sexta-feira, 15 de julho de 2011

Notícias da CNBB

Notícias da CNBB
REFLEXÃO - Mt 11, 28-30
Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir.
   
NOTÍCIAS      
     
·       Em nota, CNBB lamenta a morte do padre jesuíta Felix Pastor  
·       Reunião marca uma das últimas etapas para a Jornada Mundial da Juventude      
·       Jornadas Teológicas do Cone Sul e Brasil destaca os 50 anos do Concílio Vaticano II  
·       Missa dos Parlamentares destaca os 50 anos da ordenação sacerdotal do padre Aleixo    
·       SECOBB: A pessoa virtual e os crimes no mundo virtual
·       Dom Damasceno: “Mensagem que anunciamos deve iluminar a vida do povo”
     
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: www.cnbb.org.br·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
   
                                     
     
Em nota, CNBB lamenta a morte do padre jesuíta Felix Pastor
Foi sepultado na manhã de hoje, 14, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, o corpo do padre jesuíta, Felix Alejandro Pastor Piñeiro, que trabalhou durante décadas no colégio Pio Brasileiro, em Roma, Itália, que morreu no último dia 11.
Em nota, divulgada hoje, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradece, profundamente, à Companhia de Jesus pelo “trabalho frutuoso” do padre Pastor durante cerca de 40 anos no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Segundo a nota, “muitos dos bispos e presbíteros no Brasil foram acompanhados com competência e dedicação no seu mestrado e doutorado por este ilustre teólogo”.
O velório ocorreu durante toda a noite de ontem, 13, na capela da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde o padre Felix também lecionava.
A missa de corpo presente foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Além de dom Orani, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis e o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer participaram da cerimônia. Outros 15 bispos, que participam do 1º Seminário de Comunicação para Bispos, na capital fluminense, foram prestar suas últimas homenagens ao padre Felix.
Padre Felix Pastor, 78, era espanhol, nascido no dia 25 de fevereiro de 1933. Entrou para a Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1950 e foi ordenado padre no dia 27 de agosto de 1963.
Segundo o site do Colégio Pio Brasileiro, padre Felix Pastor era Prefeito de Estudos do Colégio e orientava os alunos na escolha dos cursos, auxiliava-os no aprofundamento das disciplinas e na preparação dos exames. Era também o Bibliotecário do Colégio.
Teólogo, ele foi professor na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
O padre Felix foi recordista mundial em acompanhamento de teses doutorais. Foram mais de 100 teses acompanhadas nestes anos todos de docência, incluindo a tese de vários bispos e arcebispos brasileiros.
Leia abaixo a íntegra da nota de falecimento escrita pela presidência da CNBB:
Nota de pesar pelo falecimento do Padre Felix Pastor
A Presidência da CNBB expressa seu pesar à Companhia de Jesus pelo falecimento do padre Felix Alejandro Pastor Piñeiro, ocorrido na última segunda-feira, 11 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.
A CNBB agradece, profundamente, à Companhia de Jesus pelo trabalho frutuoso do padre Pastor durante cerca de 40 anos no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Muitos dos bispos e presbíteros no Brasil foram acompanhados com competência e dedicação no seu mestrado e doutorado por este ilustre teólogo.
A missa de exéquias foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelos Cardeais Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, e Dom Odilo Pedro Scherer; por vários arcebispos, bispos e sacerdotes da Companhia de Jesus e do clero da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deus acolha no seu Reino o padre Pastor, seu filho e servidor durante sua vida.
Brasília, 14 de julho de 2011
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB    
     
Reunião marca uma das últimas etapas para a Jornada Mundial da Juventude
Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri tiveram sua terceira reunião formativa com representantes de mais 50 embaixadas credenciadas na capital espanhola. Neste encontro os organizadores transmitiram as informações sobre os últimos detalhes da JMJ, a pouco mais de um mês da sua realização.
Representantes do Brasil, Cabo Verde, Croácia, Noruega, Gana, Islândia, Haiti e Tailândia, entre outros, participaram dessa sessão informativa, a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento da Jornada.
"Às vésperas deste encontro, agradeço-lhes pela colaboração. O seu papel é indiscutível neste evento de caráter internacional", destacou o coordenador geral da jornada, dom César Franco, aos representantes dos países.
Até o momento, foram inscritos mais de 440 mil jovens na JMJ, de 182 países. Os 10 países com maior número de inscritos são: Itália, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Portugal, México, Polônia e Argentina. Do continente africano, os países com mais jovens inscritos são África do Sul e Nigéria; da Ásia, Filipinas; e da Oceania, a Austrália.
A internacionalidade desse evento também se reflete no site oficial da Jornada, traduzido em 13 idiomas, e nos perfis oficiais no Facebook, que estão disponíveis também em 13 línguas.
     
Jornadas Teológicas do Cone Sul e Brasil destaca os 50 anos do Concílio Vaticano IITiveram início ontem, 13, e vão até esta sexta-feira, 15, as Jornadas Teológicas do Cone Sul e Brasil, contando com a participação de mais de 200 delegados. O encontro realiza-se em Santiago do Chile, na Universidade Católica, e tem como objetivo analisar as respostas que a teologia pode oferecer “a uma sociedade marcada pela iniquidade”, como avaliou o organizador do encontro, José Maria Arnaíz.
As Jornadas se dão por ocasião dos 50 anos do início do Concílio Vaticano II. A abrir o evento, o professor de Teoria Política Contemporânea, da Universidade de Buenos Aires, Argentina, Daniel García Delegado, falou sobre o emergir de uma visão mais esperançosa, que, segundo ele, assinala o fim da globalização neoliberal e o despertar da região meridional.
O professor Daniel Garcia destacou ainda a passagem de uma globalização unipolar para uma multipolar, a partir da emergência dos países asiáticos e do dito “sul do mundo”, o que considerou muito positivo, pois “as nações do Cone Sul começam a por em prática modelos de desenvolvimento produtivo com inclusão”, disse.
Pronunciou-se também o reitor da Universidade Católica, padre Silva Henríquez, ressaltando que a Jornada se realiza em meio a uma profunda crise da Igreja e a uma mudança de referências éticas na sociedade.
     
Missa dos Parlamentares destaca os 50 anos da ordenação sacerdotal do padre Aleixo
A capela Nossa Senhora Aparecida, da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu na manhã desta quinta-feira, 14, a tradicional Missa dos Parlamentares.
Padre José Carlos Brandi Aleixo, mais conhecido por padre Aleixo, presidiu a celebração em ação de graças pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal e 110 anos do nascimento de seu pai, Pedro Aleixo.
Participaram cerca de 20 pessoas, entre assessores, parlamentares, familiares e funcionários da CNBB. Refletindo sobre as intenções da missa, padre Aleixo destacou que devemos agradecer a Deus por todos os benefícios que ele nos dá durante a vida.
“A Deus devemos dar toda a glória e é em nome dele que devemos ser seu instrumento”, destacou. Foi lembrado ainda durante a celebração o término dos trabalhos no primeiro semestre do ano, no Congresso Nacional, o Dia Nacional da França comemorado hoje, a morte de cinco soldados franceses no Afeganistão e a paz mundial.
A Missa dos Parlamentares é organizada pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e pela Assessoria Política da CNBB. É celebrada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h.
Padre Aleixo 50 anosJosé Carlos Brandi Aleixo é natural de Belo Horizonte (MG). Nasceu em 1932 e na sua própria cidade natal estudou no Grupo Escolar Barão do Rio Branco e posteriormente no Colégio Loyola da Congregação dos Jesuítas onde nasceu sua vocação.
Entre outras formações e trabalhos, ele é doutor em Ciência Política pela Universidade de Georgetown, Estados Unidos e licenciado em Filosofia pela PUC-RJ. Letras Clássicas (PUC-RJ) e Teologia pela Pontifícia Universidade de Camillas (Espanha). Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB); membro das Academias: Marianense, Brasiliense e Mineira de Letras; do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), da Associação Nacional de Escritores (ANE), e de outras entidades culturais. Autor de mais de 220 trabalhos publicados em 20 países, em 10 idiomas.
     
SECOBB: A pessoa virtual e os crimes no mundo virtual
O Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil (SECOBB) encerrou suas atividades, na tarde desta quarta-feira, 13, com duas conferências sobre Pessoa Digital e Crimes na internet. O evento começou na terça-feira, 12, no Centro de Formação Sumaré, no Rio, e prossegue até sábado, 16. Participam do Seminário 62 bispos vindos de todo o país.
Segundo a delegada da Polícia Civil da Delegacia de Repressão aos crimes de informática do Rio de Janeiro, Helen Sardenberg, é cada vez maior o número de crimes no mundo virtual. “O numero de ocorrências no país aumenta na mesma medida do crescimento dos usuários da rede mundial de computadores”, explica a delegada.
De acordo com Sardenberg, furto, pedofilia, crimes contra a honra, ameaça e extorsão são crimes muito comuns na internet. “O que incide de maneira forte são crimes contra a honra, especialmente nos sites de relacionamentos”, esclarece a delega. “A era da tecnologia é a era da insegurança”, indagou.
A delegada apresentou uma pesquisa da ONG SaferNet, feita junto à juventude, que revela um dado impressionante. Segundo a pesquisa, 80% dos jovens têm site de relacionamento.
Pessoa Digital
Ao falar sobre “Pessoa digital, transformações antropológicas”, o diretor do Secretariado Nacional das Comunicações do Patriarcado de Lisboa, padre Antônio Rego, destacou o tom humano que o Concílio Vaticano quis dar à comunicação.
“O Concílio Vaticano II quis imprimir à comunicação um tom humano, o único que se enquadra na nossa dignidade e vocação”, disse. Segundo o diretor, ao usar pela primeira vez o termo “Meios de Comunicação Social”, o Concílio coloca o homem no centro, porque é ele que se comunica. “[O Concílio] ultrapassou com muita elegância e humanidade a definição tecnicista [da comunicação]”, sublinhou.
O diretor compara o mundo digital com uma nova ágora, “praça estreita onde cabe a humanidade inteira”. Para ele, “o digital é um instrumento primário de liberdade”. Adverte, porém, para a exclusão digital. “Não esquecemos que isto [o mundo digital] não é igual para todos”.
“Existem os pobres digitais, os analfabetos digitais, os exploradores e explorados digitais. Em todos os países e continentes há muitos para quem tudo isto não passa dum novo gadget, que nasce sempre nos mesmos ninhos, serve de interesses de quem sustenta o sistema, anestesia questões essenciais da existência, desvia a reflexão sobre o bem e o mal, a pobreza e a riqueza, a justiça social, a expressão da fé na sua genuinidade, o relativismo como filosofia, a verdade fragmentado em módulos pragmáticos, a vida retalhada em urgências do imediato, a divindade e o absoluto redesenhados à nossa medida”, acrescenta padre Rego.
Programação desta quinta-feira
As atividades do SECOBB nesta quinta-feira, 14, começam com a missa, às 7h, presidida pelo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.  No auditório do Centro de Formação Sumaré, os bispos ouvem, pela manhã, as conferências “Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede” com o padre Antonio spadaro, editor da Revista La Civittà Cattolica, e “Aparecida: Missão Continental em chave de comunicação” com o monsenhor Guillermo Ortiz.
À tarde, às 14h30, os bispos ouvem a conferência “Articulação de processos e trabalhos em rede”, com a coordenadora geral da Rede de Informática na América Latina (RIIAL), Leticia Saberon.  Às 15h45 haverá uma mesa redonda sobre os meios de comunicação católicos no Brasil com a presença das TVs Aparecida, Canção Nova, Horizonte, Nazaré, Rede Vida, Século 21 e Terceiro Milênio.
Os trabalhos de hoje terminam com a conferência, às 19h30, “As novas linguagens midiática como ferramenta para a evangelização, com o jornalista Ricardo Chaves Quaresma.    
     
Dom Damasceno: “Mensagem que anunciamos deve iluminar a vida do povo”
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou, nesta quinta-feira, 14, que a mensagem do Evangelho deve iluminar a vida do povo. Ele presidiu a missa do Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil (SECOBB), que acontece no Rio desde terça-feira, 12.
Dom Damasceno, em sua homilia, comentando a leitura do Êxodo, que narra o envio de Moisés para libertar o povo da escravidão no Egito, lembrou a necessidade de que, a mensagem anunciada pela Igreja, responda às necessidades concretas do povo de Deus.
“Enviado, Moisés leva uma mensagem que responde a uma necessidade concreta do povo e deve despertar em seu coração a paixão e a esperança de vida nova, que significa a libertação da opressão de que é vítima, prefiguração da libertação do pecado trazida por Cristo com sua morte e Ressurreição”, disse o cardeal. “Da mesma forma, a mensagem que anunciamos deve iluminar a vida do povo, responder às suas necessidades, anseios e esperanças, sempre fiel ao Evangelho”, completou.
Confira aqui a íntegra da homilia de dom Damasceno    
     
ENDEREÇO      
     
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303  

Nenhum comentário:

Postar um comentário