segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Audiência pública debateu regularização de extração de areia pelo Grupo Guanabara

Na última sexta-feira (16), no salão nobre do Palácio Paranaguá, foi realizada mais uma audiência pública visando a regularização ambiental dos empreendimentos de extração de areia no município de Ilhéus. Nesta reunião, promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), como requisito para o processo de licenciamento ambiental, foram apreciados três solicitações através do estudo de impacto ambiental do Grupo Areal Guanabara.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados do respectivo estudo de impacto ambiental pela consultoria contratada pelo empreendedor, tendo posteriormente sido colocado em discussão para que os representantes da sociedade pudesse dirimir dúvidas e realizar questionamentos. Todos os itens abordados pelos presentes foram anotados e registrados em ata, para que a Sema possa dar o parecer técnico final, o qual será em seguida encaminhado para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
É importante ressaltar, diz o secretário de Meio Ambiente, Harildon Ferreira, que além do apoio dos diferentes segmentos da sociedade ao processo de licenciamento, também ocorreram manifestações para intensificar a fiscalização dos demais empreendimentos de extração de areia que estão sendo licenciados, assim como de outros que continuam funcionando na clandestinidade. “Para esse trabalho ser eficiente faz-se necessário a parceria da Sema com outras órgãos municipais, estaduais e até federais, e isso já estamos providenciando”, afirmou.
Da audiência pública, além do presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, e outros conselheiros, também participaram os vereadores Marcos Flávio, Alzimário Belmonte e Jailson Nascimento, assim como, indígenas da etnia Tupinambá e inúmeros moradores residentes próximos ao empreendimento. Ainda estiveram na audiência pública dois professores da FTC (coordenador de pós-graduação e de graduação em engenharia ambiental), acompanhando vários estudantes da área e o diretor de Licenciamento do Município de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário