terça-feira, 2 de agosto de 2011

Notícias da CNBB

Notícias da CNBB
Reflexão - Mt 14, 22-36
O fato de Jesus caminhar sobre as águas é causa de assombro para os seus discípulos, principalmente porque, segundo o livro de Jó, somente Deus caminha sobre o mar, de modo que este fato revela aos discípulos que estão diante do verdadeiro Deus que se fez homem e está no meio de nós, mas inicialmente a surpresa é tão grande que gera dúvida em seus corações que, depois de serem iluminados pela fé, os levam ao reconhecimento da pessoa divina que está diante dele. Assim também nós, que recebemos muitas graças de Deus, só o reconheceremos quando nossos corações forem iluminados pela fé, de modo que possamos superar o nosso assombro inicial.  
     
NOTÍCIAS      
     
·       Comemorando os 50 anos do Concílio Vaticano II
·       Realizado estudo das DGAE na diocese de São Luís de Montes Belos      
·       Ampliada Nordestina convoca a Igreja para o 6º Nordestão das CEBs    
·       Semana do Estudante 2011 reflete “Juventude Negra e Indígena”
·       Dom Roberto Ferrería Paes toma posse da diocese de Campos dos Goytacazes      
·       Diocese de Montenegro participa da 41ª edição do Canto Litúrgico Pastoral    
·       Eleita a nova Diretoria do Instituto Mariama  
·       CEBs de São Paulo promovem 9º Encontro Estadual com religiosos
     
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: www.cnbb.org.br·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia  
 
     

Comemorando os 50 anos do Concílio Vaticano II
O Pontifício Comitê de Ciências Históricas promoverá, de 3 a 6 de outubro de 2012, em Roma, um congresso internacional para comemorar o início do Concílio Vaticano II. Os preparativos da iniciativa foram anunciados pelo organismo, presidido pelo padre Bernard Ardura, que o organizará em colaboração com o Centro de Estudos sobre o Concilio Vaticano II da Pontifícia Universidade Lateranense.
O congresso será o início de uma ampla pesquisa internacional conduzida pelas Sociedades de História eclesiástica e pelas Associações de Arquivos eclesiásticos de diversas nações, todas sob a direção do Comitê vaticano.
A pesquisa reunirá documentos de cientistas especializados de diversas nações e deverá se transformar em um ‘manual’ dos arquivos pessoais dos padres conciliares. Na realidade, o encontro será o momento final de verificação, confronto e síntese das pesquisas antes realizadas em vários campos.
A iniciativa terá também um ciclo de conferências organizado em colaboração com o Centre Saint-Louis de France, a se realizar entre fevereiro e março de 2012, sob o tema “Reler os grandes textos do Concílio Vaticano II. História e teologia”. O objetivo será a leitura histórica e teológica dos grandes documentos do Concílio Vaticano II.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se prepara para comemorar a data. Uma Comissão foi formada e uma série de atividades está sendo programada para os próximos três anos.  
     
Realizado estudo das DGAE na diocese de São Luís de Montes Belos
A diocese de São Luís de Montes Belos (GO) realizou no fim de semana, dias 29 e 30 de julho, um encontro com lideranças para o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). A formação foi assessorada pelo assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, padre José Altevir da Silva, e pela assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Cecília Rover, que proporcionou o exercício prático da Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia).
O bispo diocesano, dom Carmelo Scampa, afirmou que o estudo das DGAE foi realizado para a formação das lideranças e preparação à Assembleia Diocesana que acontecerá no próximo mês de novembro.
Já para irmã Elizete Ferreira, membro da equipe de coordenação diocesana de pastoral, disse que o encontro servirá também para avaliar as prioridades do triênio e será repassado em todas as paróquias para as pastorais e movimentos a fim de que possa criar uma verdadeira unidade na nossa diocese.
O coordenador diocesano de pastoral, padre Nilton José Novato, espera que o encontro leve as pessoas a refletir a direção da Igreja no Brasil, e que as cinco urgências apresentadas pelas DGAE (Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa das iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos) sejam acolhidas por todos e que ajudem na continuidade dos trabalhos pastorais, especialmente àqueles que se encontram um pouco adormecidos na diocese, como as Santas Missões Populares, Missão Continental e Movimentos Sociais. “Que todos eles com estas Diretrizes, ganhem nova vida”, disse o coordenador.
“Esperamos que as DGAE possam chegar ao conhecimento de todos de modo que possamos abraçar juntos a causa do Reino com este espírito missionário que tanto nos fala as DGAE. Sem dúvida alguma, as Diretrizes irão nos ajudar a transformar as sombras em luzes, apontando pistas de ação, inclusive na preparação da assembleia diocesana, que será feita à luz das Diretrizes”, completou o coordenador.
Padre Altevir, durante sua exposição, insistiu que as urgências apresentadas pelas as DGAE sejam assumidas em conjunto, não cabendo, durante o planejamento pastoral da diocese, a escolha de uma ou outra. “Todas são urgências que merecem ser trabalhadas em conjunto; optar por algumas e deixar outras de lado, significa afetar o conjunto”, disse o assessor da Dimensão Missionária da CNBB.
Altevir chamou a atenção para que as Diretrizes não sejam acolhidas apenas na dimensão cognitiva, apenas em forma de estudo, mas também na dimensão mística, da espiritualidade, de modo que não atinja apenas a cabeça, mas especialmente o coração. Frisou ainda que as “DGAE não são para os outros, mas em primeiro lugar para nós mesmos”, concluiu.    
     
Ampliada Nordestina convoca a Igreja para o 6º Nordestão das CEBs
Na última semana, dias 28 a 31 de julho, aconteceu na diocese de Itabuna (BA) o Encontro da Ampliada Nordestina em preparação ao 6º Nordestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que irá se realizar entre os dias 19 e 22 de julho de 2012, na diocese de Itabuna e reunirá todos os Regionais do Nordeste.
O encontro, cujo tema foi “Construir o 6º Nordestão”, faz parte de uma série de atividades que vêm sendo realizadas em preparação a este importante evento da Igreja Católica no Nordeste. Caminha também para a realização do 13º Intereclesial das CEBs que acontecerá em 2014, no Crato (CE).
Durante os quatro dias de reunião, várias atividades foram realizadas, entre elas visitas aos locais onde serão realizadas as atividades plenárias do Intereclesial. Foram definidos também os subtemas a serem trabalhados nas plenárias como “Espiritualidade Ecológica; As CEBs e as Políticas Públicas, destaque aos aspectos da educação, segurança pública e saúde, este último tema da Campanha da Fraternidade de 2012, entre outros.
No fim do encontro houve outros encaminhamentos para a realização do 6º Nordestão, no ano que vem, como hospedagem, coordenação dos dias das plenárias, equipes de trabalho, livro de cânticos e contribuições financeiras dos Regionais. Os representantes também divulgaram a Carta de Itabuna. No texto, os participantes afirmam estar em “alegria na construção coletiva” para o Nordestão. Convidam “os romeiros do campo e da cidade a se somar conosco, neste sonho que teimamos em não sonhar só”.
Ainda na carta, os participantes reafirmam a posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Documento 92, “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”, no qual os bispos destacam o testemunho e forma autêntica de ser Igreja das CEBs como Igreja de base. “As Comunidades Eclesiais de Base constituem em nosso país uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja”, diz um trecho do Documento. “Queremos reafirmar que elas constituem sendo um ‘sinal da vitalidade da Igreja’”, diz outro trecho da Carta de Itabuna.
No final, a carta convoca paróquias, dioceses e comunidades a participarem do Nordestão das CEBs. “Estamos esperando por vocês, é bom lembrar que 2012 é logo, logo, comece a preparar o seu alforje, coloque a sua farinha e a sua água, calce a suas sandálias para a caminhada, pois a festa já começou a ser preparada e você é nosso convidado especial”.
O tema do 6º Nordestão das CEBs é “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste” e o lema “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu (Mt 5, 10)”.
Leia carta na íntegra, abaixo.
Carta de Itabuna
Aos Romeiros e Romeiras do campo e da cidade a caminho do VI Nordestão“Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o    
Reino do Céu”. (Mt 5, 10)Irmãos e Irmãs.
Todos nós representantes das CEBs dos Regionais do Nordeste, motivados pelo clima de fraternidade e harmonia que envolveu o nosso encontro de preparação realizado no período de 28 a 30 de julho de 2011, na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia em preparação para o VI Nordestão, externarmos a nossa alegria e construção coletiva e a tempo convidar a todos (as) Romeiros e Romeiras do Campo e da Cidade a se somar conosco, neste sonho que teimamos em não sonhar só.
O VI Nordestão das CEBs acontecerá de 19 a 22 de julho de 2012, na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia,  tendo como tema: “Justiça e Profecia a serviço da Vida no Nordeste” e o lema retirado do sermão da montanha:  “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu” (Mt,5,10).
Queremos juntos com todos (as) tornar realidade a afirmação dos Bispos do Brasil: “As Comunidades Eclesiais de Base”, constituem em nosso país, uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja...Queremos reafirmar que elas continuam sendo um “sinal da vitalidade da Igreja” (RM 51). Os discípulos e as discípulas de Cristo nelas se reúnem para uma atenta escuta da Palavra de Deus, para a busca de relações mais fraternas, para celebrar os mistérios cristãos em sua vida e para assumir o compromisso de transformação da sociedade. (Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil, CNBB, doc. 25,1)/ Mensagem do povo de Deus , CNBB, Doc. 48.
Neste contexto de uma mudança de época que a vida se encontra ameaçada por diversos fatores desde a sua concepção até seu término natural, queremos cumprir o pedido do Mestre Jesus em sermos Profetas e Profetisas a serviço da Vida, neste espaço geográfico do Brasil, Nordeste.
Vamos nos encontrar todos e todas no VI Nordestão, pois é preciso “nos conhecer”. Hora, pois, Jesus ao afirmar: “procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e tudo o mais lhe será dado por acréscimo de misericórdia”, ele quis nos mostrar a necessidade de nos auto-conhecer, pois, num outro passo do seu Evangelho, ele afirma imperativamente: “O Reino de Deus está dentro de vós”.
Lembramos que os cristão deve ter tudo em comunhão, devem repartir o pão com alegria e, sobretudo ser perseverantes na Fé (At. 4,6). Portanto, não se esqueçam de procurar nas suas Dioceses, Paróquias, Comunidades, informações de como ajudar, como participar, para que possamos realizar este grande momento de celebração da VIDA.
Estamos esperando por vocês, é bom lembrar que 2012 é logo logo, comece a preparar o seu alforje, coloque sua farinha e a sua água, calce a suas sandálias para a caminhada pois a festa já começou a ser preparada e você é nosso convidado (a) especial.
Ampliada Nordestina das CEBs,
Itabuna, 30 de julho de 2011.
     
Semana do Estudante 2011 reflete “Juventude Negra e Indígena”
Com o tema “Juventude Negra e Indígena”, acontece entre os dias 8 e 14 de agosto, a Semana do Estudante 2011. O evento, que acontece anualmente desde 2003, é promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural).
De acordo com o subsídio do evento, “a Semana tem por objetivos provocar movimentos e oportunizar que os jovens se preparem para viver com maior envolvimento esta data”. O subsídio propõe a realização de três encontros e uma celebração. O texto traz algumas dicas de como preparar a Semana, para que os jovens discutam as temáticas propostas acerca do mundo juvenil, bem como rezem e cantem a juventude que existe em cada um.
Todos os anos a Semana do Estudante põe em evidência uma realidade e discute seus diferentes aspectos. As discussões sempre ressaltam os direitos da juventude estudantil, procurando, desse modo, dar visibilidade à juventude por meio de suas diferentes experiências.
“Este ano, a Semana do Estudante traz como tema as Juventudes Negras e Indígenas, nos convidando a refletir sobre estas juventudes como comunidades de resistência. Resistência que pode ser percebida na ação de muitos jovens negros e indígenas que não se deixam influenciar pelas diferentes vozes sociais que gritam em seus ouvidos, através da televisão, das revistas, das músicas, das roupas, dos sapatos, numa tentativa de distanciá-los da preservação de sua cultura”, direciona outro trecho do subsídio.    
     
Dom Roberto Ferrería Paes toma posse da diocese de Campos dos Goytacazes
Tomou posse na manhã de sábado, 30, o novo bispo da diocese de Campos dos Goytacazes (RJ), dom Roberto Francisco Ferrería Paes. A cerimônia de posse aconteceu no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Estiveram presentes, o arcebispo da arquidiocese de Niterói, dom Alano Maria Penna e da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, além de vários bispos do Regional Leste I (Rio de Janeiro) sacerdotes, religiosas e um expressivo números de fiéis dos 17 municípios do norte e noroeste fluminense, e da arquidiocese de Niterói, onde dom Roberto Francisco esteve nos últimos anos como bispo auxiliar.
Entre as autoridades civis, foram registradas as presenças do vice-prefeito de Campos dos Goytacazes; do presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim; da prefeita do município de São João da Barra, Carla Machado, secretários municipais e autoridades militares.
Uma grande carreata foi preparada para saudar a população da diocese de Campos e anunciar a chegada do novo bispo. Dom Roberto Francisco participou em carro aberto abençoando os fiéis; na chegada ao santuário, o novo bispo recebeu inúmeros abraços de boas-vindas dos presentes e religiosos.
Missa de posseCom a igreja completamente lotada, dom Roberto Francisco, foi aclamado de pé ao entrar no recinto ao lado de dom Roberto Gomes Guimarães, e do arcebispo de Niterói, dom Alano Maria Penna.  Já no altar, dom Roberto, agradeceu o gesto de carinho e acolhida. Em seu discurso, dom Roberto Francisco, ressaltou a importância do pastoreio desempenhado pelo seu sucessor, dom Roberto Guimarães, ao longo dos últimos 15 anos frente a esta diocese, e de maneira humilde pediu apoio e as orações de toda “família diocesana”, para que ele possa prosseguir firme na fé o seu pastoreio que está começando.      
     
Diocese de Montenegro participa da 41ª edição do Canto Litúrgico Pastoral
Padres, leigos e seminaristas da diocese de Montenegro (RS) participam da 41ª edição do Canto Litúrgico Pastoral, realizada em Porto Alegre, de 28 a 30 de julho. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, de diversas dioceses do Rio Grande do Sul, para formação e ensaio de cantos litúrgicos.
O encontro foi assessorado pelos padres José Carlos Sala, assessor da CNBB para a Música Litúrgica; padre Gustavo Haas, além do frei Luiz Turra e demais integrantes do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul). Conforme padre José Sala, há uma grande quantidade de cantos litúrgicos no Brasil. Nosso desafio é saber adequá-los aos ritos que celebramos. “É tempo de estudar, de fortalecermos e aprofundarmos nossa liturgia através da formação.”
JMJ-2011A diocese de Montenegro terá 12 representantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorre em agosto, em Madri (Espanha). Na noite da última quinta-feira, dia 28, todos participaram de uma missa de envio na capela da Cúria Diocesana, presidida pelo bispo dom Paulo De Conto.
“Vocês levarão a experiência da juventude da diocese, representando todos os nossos jovens”, disse dom Paulo, destacando a importância de jovens evangelizarem jovens. “Que o encontro dê novo ânimo, e esse ânimo se espalhe na vida da juventude da diocese”, ressaltou o bispo, que presenteou cada participante com um livro contendo os Evangelhos.      
     
Eleita a nova Diretoria do Instituto Mariama
Padre Jorge Axé, da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), é o novo presidente do Instituto Mariama. Ele foi eleito por ocasião do 23º Encontro dos bispos, padres e diáconos negros e solidários membros do Instituto Mariama (IMA), que aconteceu nesta semana, dias 25 a 28, em São Mateus, no Espírito Santo.
Para a vice-presidência foi eleito o bispo de Guarapuava (PR), dom Antônio Wagner da Silva e tesoureiro o padre Omar da Silva, da diocese de Osasco (SP). Já o secretário eleito foi o padre  Guanair da Silva Santos , da arquidiocese de Juiz de Fora (MG).
Este foi o 23º encontro do IMA e teve como tema “Bispos, padres e diáconos negros consagrados a Jesus Cristo, para evangelizar”. A escolha de São Mateus para sediar a reuniáo dos religiosos negros tem uma explicação. “A escolha de São Mateus se deve à relevância histórica da região para os afro-brasileiros”, explica o assessor da Pastoral Afro-brasileira da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis. “O porto de São Mateus foi último que acolheu os escravos negros no Brasil”, completa.
Uma missa presidida pelo bispo de Guarapuava (PR), dom Antônio Wagner da Silva, abriu o encontro. O grupo fez uma leitura da realidade tendo como referência a vida dos afro-brasileiros nos últimos anos. A história do Instituto Mariama também foi contada num painel que assinalou suas conquistas. O grupo também escutou relatos sobre a história da região de São Mateus, especialmente os fatos tocantes a vida dos afro-brasileiros que ali chegaram. Houve, ainda, um momento de “recolhimento” orientado pelo arcebispo emérito de João Pessoa (PB), dom José Maria Pires.
Os participantes do encontro aprovaram uma Carta em que destacam os principais temas discutidos na reunião. Veja aqui a íntegra da Carta.    
     
CEBs de São Paulo promovem 9º Encontro Estadual com religiosos
A diocese de Registro (SP) acolheu, no início desta semana, dias 26 e 27, o 9º Encontro Estadual de bispos, padres, religiosos, diáconos, seminaristas e aspirantes à vida religiosa das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Sediado na cidade de Eldorado, no Vale da Ribeira, o encontro reuniu 33 religiosos de cinco Sub-regionais do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
Um dos temas que dominou a reunião foi o estudo aprofundado da cristologia a partir dos documentos das cinco Conferências do Episcopado da América Latina e Caribe. O estudo foi apresentado pelo padre Paulo Parise.
O grupo discutiu também as conquistas e desafios apresentados pelas Conferências. “Percebemos, mesmo diante de tantos obstáculos apresentados, que é preciso partilhar as pequenas sementes existentes de ações concretas vividas em nossas comunidades e procurar somar as forças”, diz o relatório final do encontro.
Outro tema discutido pelos religidos foi a realidade das comunidades quilombola e ribeirinha presentes na região. No Vale do Ribeira, segundo o relatório do encontro, há 60 comunidades quilombolas. “As principais dificuldades enfrentadas [pelos quilombolas] é o reconhecimento das terras”, aponta o relatório. Nestas comunidades é desenvolvido o projeto Equipe de Articulação e Assessoria das Comunidades Negras (EAACONE), coordenado pelo Irmão Ivo e Irmã Ângela. A equipe ajuda na formação das comunidades estudando os estatutos e lutando pelo reconhecimento e pela demarcação das terras quilombolas.
O pároco paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jacupiranga (SP), padre Gilberto de França, foi o guia de uma visita dos participantes do encontro à Comunidade Quilombola de São Pedro, no município de Eldorado.  Padre Gilberto é nasceu e cresceu nesta comunidade, que reúne 48 famílias. A reunião terminou com uma missa, que teve a participação dos quilombolas.    
     
ENDEREÇO      
     
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303  

Nenhum comentário:

Postar um comentário