terça-feira, 20 de setembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO  - Lc 8, 19-21
Existem muitas pessoas que querem demonstrar-se religiosas, mostrar a todos que participam da vida da Igreja e têm amizade com o clero e até usam dos cargos e funções sociais para conseguir isso. Porém, essas pessoas querem apenas se promover, não querem nenhum compromisso com o Evangelho e com o Reino de Deus. A atitude de Jesus nos mostra quem é importante para ele: aquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática, aquele que é capaz de amar, perdoar, partilhar, acolher, socorrer, consolar, compreender, ensinar, comprometer-se, doar-se, reunir, celebrar, orar, ser feliz com os que são felizes, chorar com os que choram, são empáticos, solidários, vivem o amor de Deus.  
NOTÍCIAS     
       DGAE são destaque da Assembleia Geral do Regional Sul 1 da CNBB       
·       Diocese de Lins oferece curso de formação sobres as DGAE      
·       Reunião prepara o 1º Congresso Missionário de Mariana 
·       5ª Semana Social Brasileira: do Estado que temos ao Estado que queremos       
·       Diocese de Balsas lembra o 5º ano do falecimento de dom Franco Masserdotti    
·       Regional NE 5: Comire realiza Assembleia de avaliação e planejamento na diocese de Bacabal    
·       Assembleia do Regional Norte 1 discute recepção das DGAE      
·       CNLB e organizações eclesiais refletem seu papel na esfera política   
·       Apostolado da Oração de BH faz peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade     
      
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
     
DGAE são destaque da Assembleia Geral do Regional Sul 1 da CNBB
“Conversão Pastoral e Implicação na Nova Evangelização, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE)”. Este é o tema da 33ª Assembleia Geral do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que acontece entre os dias 14 a 16 de outubro, em Itaici, Indaiatuba, São Paulo.
O cardeal arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno será o assessor do encontro. Junto com ele estará o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner e o professor e jornalista Carlos Alberto Di Franco.
A assembleia é direcionada aos bispos, padres, coordenadores de pastoral, leigos delegados de cada diocese do estado de São Paulo, além de representantes das Pastorais, Movimentos, Organismos e Associações vinculadas ao Regional Sul 1.
Outras informações sobre a Assembleia podem ser obtidas no telefone (11) 3253-6788 ou e-mail cnbbs1@cnbbsul1.org.br
      
Diocese de Lins oferece curso de formação sobres as DGAE
Os leigos da diocese de Lins (SP) estiveram reunidos no dia 11, no Instituto Teológico Dom Pedro Paulo Koop, para refletir e analisar as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas na última Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O coordenador de formação escolhido foi o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Geraldo Aguiar. “A maior expectativa é que, motivados pelo Espírito Santo, a Igreja Diocesana, torne-se cada vez mais, enraizada e edificada em Cristo Jesus, através do discipulado e da missão”, disse Geraldo Aguiar.
Em sintonia com o laicato diocesano, o presbitério de Lins juntamente com os seminaristas se reuniu no dia 14, no mesmo espaço, para debater sobre o 3º Plano de Pastoral Orgânica com as novas Diretrizes da Igreja no Brasil. O assessor desta formação foi o padre João Geraldo Carinhena, Vigário Geral da diocese de Lins.
      
Reunião prepara o 1º Congresso Missionário de Mariana
A Província Eclesiástica de Mariana (MG), composta pela arquidiocese de Mariana e dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira/Coronel Fabriciano, realizou no sábado, 17, uma reunião para dar prosseguimento à preparação do 1º Congresso Missionário de Mariana, que será realizado em abril de 2012.
A reunião aconteceu na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabira (MG), e entre as decisões da reunião, destaca-se a definição da data do congresso que será dos dias 27 e 29 de abril de 2012. Foi confirmada também a presença do diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, que será o assessor principal.
Definiu-se também que a temática do congresso, “O secularismo e o pluricultural que vivemos em nossa realidade”, que é o mesmo do 3º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Palmas (TO), em julho de 2012. Além disso, no congresso da província, será dado um enfoque especial aos 50 anos do Concílio do Vaticano II.
A próxima reunião será em Caratinga (MG), na paróquia Nossa Senhora da Conceição, no próximo dia 10 de dezembro.      
      
5ª Semana Social Brasileira: do Estado que temos ao Estado que queremos
A preparação para a 5ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está em pleno andamento. O articulador nacional da 5ª Semana, padre Nelito Dornelas, fez uma rápida exposição dos grandes desafios que se apresentam neste momento ao plenário da reunião do Conselho Episcopal de Pastoral, o Consep, reunido desde hoje, 20, e segue até a próxima quinta-feira, 22, na sede da Conferência, em Brasília.
Segundo o articulador, a Igreja no Brasil tem uma sólida tradição na realização desse tipo de movimento, especialmente em níveis regionais e locais. “Já em 1936, o cardeal Sebastião Leme, do Rio de Janeiro, realizava uma Semana Social. Portanto, as quatro primeiras Semanas simbolizam também um número significativo de pequenas iniciativas do mesmo tipo, isso sem esquecer que cada Semana Nacional se desdobra em eventos locais. Depois da 4ª. Semana, por exemplo, cerca de 280 encontros foram feitos para o repasse do conteúdo da Semana Nacional”, disse o padre Nelito.
O padre também acenou para o tema central da 5ª Semana e recomendou a atenção ao documento 91 da CNBB (Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática) que dá os elementos centrais da reflexão que é proposta a ser feita até o final de junho de 2013.
“O papel do estado e sua urgente reforma serão os grandes desafios norteadores do estudo, do debate e da oração tanto no período preparatório quanto da realização do evento”, disse o articulador.
A data e local serão definidos no correr do processo preparatório com ampla divulgação por parte da Comissão. 
      
Diocese de Balsas lembra o 5º ano do falecimento de dom Franco Masserdotti
O 5º aniversário do falecimento de dom Franco Masserdotti foi lembrado pela diocese de Balsas (MA) durante sua 5ª Romaria Vocacional que leva o nome do bispo que foi vítima de um acidente na rodovia federal BR-222 no dia 17 de setembro de 2006.
A Romaria, que teve início às 5h do último sábado, 17, às margens da rodovia, sentido ao município de São Raimundo das Mangabeiras, próximo ao Rio cachoeira, contou com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Balsas, dom Enemésio Ângelo Lazzaris, além de centenas de pessoas e de familiares e amigos de dom Franco que vieram da Itália.
Os romeiros seguiram em macha até o local do acidente onde se deu por encerrada a celebração da missa com um café comunitário partilhado pelos participantes.
Biografia de dom Franco MasserdottiNo último mês de junho dom Franco também foi homenageado com um livro intitulado “De braços abertos”. A publicação apresenta a vida do bispo e seu ministério como pastor da Igreja. O livro foi escrito por um missionário comboniano com o objetivo de popularizar a memória de dom Franco Masserdotti, entre amigos e o público italiano. O autor prefere manter o anonimato, usando o pseudônimo ‘Pedro Terena Macuxi’.
A Comunidade comboniana de Brescia, terra natal de dom Franco, coloca a disposição, sem reservas de direitos de propriedade, esta pequena obra, multiplicando a generosidade do bispo.
A edição em português, mesmo procurando ser fiel ao original e ao pensamento do autor, foi adaptada ao público brasileiro pela linguagem e contextualização. Os leitores encontrarão na pequena biografia preciosas informações para se aproximar da personalidade envolvente de dom Franco. O prefácio é de dom Pedro Casaldáliga.
O bispo da diocese de Coroatá (MA), dom Sebastião Bandeira, filho da diocese de Balsas, que teve a graça de ser ordenado bispo por dom Franco, diz que ele “foi um dos bispos que marcou a história do Brasil, por sua capacidade de viver o respeito pela pessoa do outro, pela sua profunda experiência de Deus libertador, o Deus misericordioso que abraça a todos e a todas e pela sua profunda paixão pelos mais empobrecidos, entre os quais os povos indígenas a quem dom Franco dedicou grande parte da sua vida”; acrescenta ainda que vale a pena adquirir o livro, pois o mesmo “apresenta um sinal profético de Deus para seu povo e mostra a história um Bispo apaixonado por Deus, pelo povo e pela Igreja de Balsas”, completou dom Sebastião.
Dom FrancoOrdenado bispo em 2 de março de 1996, assumiu a diocese de Balsas no dia 15 de abril de 1998. Nasceu na Brescia, Itália, e estudou filosofia e teologia na sua terra natal. Como bispo foi responsável pela dimensão missionária do Regional Nordeste 5, presidente do Conselho Indigenista Missionária (Cimi) e da Comissão Episcopal de Missões, hoje Comissão Episcopal para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, além de responsável pela Missão Ad Gentes no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). É autor do livro "A missão a serviço do Reino" publicado pela Paulus em 1996 e alguns opúsculos de animação missionária. Seu lema episcopal era "Para que tenham vida".  
      
Regional NE 5: Comire realiza Assembleia de avaliação e planejamento na diocese de Bacabal
“A missão a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”. Foi com este tema que o Conselho Missionário Regional (Comire) do Maranhão realizou Assembleia de avaliação e planejamento, nos dias 16 a 18, no Centro de Formação Missionária de Bacabal.
O encontro teve a foi assessoria de Martha Bispo e contou com aproximadamente 20 participantes de seis dioceses de Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão).
De acordo com o bispo diocesano de Bacabal, e responsável pela dimensão missionária do Regional, dom Armando Martin Gutierrez, “ o tema escolhido para o encontro tem muita relevância tendo vista que  o 3º Capítulo das DGAE destaca as urgências na ação evangelizadora e aborda também questões como ‘A Igreja em permanente estado de missão”’.
No encerramento da Assembleia houve uma missa de envio presidida pelo bispo de Bacabal.
      
Assembleia do Regional Norte 1 discute recepção das DGAE
Teve início nesta segunda-feira, 19, e segue até o dia 22, a 42ª Assembleia dos Bispos do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima). Os bispos refletem o tema “Recepção das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)”.
A Assembleia discute, também, outros temas como: análise de conjuntura regional e eclesial; urgência das Diretrizes; Campanha da Fraternidade 2012. O encontro acontece no Centro de Treinamento Maromba, em Manaus (AM).
Informações: Irmã Maria do Carmo 3236-5919 / 8127-2013
      
CNLB e organizações eclesiais refletem seu papel na esfera política
A Comissão Nacional de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) reuniu, no dia 17 de setembro, na Casa de Encontro Sagrada Família, no Ipiranga, 51 leigos para refletir o papel do CNLB e das demais organizações eclesiais e sociais na esfera política.
Os participantes foram motivados a meditar a Palavra de Deus por meio da leitura do evangelho de São Marcos sobre a parábola do semeador. A ação do laicato em semear a dimensão política na vida pessoal e comunitária segue o mesmo exemplo dado por Jesus Cristo. A palavra e ação caem em solo seco, pedregoso, cheio de espinhos ou em solo fértil.
O presidente do CNLB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, acolheu a todos desejando que a atividade proposta pela Comissão Nacional de Fé e Política, coordenada por Edson Gonçalves Silva, seja um encontro frutífero e promissor para que o laicato e todas as instituições comprometidas contribuam continuamente com a democracia e com a construção de uma realidade política justa e solidária. Laudelino reforçou a dimensão política na vida do laicato citando inúmeros textos dos documentos do Concílio Vaticano II, Medellím, Puebla, Santo Domingo e Aparecida. “O mundo da política é o lugar prioritário para se promover a caridade transformadora como afirmou o papa Paulo IV”, afirmou.
Na primeira mesa refletiu-se sobre a formação do laicato sob a orientação do padre Toninho (Cefep) e Fred (Movimento Nacional de Fé e Política). Observaram-se as inúmeras iniciativas de formação política desenvolvidas pelas dioceses e organizações sociais na perspectiva de promover a conscientização do laicato católico para uma atuação cidadã comprometida com a cidadania do cotidiano e da vida doméstica, a atuação junto aos conselhos de direitos e de processos democráticos de participação, nos partidos políticos e por meio de mandatos nos serviços executivo ou legislativo.
Em seguida, Rosilene Wansetto (Rede Jubileu Sul Brasil) e Sofia Dowbor (Movimento Nossa São Paulo) discorreram sobre os conselhos de direitos e a participação efetiva dos cidadãos nestas instâncias. Identificam-se inúmeros conselhos de direitos, alguns consultivos, outros deliberativos e normativos, porém com baixa efetividade na realização das propostas votadas em conferências. Colocou-se o desafio para todos, em especial para o CNLB, a necessidade emergente por formação de quadros e lideranças para atuar no controle social das políticas públicas.
Os participantes foram informados sobre a atual conjuntura da reforma política por Daniel Monteiro (CNLB Sul 1/Comissão de Fé e Política) e pelo Dr. Luciano Santos (MCCE). Observa-se que a reforma política pautada pelo Congresso Nacional é uma pequena reforma que responde apenas a alguns problemas institucionais e eleitorais. A proposta da Plataforma Política dos Movimentos Sociais pela Reforma Política propõe uma reforma mais ampla pautada nos eixos da democracia direta, participativa, deliberativa, poder judiciário e meios de comunicação.
A última mesa refletiu sobre a futura conjuntura de eleições municipais em 2012 que exigirá de todos maior empenho para o fortalecimento ou recriação dos Comitês da Lei 9840 de combate a corrupção eleitoral nos bairros, nos distritos e municípios. O mesmo vale para a campanha em favor de que os candidatos sejam FICHA LIMPA. A sugestão é para que cada conselho de leigos ou pastoral se organize para constituir o Comitê da Lei 9840, procure apoio junto a OAB, visite o juiz eleitoral e promova seminários para realizar esta discussão com a população.
Com relação às eleições de 2012 destacou-se a importância de uma formação e ação “antes, durante e depois” eleições para proporcionar consciência cidadã, interferindo no processo de escolha de candidatos, no controle da ação e da campanha eleitoral e depois acompanhar os mandatos dos eleitos.
O presidente do CNLB reafirmou também que o documento de Santo Domingo constata que há muitos sinais de morte por ausência da presença cristã nas diversas realidades do mundo. “Oxalá tenhamos um novo documento que constatará que a realidade do mundo é de plena justiça e solidariedade graças à presença efetiva dos cristãos leigos”, sublinhou.
Várias organizações estiveram presentes na discussão e colaboraram diretamente com o evento, como: Pastoral de Fé e Política da arquidiocese de São Paulo, Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), Movimento Voto Consciente, Rede Jubileu Sul Brasil, Movimento Nossa São Paulo, Centro Dom Helder Câmara (Cefep), Movimento Nacional de Fé e Política, Plataforma pela Reforma do Sistema Política, Comissão de Fé e Política do CNLB Regional Sul 1 (São Paulo), Instituto São Paulo de Cidadania e Política e o Conselho de Leigos da arquidiocese de São Paulo (CLASP).
Conclui-se ao final do encontro alguns pontos desafiantes para o CNLB:·       Formação contínua do laicato na dimensão política;
·       Fortalecer e articular as inúmeras iniciativas de escolas de formação;
·       Promover a formação sobre o que são os conselhos de direitos e seu funcionamento;
·       Apoiar a presença do laicato nas instâncias dos conselhos de direitos e de participação direta;
·       Exigir a publicidade dos conselhos existentes nos municípios e de seus respectivos conselheiros;
·       Estudar a Plataforma dos Movimentos Sociais sobre a reforma política;
·       Promover a coleta de assinatura desta Plataforma como processo pedagógico para debater com a sociedade as questões da reforma do Estado;
·       Divulgar o FICHA LIMPA para que permeie outros atos públicos e políticos, para além dos eleitorais;
·       Iniciar a articulação para constituição dos Comitês da Lei 9840;
·       Em comunidade iniciar a discussão sobre o “município que queremos”, “que eleições queremos” e que “candidatos queremos” para evitar o uso clientelista ou inadequado do processo eleitoral em favor principalmente de candidatos corruptos ou ficha suja.     
      
Apostolado da Oração de BH faz peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade
Milhares de fiéis das paróquias e redes de comunidades da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) acompanharam neste domingo, 18, a peregrinação do Apostolado da Oração ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.
Durante a Celebração Eucarística na Igreja Nova das Romarias, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo acolheu a todos, agradecendo pela devoção e especial presença na casa da Mãe Piedade, dizendo: "Cada pessoa tem um motivo especial para louvar à Deus. Eu louvo à Deus com grande alegria por  este momento bonito e especial com o Apostolado da Oração da nossa amada arquidiocese de Belo Horizonte."
Segundo dom Walmor, o Apostolado da Oração é importante para a vida missionária da Igreja. Por isso, pediu as bênçãos de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, para todo o Apostolado. "Temos que cuidar muito do nosso maior tesouro que é a fé cristã Católica. Precisamos trabalhar para que esta fé cresça ainda mais, para que o mundo se torne melhor. É tarefa da nossa rede de comunidades nas paróquias cultivar a fé e vivenciá-la como um testemunho bonito, ensinado aos nossos jovens e crianças."
Durante a homilia, o arcebispo fez uma recomendação importante, citando o Apóstolo Paulo em sua carta aos Filipenses: "Vivei à altura do Evangelho!". E explicou que viver o Evangelho é "ter nobreza própria e não viver de qualquer maneira", é saber amar e perdoar. "Não podemos passar nenhum dia sem ouvir atentamente a Palavra de Deus na nossa casa, nos círculos bíblicos, para conseguir viver à altura do Evangelho".
Citando o Profeta Isaías, dom Walmor convidou todos a buscarem o Senhor enquanto ele pode ser encontrado. "Nosso coração tem que desejar a Deus, buscá-lo em muitas oportunidades. Temos que ter um tempo todos os dias dedicado à oração e ao silêncio. Um tempo para exercitar o diálogo com o Senhor, pois escutar à Deus é um grande remédio para nossas angústias e sofrimentos."
Ao final da celebração, os fiéis saíram em procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus até a Ermida da Padroeira.
Apostolado da OraçãoReúne milhões de católicos em todo o mundo, com uma espiritualidade própria, unidos a Cristo e centrados no Coração da Igreja, em comunhão com o papa, apaixonados pelo Coração de Jesus Cristo, desejosos de que o mundo "tenha vida e a tenha em abundância" (Jo 10, 10).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário