Santa Casa de Itabuna adquire novo Acelerador Linear

A instituição passará a disponibilizar tratamento radioterápico a partir da Radioterapia Conformacional (3D) e IMRT

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna acabou de adquirir um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia. Com tecnologia IMRT e lâminas MLC-Multleaf, o novo equipamento disponibilizará a chamada Radioterapia de Intensidade Modulada e Radioterapia Conformacional (3D), executadas hoje apenas em grandes centros como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

O novo Acelerador Linear adquirido é o Synergy Platform, com duas energias de fótons e seis energias de elétrons. O equipamento adquirido é da marca Elekta, empresa sueca com vasta experiência em fabricação de equipamentos de Radioterapia, Radiodiagnóstico e Neurocirurgia. O pagamento foi financiado em sete anos a partir de contrato assinado com um banco sueco.
Com tecnologia infinitamente superior ao Acelerador Linear em atuação hoje na Santa Casa de Itabuna, o novo equipamento apresenta energia maior que, por sua vez, permite configurações de tratamento com menor toxicidade - ou seja, o efeito colateral ruim ao paciente é menor - devido ao maior alcance de profundidade do feixe de radiação.
“Outro diferencial do novo Acelerador Linear adquirido são as lâminas MLC-Multleaf, que darão maior rapidez e precisão na proteção das estruturas anatômicas que não se queira irradiar. Com as lâminas ganhamos em tempo, na hora de tratar, e segurança no posicionamento do paciente”, destacou o Físico Médico do Serviço de Radioterapia da SCMI, Fernando Cunha.
Benefícios A partir do tratamento realizado com o novo Acelerador Linear, o paciente ganhará maiores chances de cura, pois, com a nova tecnologia, poderão ser aumentadas as doses de tratamento sem comprometer o paciente. Em contrapartida, o novo equipamento também refletirá ganhos para o Serviço de Radioterapia da SCMI.
“A unidade de Radioterapia ganhará com o aumento na demanda de pacientes que antes eram tratados em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e também com a melhor resposta do paciente ao tratamento, o que significa mais recursos e otimização do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Itabuna”, declarou o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, José Renan Moreira.
Alta tecnologiaO novo sistema de planejamento adquirido é o XIO (Elekta), juntamente com Focal. “O paciente é simulado em um equipamento de tomografia e/ou ressonância e as imagens são transmitidas via rede para o Sistema de Planejamento que fará toda a simulação virtual do tratamento”, relatou o físico-médico, Fernando.
Também como parte da tecnologia adquirida, a Santa Casa de Itabuna terá um sistema chamado MOSAIQ, utilizado no gerenciamento de todo o tratamento do paciente admitido no Centro de Radioterapia. “Tudo é feito de maneira digitalizada, desde a consulta, simulação, planejamento e tratamento, diminuindo a chance de erros no processo como um todo”, destacou Fernando.
O próximo mês de novembro é o prazo previsto para entrada em operação do novo Acelerador Linear da SCMI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria, Mãe da Igreja

Uesc celebra 33 anos de estadualização com sessão solene do Consu

Vinte e quatro municípios baianos terão novas divisas