segunda-feira, 20 de junho de 2011

PT transforma plenária de Carmelita em debate sobre a sucessão de Ilhéus

Era para ser mais uma plenária reunindo militantes e lideranças políticas do sul da Bahia para prestação de contas do mandato da vereadora Carmelita Ângela (PT) na Câmara Municipal de Ilhéus. Mas o encontro realizado no último final de semana, no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio da Barra, foi muito além. Serviu para manifestar o desejo do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus em lançar candidatura própria à sucessão de 2012, visando ocupar a principal cadeira do Palácio Paranaguá. E mais: unido em torno da escolha que será, em breve, democraticamente feita por seus militantes.
O encontro foi prestigiado pela deputada estadual Fátima Nunes (PT) e pelo sindicalista Everaldo Anunciação, secretário estadual de organização do partido, além dos vereadores Alisson Mendonça, Paulo Carqueija e Almério Magalhães e do presidente do PT em Ilhéus, Mário Amorim. Também estiveram na plenária, dirigentes sindicais, lideranças comunitárias e religiosas, que aplaudiram e elogiaram a iniciativa da vereadora: prestar conta de todas as suas ações e definir quais as diretrizes do seu mandato no segundo semestre de 2011, baseadas nos principais reclamos da população.
Credenciada - Para a deputada Fátima Nunes, a qualidade do trabalho apresentado pela vereadora Carmelita e a importância de Ilhéus no contexto político da Bahia, credenciam o Partido dos Trabalhadores a disputar a eleição em 2012. “O PT precisa ter a sua vez para governar Ilhéus, um das cidades mais importantes da Bahia”, afirmou a parlamentar. Para a deputada, alguns problemas de uma grande cidade podem ser resolvidos com parcerias da Prefeitura com os governos estadual e federal. Mas há casos onde é preciso ir muito além.
“Podemos dizer, inclusive, que Ilhéus tem tido estas parcerias com Dilma e Wagner. Mas há situações, como coleta de lixo, calçamento, esgoto, geração de emprego, que é fundamental se ter no comando da administração pública uma pessoa que tenha a visão dos trabalhadores, da luta por mudanças exigidas pela sociedade. E mais que isso: que tenha um nome limpo, que imponha respeito e possa fazer as transformações que Ilhéus necessita”.
Já para Everaldo Anunciação, o PT em Ilhéus, além de um bom nome para a sucessão, necessita construir uma unidade de bancada para chamar a atenção dos jovens ilheenses e renovar seu quadro de filiados para que possa ter mais participação popular. “Precisamos traduzir em números essa nossa popularidade”, reforçou o presidente do PT no município, Mário Amorim. Defensor da unidade, projeto que vem sendo buscado pelo partido há alguns anos para lançar uma candidatura capaz de conquistar a prefeitura, Paulo Carqueija lembrou que não é necessária uma disputa interna pela candidatura de 2012. "Se o partido decidir que será Alisson, ele precisará do apoio de Carmelita. E se a escolha for Carmelita, ela precisará de Alisson também."
Unidade - É real a oportunidade de o PT governar Ilhéus em 2013, na opinião do vereador licenciado, Alisson Mendonça. Ele também defendeu a unidade do partido visando a conquista da Prefeitura de Ilhéus. “Não tenho dúvida: está aqui, nesta plenária, o nome do candidato ou candidata petista à sucessão de 2012, cujo resultado será o da vontade da nossa militância e deverá ser respeitado e apoiado por todos nós”, afirmou
De acordo com o Executivo Estadual da Juventude do PT, Vinicyus Sousa, é preciso ampliar as políticas públicas para os jovens com relação ao combate às drogas, educação básica e ensino superior, mobilidade urbana e primeiro emprego. “Vemos que, como educadora, Carmelita tem condições de seguir por este caminho que é também a nossa busca”, afcirmou.
A vereadora lembrou que uma das suas prioridades é a aproximação do jovem através da sua principal ferramenta: a internet. Carmelita já utiliza uma conta no twitter (@profacarmelita) e no facebook (Professora Carmelita), além do blog (http://www.professoracarmelita.blogspot.com/) que divulgam seu mandato. "Essas ferramentas estão abertas para vocês falarem comigo, falarem sobre o meu mandato e se sentirem ouvidos", lembrou a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário