quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageia Milton Santos

Um cientista à frente do seu tempo, que humanizou o estudo da geografia no Brasil e no mundo. Este foi o consenso dos pronunciamentos, nesta terça-feira (28), durante sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem a Milton Santos, geógrafo baiano que se destacou internacionalmente pela sua postura científica. Proposto pelo deputado federal Luiz Alberto, o ato mobilizou autoridades, acadêmicos e representações da sociedade civil.
“Se a falta da sua presença física é tão evidente, constatamos a permanência de suas idéias, que podem e devem ser debatidas em todas as instâncias sociais. Mas é na política que elas se fazem mais consequentes”, declarou a neta do homenageado, Nina Fernandes dos Santos, que representou a família na sessão. Durante sua fala, a jovem convidou a plateia a visitar o site http://www.miltonsantos.com.br/, que reúne o acervo histórico e biográfico do cientista, com fotos, textos acadêmicos, escritos e livros.
O secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, que representou o governador Jaques Wagner, elogiou a iniciativa e defendeu que as ideias e pensamentos do intelectual ultrapassaram os limites da intelectualidade baiana e brasileira: “Milton Santos é um dos maiores intelectuais que o mundo já produziu. Nós ainda vamos usar muito os ensinamentos dele”, afirmou.
De acordo com a ministra da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, um dos grandes legados de Milton Santos foi ter se constituído como um intelectual negro, já que, segundo ela, na contextualização do racismo brasileiro isso aparece como uma contradição, porque o racismo não associa a pessoa negra à atividade intelectual. “Além disso, Milton Santos teve uma perspectiva fina e afinada com os interesses populares”, complementou.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), da embaixadora de Guiné Bissau, Eugênia Pereira Araújo, e do prefeito do município onde nasceu Milton Santos, Brotas de Macaúbas, Tercílio de Oliveira Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário