Cerca de 16 milhões em todo o mundo, mais de um quarto da população de refugiados, encontra-se apenas em três países: Paquistão, Irã e Síria.
“Aos refugiados que provêm de diversos países africanos e se vêem forçados a deixar seus entes mais queridos, que chegue a solidariedade de todos. Que os homens de boa vontade sintam-se inspirados a abrir o coração ao acolhimento, para que se torne possível, de maneira solidária, acudir às necessidades de tantos irmãos”, disse o papa bento XVI em um de seus textos sobre os refugiados.
“Diante desta situação mundial o desafio é sem dúvida ‘abrir o coração ao acolhimento’, superar preconceitos e entraves, até mesmo legais, e fraternalmente ‘acudir às necessidades de tantos irmãos’. Mas o que significa concretamente fazer isso na realidade brasileira e a partir dos solicitantes de refúgio e àqueles que já usufruem dessa condição?”, destaca a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e assessora da Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, irmã Rosita Milesi.
Ontem, 19, o Alto-Comissário para os Refugiados, António Guterres, visitou na ilha de Lampedusa (Itália) um grupo de refugiados que recentemente deixaram a Tunísia e a Líbia.
Numa mesa-redonda com representantes de organizações não-governamentais, Guterres lembrou que a crise política na Líbia motivou a fuga de um milhão de cidadãos e que apenas 2% desse montante desembarcaram na Europa. O representante da ONU pediu a abertura das fronteiras dos países europeus aos refugiados.
O Brasil assinala o Dia Mundial do Refugiado através da realização de diversas atividades. A Campanha “Calce os sapatos dos refugiados” é uma delas.
A iniciativa promove a tolerância e a integração dos refugiados e de outras populações, sob a orientação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). O objetivo é sensibilizar a população a sentir na pele a vida de um refugiado, tomando consciência de seus problemas. Em várias cidades brasileiras, alguns refugiados vão confeccionar pratos típicos, outros farão apresentações artísticas: uma oportunidade para interagir com o público.
Em 2009, no Brasil, existiam 4.239 refugiados provenientes de 75 países diferentes. O Brasil é internacionalmente reconhecido como acolhedor. Em novembro de 2005, António Guterres realçou essa faceta, considerando-o “um país de asilo e exemplo de comportamento generoso e solidário”. O país tem desenvolvido inúmeras iniciativas com o objetivo de integrar os refugiados na sociedade. Empregá-los e torná-los economicamente autônomos são as maiores preocupações.
Dos países industrializados, a Alemanha é o que acolhe a maior população de refugiados, com pouco menos de 600 mil.
Segundo texto divulgado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos para o Dia Mundial do Refugiado 2011, fazendo alusão aos Samaritanos, o texto destaca que Jesus demonstrou que o amor ao próximo é um exercício de liberdade e profundo respeito ao ser humano. “Como a figura emblemática do samaritano (cf. Lc 10,25-37), que acolheu a uma pessoa vítima de violência e cuja vida estava ‘por um fio’, Jesus demonstrou que o amor ao próximo é um exercício de liberdade e profundo respeito ao ser humano. É decisão pessoal (escolha por romper a indiferença), é presença eficaz (retira da estrada, abriga e cuida dos ferimentos) e proteção (assegura a continuidade dos cuidados). Enfim, para as pessoas e as organizações que atuam junto aos refugiados, incluindo aqui os agentes do próprio Estado, fica o desafio, o apelo veemente do samaritano, na mensagem bíblica: “Tome conta dele/dela”.

Audiência Pública discute Ensino Religioso no Rio
Integrantes de diversos credos religiosos, profissionais da educação, parlamentares e membros da sociedade civil participaram, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, na terça-feira, 14, de uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei do Executivo que cria o cargo de professor de Ensino Religioso nas escolas públicas do município.
A reunião foi dirigida pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, vereador Paulo Messina. Entre os representantes da arquidiocese do Rio estavam o bispo auxiliar, dom Nelson Francelino Ferreira; o diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), padre Paulo Alves Romão, e a presidente do Conselho Deliberativo da Associação de Professores de Ensino Católico (ASPERC), professora Vera Lúcia Santiago Cruz.
A defesa da Mensagem nº130 do prefeito Eduardo Paes (P/L 862 de 01/04/2011) foi protagonizada pela subsecretária de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Regina Helena Diniz Bomeny, enfocando como será a implantação do Ensino Religioso nas escolas municipais, sendo facultada aos integrantes da Mesa a avaliação acerca da iniciativa. As opiniões foram acatadas democraticamente considerando positiva a iniciativa do Executivo, desde que a implementação fosse acompanhada pela Casa Legislativa.
O sindicato de representação dos professores do Rio se posicionou contrário ao Ensino Religioso nas escolas, assim como a professora Azoilda Loretto Trindade, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ela criticou o crucifixo na Sala do Plenário, em detrimento dos demais símbolos religiosos. O presidente da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento Islâmico, sheik Ahmad Mohammed, defendeu o símbolo e disse que o Estado é laico, mas não é ateu.
O acadêmico Luiz Antônio Cunha (UFRJ) disse que muito tempo se perdeu discutindo a disciplina, o que não seria passível de discussão, por existir nas Constituições Federais e Estaduais, mas que a Casa Legislativa do Rio deveria aguardar os novos direcionamentos que estão sendo discutidos em Brasília.
Outras posições favoráveis defendidas pelo Plenário foram a do vereador Caiado, em co-partilha com as emendas do vereador Reimont, do vereador Tio Carlos que respondeu a todos que a Casa Legislativa acabara de aprovar sete mil novas vagas para as outras disciplinas. Embora as manifestações tenham sido divergentes, houve consenso no aspecto da pluralidade.
“A ASPERC pôde presenciar a relevância da Lei 3459 de 14 de setembro de 2000. Essa Lei está possibilitando segmentos religiosos minoritários a serem ouvidos por todos em igualdade com as grandes religiões, em espaço nobre da Casa Legislativa para conhecimento de toda a sociedade”, afirmou a professora Vera Lucia.

Belo Horizonte será sede da 30ª Assembleia do Conselho do Laicato do Brasil
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza, na próxima semana, de 23 a 26, sua 30ª Assembleia anual, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Durante a Assembleia, os leigos vão discutir o tema “Os cristãos leigos e leigas, discípulos-missionários comprometidos com a vida”.
“Será uma assambleia avaliativa para discutir a competência do CNLB, tendo como base o estatuto do Conselho, a Carta de Princípios e as ações programadas no último encontro nacional do laicato, em 2007”, explica o presidente do CNLB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.
Segundo Azevedo, a partir do tema, a Assembleia vai debater a vida no seu sentido amplo e não apenas na perspectiva ambiental. São esperadas 150 pessoas, vindas dos 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos (como Renovação Carismática Católica, Movimento Familiar Cristão, Cursilho de Cristandade), pastorais (da Juventude e da Terra, por exemplo) e associações leigas (Vicentinos, Apostolado da Oração, Legião de Maria, dentre outras), que são entidades filiadas ao CNLB.
Esta será a primeira assembleia coordenada por Azevedo, que assumiu a Presidência do Conselho no ano passado. “Minha expectativa [com a Assembleia] é conhecer ainda melhor o momento atual do CNLB através da avaliação e buscar novos caminhos de fidelidade à nossa vocação e missão de cristãos leigos”, comenta o presidente.
Ex-deputado estadual em Minas Gerais e atual vice-prefeito de Itajubá (MG), Azevedo aponta as “rápidas mudanças do mundo hoje” como um desafio que exige a atuação dos cristãos leigos “tanto na Igreja quanto na sociedade e na política”.
A Assembleia do CNLB contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG). A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), convidadas, confirmaram presença no encontro.

ENDEREÇO

Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário:

Postar um comentário