terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Porto de Ilhéus agoniza pelo descaso e irresponsabilidade do governo baiano

O Porto de Ilhéus agoniza pelo descaso e irresponsabilidade do governo baiano: Guindaste despenca uma tragédia poderia ter acontecido
 Você já imaginou um Estado que permite que os seus portos sejam sucateados?
Esse é o caso da Bahia.
Confirmando as diversas denuncias feitas por este e outros blogs, jornais, programas de rádio etc, um dos guindastes do Porto de Ilhéus despencou sobre o Shiploader (Carregador de navios) mecânico com lança giratória que transporta a soja dos armazéns diretamente para os navios.
Segundo uma fonte da área portuária o guindaste foi deixado solto nos trilhos. Essa é uma situação inadmissível. “Os guindastes não podem ficar soltos nos trilhos, a menos que por sabotagem, além de danos incalculáveis é também, uma ameaça grave à vida dos trabalhadores.” adverte a fonte.

O que se presume é que o escoamento da soja pelo Porto de Ilhéus se tornará impossível com a avaria causada no “Shiploader”, que é de propriedade da operadora responsável pelo escoamento do produto.
O navio, que já estava fundeado fora do porto esperando o produto, não poderá aguardar o conserto do equipamento e a solução poderá ser o TPC – Terminal Privativo de Cotegipe, para aonde estão sendo desviadas, aproximadamente, 1 milhão de toneladas de soja, que antes eram escoadas pelo Porto de Ilhéus.
Na próxima quinta-feira (11) a Câmara de Vereadores vai realizar uma Audiência Pública, atendendo a solicitação dos sindicatos da orla portuária. O Vereadores querem que essa Audiência seja realizada nas dependências do Porto, mas até o momento não tiveram autorização da Codeba - Companhia das Docas do Estado da Bahia.
Segundo informações, não existem na Codeba, em Ilhéus, nenhum funcionário com autoridade, para acompanhar os acontecimentos. Apenas representantes dos sindicatos da orla portuária e dos operadores portuários estão adotando as providências.

Um comentário:

  1. Estamos cansados de ver promessas de recuperação do Porto do Malhado, nada de bom acontece! Onde anda as autoridades responsáveis! E o Governador do Estado, por que não toma uma atitude, faça valer seu prestígio e sua força política? Se houver boa vontade ele resolve todos os problemas do Porto, com uma só canetada.

    ResponderExcluir