sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Curso de Direito da UESC promoveu “Um dia de cidadania” no distrito ilheense de Banco Central

Acompanhados do Coordenador do ‘Colegiado, professor Guilhardes Júnior, alunos do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, realizaram ações de promoção de Direitos Humanos, na comunidade do distrito de Banco Central, situado na zona rural ilheense.
A ação contou com a parceria da Escola Nucleada de Banco Central, local em que as famílias dos alunos assistiram palestras sobre relacionamento familiar e violência doméstica. Também, pessoas da comunidade foram atendidas pelos academicos que proporcionaram aconselhamento jurídico gratuito, realizados nas dependências da escola.
À tarde, o grupo aproveitou para circular nas ruas do distrito, situado a 110 quilômetros da sede do município, distribuindo folhetos sobre violência intrafamiliar e realizando aconselhamentos nas residências.
“O contato com as realidades locais é de extrema importância para a formação dessa juventude que busca um direito mais comprometido com a sociedade”. Destaca o professor Guilhardes Júnior, também coordenador do projeto “Serviço de Referência dos Direitos da Mulher” – SER Mulher, cuja finalidade é difundir para a sociedade o conhecimento sobre o fenômeno da violência familiar e as formas de controle desse mal que machuca a sociedade.
Para os alunos, o saldo foi extremamente positivo, como afirma as bolsistas Paula Carine e Ariene Bomfim. Para o coordenador do Centro Acadêmico João Mangabeira, Philipe Cupertino, foi uma grande oportunidade para inserção do Curso de Direito nas questões sociais. Ícaro Célio, do Curso de Administração, aproveitou para ressaltar o caráter interdisciplinar desse tipo de ação.
“Gostamos muito da parceria que agora vamos pensar numa atividade mais ampla para realizarmos até o fim do ano”. Ponderou o professor Paulo Rosa, orientador pedagógico da rede municipal no distrito de Banco Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário