terça-feira, 19 de julho de 2011

Para o prefeito o desenvolvimento de Ilhéus é resultado de planejamento

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemorou os resultados de crescimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 41,49%, divulgados pelo Governo do Estado. Os números demonstram que o município se diferencia bastante de outros municípios, a exemplo de Itabuna (12,70%), Vitória da Conquista (12,66%), Camaçari (-0,57%), Feira de Santana (17,25%) e Barreiras (-8,03%) e Salvador (1,18), em relação aos anos de 2009 e 2010. 
Além do resultado do crescimento do ICMS, o prefeito ressalta que, que acordo com O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ilhéus, mesmo perdendo uma parte do território para municípios circunvizinhos e, consequentemente, a diminuição de 17% da população, teve um incremento na economia na ordem de 49,55% de rendimentos na família, no período de 2000 a 2010, conforme apresentado no censo. 
Esses dados foram divulgados pelo jornal “O Estado de São Paulo”, na edição desta sexta-feira (15). Os resultados apresentados por Ilhéus se diferenciaram do crescimento dos demais municípios, que estavam correlacionados com o aumento nos rendimentos e no número de habitantes nos últimos 10 anos. Outro dado que diferencia Ilhéus dos outros municípios é não estar localizada às margens de grandes rodovias federais. 
Na análise de Newton Lima, Ilhéus reagiu positivamente às adversidades que se abateram na economia regional, sobretudo com a instalação da vassoura-de-bruxa, que praticamente dizimou a economia regional. “Agora, estamos experimentando uma fase de desenvolvimento, com a implantação de novas matrizes econômicas, com base na agricultura, indústria, comércio e serviços, e estamos sendo bem sucedidos, conforme apontam os estudos”, aponta. 
Outro importante instrumento de desenvolvimento, na opinião do prefeito, é a implantação de megaempreendimentos, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul, da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), Terminal Pesqueiro, dentre outros projetos. “Ao lado disso, temos a recuperação da cacauicultura, com as tecnologias aplicadas pela Ceplac, que vem demonstrando resultados altamente positivos, haja vista a alta produtividade e o crescimento de cerca de 40% na produção anual”, explica. 

Todos esses fatores, segundo Newton Lima, faz com que a economia seja irrigada com novos investimentos, notadamente no setor industrial não poluente, como o Polo de Informática, e os setores de serviço, que tem como carro-chefe o turismo. “A cada novo ano temos presenciado o aumento do número de turistas, sejam eles de veraneio, de cruzeiro, ou de eventos como o são João, ajudando a aquecer as vendas no comércio. Estamos em permanente contato com as operadoras e neste verão os bons resultados serão ampliados ainda mais”, ressalta. 
Desenvolvimento integrado - O prefeito aponta que o processo de desenvolvimento regional, com a introdução de novas matrizes econômicas, também alavancou outra importante área: a Educação, com a implantação de diversas faculdades e ampliação dos cursos já existentes. Segundo ele, esse processo vem sendo construído pela Administração Municipal junto aos governos do Estado, Federal e iniciativa privada. “Os números positivos hoje são uma realidade em Ilhéus, o que pode ser comprovado através da crescente abertura de postos de trabalho”, aponta. 
Newton Lima define Ilhéus hoje como uma cidade em franca recuperação econômica, aparecendo no ranking das 300 mais dinâmicas do Brasil para investimentos – aparecendo na nonagésima colocação –, voltando a ser referência no contexto regional e estadual. O prefeito ressalta que agora o processo de desenvolvimento de Ilhéus está sendo construído em base sólida, condição essencial para que os resultados sejam obtidos por todos os segmentos da sociedade. “Esses resultados são importantes para a população e isso pode ser mensurado através do comportamento das pessoas, com a elevação da autoestima”, revela. 
Para Newton Lima, a iniciativa privada elegeu Ilhéus para aportar os investimentos por possuir todas as condições de desenvolvimento. Nos últimos anos, o comércio é um dos setores que tem acreditado no potencial do município como polo regional, com a implantação de grandes empresas, a exemplo do Atacadão Carrefour, Makro Atacadista, e mais recentemente os supermercados G. Barbosa, que investe numa grande planta na zona sul de Ilhéus, região onde se concentra grande parte dos investimentos imobiliários. 
Dever de casa – Para o prefeito Newton Lima, Ilhéus não passa simplesmente por um processo de crescimento, mas sim de desenvolvimento, com a conseqüente melhoria na vida da população. Segundo ele, ao mesmo tempo em que a iniciativa privada investe na atividade produtiva, a Prefeitura também faz sua parte aplicando os recursos em obras importantes em toda a cidade. 
As parcerias firmadas com outras esferas de governo já começaram a produzir resultados positivos com investimentos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, além do saneamento das finanças. “Estamos cumprindo rigorosamente as obrigações contraídas junto a fornecedores e negociamos o parcelamento das contribuições sociais”, finalizou Newton Lima. 
Uma das importantes conquistas do município de Ilhéus é a construção de uma segunda ponte ligando o centro da cidade ao bairro do Pontal, com acesso da praia do Cristo ao bairro Nova Brasília (Morro de Pernambuco). Outros investimentos de infraestrutura também estão previstos, a exemplo da duplicação da BR-415 (Ilhéus-Itabuna) e a construção de um novo aeroporto, este de classificação internacional, o que vai facilitar o incremento das indústrias de transformação de tecnologia, a exemplo do polo de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário