sexta-feira, 29 de julho de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO - Mt 13, 47-53
A presença do Reino de Deus na nossa história não pode ser obscurecida pela presença do mal no mundo. As pessoas devem ser capazes de analisar toda a realidade a partir dos critérios do Reino para, à luz do Espírito Santo, ser capaz discernir o bem do mal e escolher o que contribui para que ela possa se aproximar cada vez mais de Deus. Mas esta distinção não dá ao cristão o direito de condenar os que erram, ao contrário, ele deve ser um instrumento nas mãos de Deus para que todos sejam capazes de fazer esta distinção e trilhar os caminhos do bem.

NOTÍCIAS


ACESSE TAMBÉM:



O Colégio dos Consultores da diocese de Pesqueira (PE) elegeu, no fim da manhã desta quarta-feira, 27, o padre Adilson Simões, administrador diocesano, após a transferência de dom Francisco Biasin para a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ).
A eleição foi realizada através de voto secreto pelos seis padres que compõem o Colégio dos Consultores. Por maioria de votos, o padre Adilson foi eleito e ficará no cargo até ser preenchida a vacância da diocese. Ele terá a missão de governar a diocese de Pesqueira até que seja nomeado e tome posse o futuro bispo.
Padre Adilson Carlos Simões da Silva, que completou 61 anos no último dia 22 de julho, é natural de Alagoinha (PE) e foi ordenado padre em dezembro 1976. Atualmente, exerce a função de diretor do Colégio Cardeal Arcoverde e é responsável pelo Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário (CEDEC), também em Arcoverde.


No fim de semana, dias 22 a 24, o Setor Juventude da diocese de Caratinga (MG) realizou a sua Assembleia, em Inhapim. O encontro contou com a participação de 26 paróquias e cerca de 80 jovens, representantes dos vários movimentos juvenis existentes na diocese, Pastoral da Juventude, Juventude Missionária, EJC, EAC, Ministério Jovem (RCC), Pastoral de Juventude Rural, entre outros.
Todo o evento aconteceu em sintonia com o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2011), “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, que vai acontecer no próximo mês de agosto, em Madri, Espanha. A assembleia foi assessorada pela religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, de Belo Horizonte, que atualmente é também assessora da Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), irmã Cléo Mota.
Os jovens tiveram ainda a oportunidade de conhecer a identidade das pastorais e movimentos que trabalham com a juventude na diocese, através de tendas montadas pelos próprios jovens. Segundo o coordenador diocesano do Setor Juventude, Jonas Miranda, a experiência permitiu conhecer a realidade da proposta de evangelização da juventude na diocese. Os jovens também tomaram conhecimento da análise feita pela coordenação diocesana do Setor Juventude nas reuniões feitas nas cinco foranias durante o primeiro semestre de 2011.
À luz do Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e do Plano de Pastoral da diocese de Caratinga, os jovens aprofundaram os conhecimentos sobre o Setor Juventude, sobre o trabalho pastoral da Igreja no Brasil e na própria diocese.
“Agora é preciso que arregacemos as mangas para continuarmos nossa caminhada na Evangelização da Juventude, pois, unidos na diversidade, que vamos alcançar nossos objetivos”, afirmou esperançoso o coordenador diocesano que será um dos representantes da diocese na JMJ de Madri.


Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Hora da Família”.
Este evento, que está em sua 15ª edição é promovido desde 1992 e acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional. Este ano, o tema do encontro é “Família, Pessoa e Sociedade”.
Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.
Segundo dom Petrini, a Hora da Família deve ser celebrada como uma festa. “Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini.
Segundo o subsídio da Hora da Família 2011, os participantes do evento pretendem externar publicamente o seu apreço à família.
“O papa bento XVI destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano. Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos os seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém, com Deus, teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e de insegurança”, disse o arcebispo de Londrina (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Orlando Brandes, na apresentação do subsídio. Dom Orlando foi presidente da Comissão até maio desse ano.
Além da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, o interessado em adquirir o subsídio pode acessar o site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, no endereço www.cnpf.org.br ou no telefone: (61) 3443-2900. Nos Regionais da CNBB o material também pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.

7º Encontro Mundial das Famílias

O papa Bento XVI escolheu, no dia 22 de janeiro de 2009, a cidade de Milão, Itália, como sede do próximo Encontro Mundial das Famílias. O tema do evento será “A Família, o Trabalho e a Festa”.
_____________________________________________________________________________________
Os secretários executivos dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram na diocese de Montenegro nesta quinta-feira, dia 28 de julho. O grupo visitou a cúria diocesana pela manhã, onde foram recebidos pelo bispo diocesanoa, dom Paulo De Conto, e pelo vigário geral, padre José Inácio Steffen.
No auditório da cúria, dom Paulo e padre Inácio falaram sobre a história e a realidade da diocese, a mais jovem do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), com 2 anos e 11 meses de instalação. “Agradecemos a oportunidade de realizar esta troca de experiências e de divulgar a caminhada da nossa Diocese”, destacou Dom Paulo, que recebeu a todos para um almoço na casa episcopal.
A visita fez parte da programação do encontro anual dos secretários executivos, que começou na última segunda-feira, dia 25, em Caxias do Sul. O Regional Sul 3, representado pelo padre Agostinho Sauthier, foi o anfitrião. O encontro também contou com a participação do secretário geral da CNBB e bispo da prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Leonardo Ulrich Steiner.

ENDEREÇO

Assessoria de Imprensa da CNBB
Tel.: (61) 2103-8313

Nenhum comentário:

Postar um comentário