Ilhéus comemora nesta quarta-feira (10) o 99º aniversário de Jorge Amado, caso estivesse vivo, e dá o primeiro passo rumo às comemorações alusivas ao centenário do escritor. A programação de eventos integra o Projeto 99+1, idealizado pela Prefeitura de Ilhéus, por intermédio da Fundação Cultural e será iniciada às 7 horas, com alvorada de fogos; seguida de culto ecumênico, às 7h30min, na praça Dom Eduardo. A celebração religiosa contará com a participação de representantes do catolicismo, protestantismo, espiritismo e do candomblé. Além de autoridades da região e convidados, familiares do escritor Jorge Amado também estão sendo aguardados para a solenidade.
Às 8h30min será realizado o Café Cultural no Bar Vesúvio e, em seguida, o Teatro Municipal de Ilhéus sedia o 9º Encontro Regional do Proler, que este ano traz o tema “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul-baiano” e visa discutir e refletir sobre a relação da obra amadiana com o Sul da Bahia. Durante todo o dia, estudantes e professores realizam visitas guiadas à Casa de Cultura Jorge Amado, enquanto que no Centro de Convenções serão realizados 10 minicursos do 9º encontro Regional do Proler, com ênfase nas áreas de ilustração, literatura, gastronomia, cultura e turismo, das 14 às 18 horas.
No dia 11, a Fundação Cultural dá início oficial aos preparativos rumo ao centenário do escritor e o segundo dia de encontro do Proler, segue no Centro de Convenções, com a performance de dança “As mulheres de Jorge”; a conferência “O imaginário do cacau na literatura sul-baiana: da produção ficcional ao consumo”; lançamento do concurso Lápis na Mão, iniciativa da TV Santa Cruz, em parceria com o Proler e a Uesc. Também estão previstos a apresentação de projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas e empresas da região, oficinas e recital. Ainda como parte da programação do projeto, o Teatro Municipal de Ilhéus sedia entre os dias 11 e 14 deste mês o espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, baseado na obra de Jorge Amado.
Fruto de uma série de reuniões e encontros iniciados há cerca de um ano e meio entre a Fundação Cultural e Universidade Estadual de Santa Cruz, o projeto 99+1 visa comemorar os 99 anos de vida do escritor e abrir, oficialmente, em Ilhéus, o centenário do autor “que ajudou a projetar internacionalmente a imagem da nossa cidade”. Além de divulgar as obras de Amado de maneira interdisciplinar, “o projeto tem ainda a intenção de deixar um legado para as próximas gerações”, explicou o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso.
O projeto 99+1 conta com apoio das secretarias estadual de Cultura e de Turismo, Bahiatursa, secretarias municipais da Educação e do Turismo, TV Santa Cruz, Academia de Letras de Ilhéus, Bar Vesúvio, Proler e Infraero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário