Ao apresentar a região sulbaiana, no Espaço Comercial da Bahia, empresários apostam no potencial atrativo do chocolate.
Representantes do trade turístico dos municípios sulbaianos de Ilhéus, Itacaré, Uruçuca e Canavieiras, que integram o Destino Costa do Cacau, lançarão dois novos Roteiros do Chocolate durante o Salão do Turismo, em São Paulo , no ‘Espaço Comercial da Bahia’, no dia 13 de julho. Os roteiros chegam ao evento depois de passar por uma reestruturação completa em seus elementos, com ênfase no potencial atrativo das fazendas de cacau, fábricas de chocolate, ecologia (trilhas e reservas de mata) e patrimônio cultural como história, casario e manifestações artísticas locais.
“Nesse trabalho de renovação fomos orientados tecnicamente pela Bahiatursa, em recente oficina, com o objetivo de ofertar, ao visitante, um produto diferenciado do tradicional ‘turismo de sol e praia’, assumindo nossa identidade e uma nova forma de nos posicionar no mercado”, explica a empresária Márcia Torres, coordenadora do grupo ‘Rede de Empresários de Ilhéus -100% Turismo’.
Confirmando a estratégia de provocar demanda, com foco nos pólos emissores de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e também a própria Bahia, o empresário e superintendente do Ilhéus Convention Bureau, Marcos Lessa, destaca que a matéria-prima dos novos roteiros representa o diferencial competitivo da região. Lessa é o realizador do III Festival do Chocolate da Bahia, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de julho, em Ilhéus. O empresário também estará no Salão do Turismo para apresentar a edição 2012 do festival a operadoras e agentes de viagem.
O evento este ano teve recorde de público, com a presença de 20 mil pessoas em cinco dias, nos cursos, palestras, área de degustação e eventos culturais. Outros números reforçam o sucesso do III Festival do Chocolate da Bahia, comparando com as edições anteriores: 10 marcas de chocolate participaram em 2011 (foram três em 2010) e desta vez, o número de stands de expositores subiu para 48 (contra 26 na primeira edição). Jornalistas de todo o Brasil também vieram à região e conheceram fazendas e a produção de cacau.
Costa do Cacau O destino recebe este nome por causa do fruto e amêndoas usados na produção de chocolate, fonte de riqueza da região sulbaiana, no passado, e esperança de retomada econômica, no futuro, atrelada ao turismo. Possui sítios históricos, casario, capelas, igrejas, gastronomia, religiosidade e artesanato e uma área natural que encanta adeptos do turismo de lazer e ecológico, com matas, rios, cachoeiras, corredeiras, trilhas, praias, manguezais, grutas, fazendas de cacau e áreas de proteção ambiental, a exemplo dos parques estaduais da Serra do Conduru, entre Ilhéus e Itacaré, e da Reserva do Mico Leão da Cara Dourada, em Una. A equipe do Projeto de Turismo e Cultura da Costa do Cacau, coordenado pela unidade regional do Sebrae, em Ilhéus, participará, ainda, no dia 12, na capital paulista, de uma capacitação com agências operadoras da empresa aérea TAM e realiza uma “Rodada de Negócios”, apresentando a Costa do Cacau, seus principais destinos turísticos e equipamentos de hotelaria e lazer disponíveis para os visitantes. Participam do evento 130 agências paulistas que operam o sistema TAM Viagens. No dia 19, ainda em São Paulo , técnicos do Sebrae realizarão novo trabalho de capacitação, mais uma “Rodada de Negócios” e divulgação da Costa do Cacau junto à empresa Trend Viagens, uma das mais importantes operadoras de viagens de São Paulo. O projeto do Sebrae, de acordo com a coordenadora Claudiana Campos Figueiredo, trabalha com ações de acesso ao mercado, estímulo de cooperação empresarial, profissionalização na gestão do turismo e pela integração e fortalecimento da cultura regional. Além das ações deste mês, o projeto já tem participação garantida no Adventure Sports Fair, uma feira voltada para o segmento de turismo de aventura, em São Paulo de 11 a 14 de agosto. Uma mostra, explicando detalhes do Destino Costa do Cacau, também será realizada em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, entre 19 e 21 de agosto. São beneficiadas por este projeto, micro e pequenas empresas vinculadas aos mais diversos segmentos do turismo, a exemplo de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, receptivos e agências de viagens. Contato: Claudiana Campos – (73) 9981 5291
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