sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rio do Engenho homenageia sua padroeira neste domingo

O ponto alto de um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso de Ilhéus será realizado neste domingo (31), com a realização de alvorada festiva, procissão e missa solene, seguida de Bênção do Santíssimo, em homenagem à Senhora Santana, padroeira do distrito do Rio do Engenho. Com o tema central “A palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, a festa foi iniciada no último dia 22, com uma novena, e é uma promoção da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, vinculada à Diocese de Ilhéus.

De acordo com a organização, a procissão começará às 9h30min, percorrendo as principais ruas do distrito. Já a missa solene, seguida da Bênção do Santíssimo, terá início por volta das 10 horas, na igreja Nossa Senhora de Santana, considerada a terceira capela rural mais antiga do Brasil. Segundo os estudiosos, Santa Ana ou Sant'Ana (do latim Anna ou do hebraico Hannah) foi a mãe de Maria, portanto, avó de Jesus Cristo. Antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, o Rio do Engenho foi a sede, a partir de 1548, do primeiro engenho de açúcar e aguardente da Capitania. Nos dias de hoje, entretanto, a maior atração da localidade é a Capela de Nossa Senhora de Santana, erguida pelos jesuítas em 1563. Segundo os historiadores, a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil. Tanto as ruínas do engenho, quanto a capela de N. S. de Santana, se encontram tombadas pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Serviços - Equipes da Prefeitura de Ilhéus promoveram a execução de alguns serviços com o objetivo de preparar o distrito do Rio do Engenho para a festa. Além de uma grande poda de árvores, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciou a pintura da Capela Nossa Senhora de Santana, trabalho concluído pela Secretaria de Ações Regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário