Rio do Engenho homenageia sua padroeira neste domingo

O ponto alto de um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso de Ilhéus será realizado neste domingo (31), com a realização de alvorada festiva, procissão e missa solene, seguida de Bênção do Santíssimo, em homenagem à Senhora Santana, padroeira do distrito do Rio do Engenho. Com o tema central “A palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, a festa foi iniciada no último dia 22, com uma novena, e é uma promoção da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, vinculada à Diocese de Ilhéus.

De acordo com a organização, a procissão começará às 9h30min, percorrendo as principais ruas do distrito. Já a missa solene, seguida da Bênção do Santíssimo, terá início por volta das 10 horas, na igreja Nossa Senhora de Santana, considerada a terceira capela rural mais antiga do Brasil. Segundo os estudiosos, Santa Ana ou Sant'Ana (do latim Anna ou do hebraico Hannah) foi a mãe de Maria, portanto, avó de Jesus Cristo. Antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, o Rio do Engenho foi a sede, a partir de 1548, do primeiro engenho de açúcar e aguardente da Capitania. Nos dias de hoje, entretanto, a maior atração da localidade é a Capela de Nossa Senhora de Santana, erguida pelos jesuítas em 1563. Segundo os historiadores, a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil. Tanto as ruínas do engenho, quanto a capela de N. S. de Santana, se encontram tombadas pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Serviços - Equipes da Prefeitura de Ilhéus promoveram a execução de alguns serviços com o objetivo de preparar o distrito do Rio do Engenho para a festa. Além de uma grande poda de árvores, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciou a pintura da Capela Nossa Senhora de Santana, trabalho concluído pela Secretaria de Ações Regionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria, Mãe da Igreja

Uesc celebra 33 anos de estadualização com sessão solene do Consu

Vinte e quatro municípios baianos terão novas divisas