sexta-feira, 10 de junho de 2011

Programa de Orientação Empresarial recebe diretrizes no sul da Bahia

O administrador de empresas, especialista em Gestão de Negócios e consultor estadual do Programa Negócio a Negócio, Bráulio Araújo, visitou a unidade regional do Sebrae, em Ilhéus, no sul da Bahia, para capacitar gestores, consultores e agentes de orientação empresarial sobre as ações e diretrizes para o segundo semestre de 2011. “Nosso objetivo é facilitar, ao agente, compreender o projeto de forma sistêmica, ou seja, seu funcionamento global, para melhor atender aos empresários”, explica o consultor.
Na região sulbaiana o programa, este ano, tem como meta visitar 1.906 comerciantes populares e Empreendedores Individuais (EIs). Metade desse número refere-se a atendimentos a estabelecimentos que foram visitados ao longo de 2010 para conhecer o resultado prático das ações propostas, durante o ano passado, pelos consultores, ampliando o raio de atuação, sem deixar de avaliar impactos positivos alcançados anteriormente. No ano passado, os agentes visitaram 3.147 pequenos pontos comerciais. A lista de municípios beneficiados também será ampliada com a entrada de Camacan, Coaraci, Itacacaré e Canavieiras, além das cidades já atendidas: Ilhéus, Itabuna, Una, Ubaitaba, Itajuípe, Ibicaraí.
Em todo o estado, o Negócio a Negócio chega a 70 dos 417 municípios baianos, totalizando 31.065 empresários. A primeira visita dos agentes tem o objetivo de prospecção, cadastro e diagnóstico; no retorno, em segunda visita, os agentes levam o resultado do diagnóstico, o devolutivo, com as respostas, indicação de conceitos e tarefas. “Considero que o programa produz resultados informativos e integrativos, resgatando algo que o Sebrae fazia em sua origem, que é verificar, in loco, como as empresas parceiras estão funcionando”, completa o consultor. 
Segundo o coordenador regional do programa, José Carlos Oliveira, os problemas mais evidenciados são a falta de planejamento e a administração inadequada. “Os gestores alegam falta de capital, mas isso é, na verdade, conseqüência da falta de planejamento estratégico”, analisa.
As soluções, para empresas com quadro máximo de quatro empregados, incluem a distribuição da cartilha informativa, orientações sobre critérios de planejamento do dia a dia, controle de estoque, formalização do empreendedor individual e capacitação presencial e a distância.
Consultoria Personalizada
Um tratamento diferenciado está sendo realizado no ponto de atendimento do Sebrae, em Ilhéus, uma semana a cada mês, disponível através de agendamento de dia e horário para que o empreendedor possa receber orientação da consultora Elaine Matos, que integra a equipe do Negócio a Negócio. “Esclarecemos dúvidas sobre oportunidades de mercado, diretrizes da gestão empresarial, leis trabalhistas e vantagens da formalização. As questões que não podem ser respondidas aqui são encaminhadas para outras áreas especializadas”, esclarece a consultora.
A agenda de trabalho também inclui palestras, oficinas e teleaulas. A ação do Sebrae conta com o apoio dos Clubes de Dirigentes Lojistas (CDLs), Associações de Micro e Pequenos Empresários, Associações Comerciais e Prefeituras Municipais. Após conhecer o projeto, os parceiros colaboram na elaboração do planejamento, mapeamento das áreas visitadas e criação da infraestrutura para realização dos atendimentos.

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