quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Santa Casa de Itabuna terá curso em parceria com a Uesc

A próxima quarta e quinta-feira (28 e 29) serão marcadas pela realização do curso de Centro de Material e Esterilização – Processamento de Artigos para equipe que atua neste setor nos hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A promoção é uma parceria entre a instituição filantrópica e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através do Projeto de Extensão Prevenção e Controle de Infecção relacionado à Assistência à Saúde e Educação Continuada do Departamento da Saúde. O Centro de Material e Esterilização (CME) é o setor destinado à limpeza, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição dos materiais a serem utilizados em cirurgias e diversos procedimentos dentro da unidade hospitalar.

Ministrado pela professora da Uesc, Maria do Rosário Barreto, o curso será realizado na Escola Técnica em Saúde da SCMI, sempre das 14 às 17 horas. O público-alvo do curso são os funcionários que trabalham no Centro de Material Esterilizado dos Hospitais São Lucas, do Hospital Calixto Midlej Filho e do Hospital Manoel Novaes.
“Segundo o Manual de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar da Bahia, o processamento de artigos em Centro de Material e Esterilização ocupa um lugar importante no hospital, estando relacionado com a qualidade do produto final”, destacou a professora da Uesc responsável pelo curso e diretora da Escola Técnica em Saúde da SCMI, Maria do Rosário.
De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital São Lucas, Ana Paula Batista, cabe ao CME assegurar os processos de esterilização, o que demanda a existência de profissionais devidamente habilitados e treinados para a execução das atividades. “Esse setor interfere significativamente no controle das infecções hospitalares. Para a garantia da qualidade dos serviços prestados em CME é necessário que os recursos humanos tenham a devida capacitação teórico-prática”, declarou Ana Paula Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário