sábado, 24 de dezembro de 2011

Diário da CNBB

REFLEXÃO
O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores.
NOTÍCIAS
Terra Santa lança novos portais de comunicação
Representantes da Pastoral da Criança divulgam mensagens de Natal
Dom Severino Clasen deseja a todos um Natal abençoado
Dom Anuar Battisti faz visita aos detentos da Penitenciária Estadual de Maringá
Dom Fernando Saburido divulga carta-convite para o Dia Mundial dos Enfermos 2012
Instituto Regional de Pastoral Catequética reúne coordenadores em Belo Horizonte
Cardeal Odilo Pedro Scherer aponta Jesus como referencial do Natal
Terra Santa lança novos portais de comunicação
Os comissários da Terra Santa no Brasil, membros da Custódia Franciscana da Terra Santa, lançaram dois novos canais de comunicação: o site oficial da Custódia e o da Terra Santa. O primeiro, disponível também em língua portuguesa, oferece uma sessão de vídeos com notícias produzidas pelo canal israelense Franciscan Media Center. Já o segundo, foi lançado com o objetivo de transmitir mensagens e aproximar a voz da Terra Santa às igrejas e aos fieis espalhados por todo o mundo.
Por meio dos novos portais, é possível acompanhar o Natal diretamente da cidade de Belém e durante todo o ano, as notícias dos Lugares Santos, dos peregrinos e da vida das comunidades locais.
Ambos tratam de inúmeros assuntos como: ecumenismo, diálogo inter-religioso, a difícil situação dos cristãos no Oriente Médio, além de outros temas. Com a colaboração de especialistas, os sites servirão como instrumentos para um aprofundado conhecimento da complexa realidade da Terra Santa.
“Esse é mais um canal aberto de comunicação e interatividade com a Terra que foi a primeira a conhecer o anúncio da Salvação, com o propósito de estreitar ainda mais os vínculos entre as comunidades cristãs e a terra, como canta o Salmo “onde todos nascemos”, ressaltou o diretor do site e da revista Terra Santa, Giuseppe Caffulli.
Conheça os portais:
Site oficial da Custodia:  http://www.custodia.org/
Site da Terra Santa: www.terrasanta.net/tsx/index.jsp?language=pt
Navegue um pouco na história da revista Terra Santa acessando o link http://www.youtube.com/user/videocustodiap

Representantes da Pastoral da Criança divulgam mensagens de Natal
"O Natal foi o dia do nascimento mais esperado da história da humanidade". Este é um trecho da mensagem natalina divulgada na última terça-feira, 20, pela Pastoral da Criança.
"Celebrar o Natal do Senhor desperta em nós os sentimentos mais diversos, que vão desde a gratidão ao Senhor até o compromisso com o cuidado pela vida. Somos renovados em nossas mais profundas esperanças, pois não estamos mais sozinhos. Garante-se o triunfo do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte. O Natal inspira-nos a viver no amor porque nos faz sentir o quanto Deus nos ama", lê-se no site da instituição.
A mensagem recorda ainda a Campanha da Fraternidade 2012, "Que a saúde se difunda sobre a Terra", que deve inspirar o trabalho dos membros da Pastoral no dia-a-dia, para que possam contribuir para o desenvolvimento integral da infância. "Essa é a missão da Pastoral da Criança!".
Leia abaixo a mensagem da coordenadora nacional da Pastoral da Criança:
"Quantas coisas lindas temos para oferecer ao Menino Jesus, como os Reis Magos, que ofereceram incenso, ouro e mirra. Estou aqui imaginando, quantas visitas feiras, celebrações da vida, reunião para avaliar, planejar, celebrar a vida de cada criança e gestante! Isso é Natal, festa da família! Festa da vida, de reunir os amigos e as pessoas que souberam fazer e construir histórias de vida e de salvação conosco neste ano.
Natal é um acontecimento que deve tocar a cada um de nós, chamando-nos a um momento novo, a respostas novas, a uma profunda conversão do nosso coração, pois enquanto houver gente necessitada entre nós, crianças e gestantes passando necessidade, ainda precisamos pensar que esse Jesus Menino, ainda clama por uma estrebaria digna onde nascer.
Vamos imaginar em que lugar o nosso Menino Jesus nasceu. Em meio às moscas, esterco, lugar federento, nem cama, nem berço, nem rede. Um cocho de palha babado pelos animais. Ali estava deitado o Menino Deus, tão frágil. E aqueles pastores maltrapilhos em volta dele, com os olhos brilhantes, fazendo a sua contemplação. Imagino eu, que cenário não deveria ser aquele...
No meio a toda aquela miséria, porém, havia algo de belo. Uma profunda paz tomava conta de tudo e de todos. É nesse cenário que nasce Aquele que é a razão primeira da nossa missão na Pastoral da Criança. É por causa Dele e somente por Ele que estamos comprometidas e comprometidos com a causa dos mais fragilizados e vulneráveis da nossa sociedade, que são os pobres, aqueles que foram alvo do coração de Jesus durante toda a sua vida pública.
Já olhamos para o passado, contemplamos o lugar onde Ele (o Menino) nasceu, agora vamos olhar para dentro de nosso próprio coração e para aqueles que nos cercam, especialmente os mais necessitados.
Como nos diz o concílio Vaticano II: "Por sua encarnação, o Filho e Deus uniu-se a todo homem. Trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano. Nascido de Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado" (Gaudium et Spes 22).
Vivemos num tempo de transformações profundas, mudanças de época, crescem as propostas de felicidade, realização e sucesso pessoal, em detrimento do bem comum e da solidariedade. De que adiantaria ter nascido o Salvador, se Ele não fosse acolhido em nossa vida, se não deixamos que Ele transforme o nosso coração? Natal é um convite forte à renovação de nossa vida, a um verdadeiro nascimento.
Quero desejar um Feliz Natal a todos vocês que efetivamente fizeram parte dessa rede de vida e de solidariedade na Pastoral da Criança. Que o espírito da esperança e da promessa nos encha de expectativas, pois a espera é sempre gestadora de alegria, de arrumação, de beleza e de brilho.
Parabéns a todos vocês que estão fazendo o Menino Jesus nascer na vida e no coração de tantas pessoas e que o ano de 2012 seja todo ele repleto de muitas graças e bênçãos do céu”.
Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional da Pastoral da Criança
O arcebispo da Paraíba, e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, dom Aldo Pagotto também escreveu uma mensagem de natal.
Leia abaixo à íntegra da mensagem:
“O Natal chega de novo e a gente nem percebe, porque o sentido do Natal foi engolido pelo comércio. Correria. Agitação. Compra de brinquedos caros que se quebram facilmente. Comida pesada acaba fazendo mal para adultos e para a criançada. Para que tanta correria e preocupação com muitas coisas exteriores? Entretanto, nós só encontramos o sentido do Natal se for vivido em família.
Somente Jesus Nosso Senhor pode dar sentido ao Natal, pois Ele é a razão da nossa vida e da vida da humanidade. É Jesus quem veio para reunir os filhos e filhas de Deus que estavam dispersos, separados pelo ódio ou intrigados pela inveja. É Jesus quem nos faz acreditar que é possível mudar a sociedade se deixarmos que Ele transforme o nosso egoísmo em amor e a vingança em perdão e reconciliação.
É Jesus quem nos pede amar uns aos outros, sabendo que ainda existe muita dor nos corações feridos. Há muita gente que sofre e a gente nem se dá conta. Traição, desprezo, abandono, distâncias. É Jesus quem nos ensina a superar nossos próprios erros para tentar ajudar a nós e aos outros, desarmados, desapegados do amor próprio, das vaidades e preconceitos.
É Jesus quem nos ensina a abominar a corrupção, a mentira, a falsidade, o apego ao dinheiro e a tanta vaidade. Ensine seus filhos desde criança. Se você deixar de orientar e acompanhar a vida de cada um deles, gente não bem intencionada vai fazê-lo. Não deixe seus filhos soltos por aí se iludindo com as mentiras sobre Papai-Noel, alimentando uma falsa alegria e uma vida artificial, baseada no consumismo.
Que a liderança da Pastoral da Criança oriente as gestantes e as mãos para acolher Jesus, ensinando aos seus filhos que a verdadeira alegria do Natal é a vida em família, unidos na fé, trazendo o pão de cada dia partilhado com amor e união”.
Dom Aldo Di Cillo PagottoArcebispo da Paraíba e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança

Dom Severino Clasen deseja a todos um Natal abençoado
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Frei Severino Clasen, saúda todos os fieis e deseja a todos um Natal abençoado e espera que o ano vindouro, “seja de união e muita fé”. Na carta, dom Severino ressalta o real sentido do Natal e a “mágica noite em Belém”, aonde o Menino Jesus nasceu.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Severino Clasen:
É Natal,A salvação nasce dentro de um lar!Feliz e Santo Natal ao Povo de Deus em todo o Brasil!
Pastores de Belém foram surpreendidos por uma mensagem celeste anunciando que nascera o salvador da humanidade. Anjos cantando, estrelas no céu brilhando nos olhos daquela gente humilde e simples, que ficaram tomados de admiração, pois, a humanidade foi envolvida pela glória do Senhor, nosso Deus.
Já se passaram mais de dois mil anos e a humanidade deseja celebrar a festa do nascimento do Menino de Belém. As cidades estão enfeitadas, o poder público e privado enfeitam as ruas, praças e cidades. Agitações dentro dos lares para dar um tom novo e diferente do cotidiano.
As pessoas se programam para compras, festas, passeios e comemorações. Até parece um novo tempo, tudo parece resolvido! Vivemos “novos céus e nova terra”. Os ateus se unem aos crentes, os corruptos se aproximam dos inocentes, os autores de projetos que caçam os símbolos religiosos nas repartições públicas encenam conversão. Todos se tornaram cristãos? Os defensores da cultura da morte, que insistem em legislar o aborto, fazem uma trégua e admiram o menino recém-nascido, festejando a vida que nasceu. Talvez o fato do menino ter sido deitado sobre as palhas, numa estrebaria, seria muito insignificante para abortar. Parece que os problemas da humanidade estão resolvidos. Nos departamentos onde se defendem projetos que destroem a natureza e roubam o direito de tantos cidadãos viverem com dignidade, distribuem presentes, oferecem jantares e divertem-se de papai Noel. O natal está fazendo milagres? Resplandece a caricatura de um novo céu e uma nova terra. Mais uma mentirinha no natal do Senhor, jantares, saudações, almoços, trocas de presentes. Continua o mistério!
O nascimento do Menino continua secreto. Aonde ele vai nascer? Aonde encontrá-Lo? O mundo todo festeja, sem saber quem é o festejado, porque não importa saber quem é de fato o Menino Deus. Mas, onde ele está? Continua secreto, escondido, ausente, distante, misterioso. Falta mais um decreto, proibir festejar o Natal, pois o nosso Estado é um Estado laico... Vejam como o Menino “continua secreto,” anos luz” de distância de tantos lares.
Que impacto provocar para que o Menino seja reconhecido e anunciado? Ele não vem de família rica. Ele não faz shows, nem sensibiliza a grande imprensa, não dá lucro e nem agita as massas. Ele continua secreto, pois é contra a infidelidade, contra a droga, contra a promiscuidade, contra a libertinagem, contra o egoísmo, contra a corrupção, contra a falsidade, contra a concentração do lucro e contra a religião de consumo. Como está difícil de encontrar o Menino que continua secreto e quer se apresentar na noite de natal.
Perguntamo-nos: somos capazes de repensar à busca do sentido do natal como aconteceu naquela noite estupenda em Belém, que agitou os pastores, gente humilde e simples? Sim, podemos celebrar o natal do Senhor.
Tantos cristãos ocupados com as coisas de Deus, anunciando um novo mundo, edificando a paz e a justiça, leigos e leigas testemunhando um amor fiel a Nosso Senhor, movimentos, associações de leigos, pastorais, comunidades de vida, as CEBs, grupos de reflexão, círculos Bíblicos, grupos de novenas, os Conselhos de Leigos espalhados neste imenso Brasil, enfim, leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, missionários, sacerdotes e bispos. Todos se ocupando com a evangelização celebram o verdadeiro Natal do Senhor. Isso nos encoraja para que os dias festivos se estendam o máximo possível para experimentarmos por uns bons instantes a verdadeira paz que o Natal nos proporciona. Descobrimos que o Menino se instala dentro do nosso coração quando estivermos cobertos pela justiça e pela paz verdadeira. Esse é o Natal desejado para todos os cristãos de boa vontade.
Como Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, quero desejar a todos os cristãos um “Feliz e Santo Natal”! Ao mesmo tempo pedir coragem, empenho, constância para que o Laicato se firme como uma força enorme na evangelização da Igreja no Brasil.
Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas sintam-se todos abraçados e juntamente com os leigos, sujeitos da Evangelização, somar forças para implantar o Reino de Deus em nossa Pátria amada. Que no ano de 2012, ano da Fé, unamo-nos cada vez mais para acolhermos a todos na nossa querida Igreja Católica Apostólica Romana. Que todos os batizados, inspirados pelo Espírito Santo, cada um na sua função, na sua missão e no modo próprio de ser Igreja, seja um elemento forte na divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. Que Maria, a Mãe do Menino Deus, com sua ternura de mãe, nos aponte o caminho para seguirmos Jesus Cristo.
Fraternalmente,
Dom Frei Severino ClasenBispo de Caçador e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato

Dom Anuar Battisti faz visita aos detentos da Penitenciária Estadual de Maringá
O arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, participou ontem, 22, de um culto ecumênico com líderes de várias denominações, na Penitenciária Estadual de Maringá. “Espero que em 2012 possamos estar unidos sem as grades”, disse o arcebispo ao iniciar sua pregação aos detentos.
Em seu discurso, dom Anuar enfatizou que “o amor de Deus é que une os presos e os que estão fora das grades”.
A Igreja Católica em Maringá promove regularmente visitas aos detentos por iniciativa da Pastoral Carcerária, assessorada pelo padre Antônio Carlos da Silva.
Visita do papa
O papa Bento XVI fez um apelo contra a superlotação das prisões e pela dignidade dos presos, para que eles não tenham uma "dupla penalização", durante visita à prisão de Rebibbia, no último domingo, 18.
O Santo Padre chegou por volta das 10 horas e foi recebido pela ministra italiana da Justiça, Paola Severino, pelo chefe do Departamento de Administração Penitenciária, Franco Ionta, pelo diretor do Instituto, Carmelo Cantone, e pelos capelães Per Sandro Spriano e Roberto Guarnieri.
O encontro com os detentos, que durou cerca de uma hora, aconteceu na capela do "Pai Nosso", dentro do presídio. O papa lembrou a frase do Evangelho "Eu estava preso e viestes me ver" (Mateus 25, 36), que "expressa o sentido pleno da minha visita a vocês hoje".

Dom Fernando Saburido divulga carta-convite para o Dia Mundial dos Enfermos 2012
Através de uma carta assinada pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, que é bispo referencial da Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e por Vandson Holanda, coordenador regional da entidade, o Regional Nordeste 2 inicia os preparativos para o 20º Dia Mundial dos Enfermos, que acontecer no próximo dia 11 de fevereiro.
No texto da carta, dom Fernando e Vandson convidam todas as dioceses, paróquias e organizações da saúde da região a realizar atividades nas comunidades e hospitais tendo a preocupação com o doente em destaque. “Será uma grande oportunidade para refletirmos a atenção dada aos nossos irmãos fragilizados. Aquele que está enfermo deve estar no centro da nossa atenção para que nenhum deles se sinta esquecido ou marginalizado” completa texto.
Foi enviado às dioceses, paróquias e hospitais do regional, o cartaz que traz uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e espaço para as comunidades incluírem suas atividades locais. Apóiam a iniciativa a Santa Casa de Misericórdia de Recife e as Edições Paulinas.
Outras informações sobre o Dia Mundial do Enfermo 2012 podem ser conferidas nos sites: http://www.pastoraldasaudene2.org.br/ ou http://www.cnbbne2.org.br/.
Dia Mundial dos Enfermos
A data foi instituída em 1992 pelo papa João Paulo II por ocasião da solenidade da Virgem de Lourdes. Para o papa “a pessoa doente, além de cuidados terapêuticos, deve receber também cuidados humanos que rompem a solidão e oferecem ao enfermo força para viver uma situação de grande dificuldade".
Confira na íntegra a mensagem de Natal de dom Fernando Saburido:
"Queridos irmãos e irmãs,
O Natal é a festa da Palavra. Nós, cristãos, acreditamos que uma Palavra revelou: o mundo está ‘grávido’ de Deus. O nascimento de Jesus é a manifestação desse mistério da presença divina na história. Atualmente, nossa sociedade está inflacionada por muitas palavras e imagens. Tende a tornar a comunicação uma mera publicidade comercial. Por isso, mais do que nunca, nós que cremos que a Palavra Divina se fez carne somos chamados/as a testemunhar a importância e a centralidade desta Palavra em nossas vidas e na nossa fé.
O mundo atual se debate em uma grave crise econômica, ética e cultural. Em vários países, setores da juventude têm ido às ruas e praças para pedir outra forma de organizar o mundo que não seja a partir do mercado e do lucro privado de minorias, ao custo do desemprego e do sofrimento de multidões. É uma situação de escuro, na qual não se vislumbra um futuro promissor. Como na noite do Êxodo bíblico da qual fala o livro da Sabedoria e a noite na qual nasceu Jesus em Belém, a Palavra de Deus pode ser luz e servir de orientação para que o mundo resolva seus conflitos no diálogo e no respeito ao direito de todos.
Hoje, o Natal vai além da sua importante dimensão religiosa. Serve também de ocasião para que as pessoas se confraternizem e expressem umas às outras o seu bem-querer. Isso é bom e humano. Mesmo como festejo popular e simplesmente civil, o Natal pode ser uma feliz ocasião de vivermos um encontro com as outras pessoas e isso está dentro do espírito da celebração. Afinal, damos presentes uns aos outros porque recebemos de Deus o primeiro e maior presente. Podemos viver essa troca de presentes e de cartões desejando feliz Natal sem ceder ao comercialismo que tenta fazer da festa mera ocasião de mais lucro e consumismo. O Natal pode ser uma excelente contribuição do cristianismo para toda a humanidade, se esta festa puder ser ocasião para se celebrar o diálogo e a amizade humana, sinais privilegiados de que, em cada pessoa humana, há uma dimensão divina.
Celebramos este Natal de 2011, às vésperas do início das comemorações do 50º aniversário do Concílio Vaticano II que trouxe à Igreja e ao mundo, como disse o papa João XXIII, um novo Pentecostes. Neste cinquentenário do Concílio, a nossa arquidiocese está vivendo um momento novo e fecundo. Os seis Vicariatos e as doze Comissões Arquidiocesanas de Pastoral estão elaborando para nossa Igreja particular um novo Plano de Pastoral que aplicará à nossa região as diretrizes pastorais da CNBB (DGAE) e nos ajudará a sermos cada vez mais uma Igreja discípula de Jesus e missionária, no testemunho do reino de Deus no mundo. O objetivo desse plano é assegurar que nossa palavra seja expressão da Palavra Divina que nos foi dada no Natal. O Plano de Pastoral deve fazer com que a nossa palavra seja, como diz o Evangelho, acompanhada pelos sinais concretos que realizamos (Cf. Mc 16, 20).
A encarnação de Jesus em nosso mundo aparecerá hoje se nos tornarmos, cada vez mais humanos e capazes de dialogar e de viver em comunhão. O mundo reconhecerá essa presença de Jesus no meio de nós se nossas vidas se tornarem sempre mais a serviço da humanidade. Assim, testemunharemos que, dentro de nós mesmos e nesse mundo que jaz na escuridão, há um presépio, no qual descansa não mais o menino Jesus e sim o Cristo ressuscitado, na forma dos rostos concretos das pessoas com as quais convivemos e que encontramos no hoje de nossas vidas.
Que a luz do amor divino rompa todas as escuridões, de nossos corações e das estruturas do mundo. Com este desejo imenso de viver o idioma do diálogo como cântico universal do Natal, saúdo de coração a todos os fiéis da nossa arquidiocese, a todos os irmãos e irmãs de outras Igrejas cristãs que, conosco celebram que o Verbo Divino se fez carne e a todas as pessoas de boa vontade.
A todos/as, desejo um Feliz Natal!"

Instituto Regional de Pastoral Catequética reúne coordenadores em Belo Horizonte
O Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), promove entre os dias 3 a 13 de janeiro de 2012, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (MG), o  curso de formação para coordenadores diocesanos de catequese.
O curso existe há 25 anos e nessa edição reunirá cerca de 180 catequistas divididos em quatro módulos em dez dias de aula. O IRPAC tem por objetivo preparar coordenadores de catequese, nos vários níveis de Igreja, visando a formação pessoal e eclesial, além de refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja e capacitar agentes multiplicadores para a formação de catequistas de base.
O IRPAC contará com uma extensa programação em cada dia de atividade. Além da presença do padre João Batista Libânio, jesuíta e teólogo da Faculdade Jesuíta de Filosofia  e Teologia (FAJE), que falará sobre Catequese e Juventude, o professor de filosofia Ricardo Fenati abordará a temática “Felicidade”. Dentre as atividades previstas haverá também uma mesa de trabalho para  debater o futuro da Catequese.
O curso contará ainda com a participação do bispo referencial da Catequese no Regional Leste 2 e bispo diocesano de Téofilo Otoni (MG), dom Aloísio Jorge Pena Vitral; e da coordenadora do IRPAC, Lucimara Trevizan.

Cardeal Odilo Pedro Scherer aponta Jesus como referencial do Natal
O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 23, na Cúria Metropolitana, no bairro de Higienópolis, na qual falou aos jornalistas sobre o Natal, avaliou o ano de 2011 e apontou perspectivas para o próximo ano. Além de reforçar seus votos de um abençoado Natal a todos, o arcebispo ressaltou a necessidade de chamar a atenção da população para o real significado do Natal cristão, ou seja, o nascimento de Jesus.
“O Natal é uma das festas maiores do cristianismo e, por isso, neste momento, quando se aproxima o Natal, a Igreja chama o povo para a reflexão, oração, para ações de solidariedade e também para participação das celebrações”.
Também de acordo com dom Odilo, é preciso, cada vez mais, ligar o Natal a Jesus Cristo, pois se percebe que “na grande opinião pública sempre mais vai acontecendo um desligamento do Natal em relação a Jesus Cristo, que é, de fato, a figura referencial do Natal”.
Neste aspecto, destacou o cardeal, outras interpretações da data tomam conta da cultura e das manifestações, deixando de lado Jesus Cristo, que, conforme lembrou dom Odilo, é um personagem da história e, portanto, não é apenas significativo para os que creem em Deus e no próprio Cristo.
Como exemplo, o arcebispo falou sobre o subsídio lançado pela arquidiocese, convidando as pessoas a viverem o Advento e Natal em Família.
Solidariedade na Favela do Moinho
Dom Odilo disse que a população de São Paulo se entristeceu com o incêndio que devastou parte da Favela do Moinho, na região central, que causou duas mortes e três feridos, na última quinta-feira, 22.
Segundo o cardeal, essa tragédia levanta diversas questões a serem refletidas nesta véspera de Natal, como a precariedade na qual ainda vivem muitas pessoas na cidade, situação essa agravada para os que perderam tudo no incêndio.
Dom Odilo afirmou que essas pessoas dependem das estruturas de assistência social da cidade e também da solidariedade social. Para isso informou que a Cáritas Arquidiocesana lançou uma campanha na qual disponibiliza uma conta bancária para arrecadação de doações. Ele também destacou o trabalho da Comunidade Aliança de Misericórdia no local, que também está se mobilizando para receber doações em gêneros.
Avaliação de 2011
Ao falar sobre a caminhada da Igreja neste ano, dom Odilo fez uma avaliação positiva. Na arquidiocese, de modo particular, foi dada uma atenção especial às paróquias, a partir de sua Carta Pastoral, “Paróquia, torna-te o que tu és”. “As paróquias são a expressão mais concreta da Igreja”, ressaltou.
Na Igreja como um todo, o cardeal não deixou de recordar a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, Espanha. “Foi um evento extraordinário, que reuniu mais de dois milhões de jovens”, lembrou.
Outro momento forte foi o anúncio do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ, de 23 a 28 de julho de 2013, com a expectativa da presença do papa Bento 16.Dentro da preparação da próxima JMJ, dom Odilo lembrou a colhida dos símbolos peregrinos da jornada – a Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora –, durante o evento “Bote Fé”, em 18 de setembro em São Paulo. A peregrinação neste momento segue pelas dioceses do Nordeste. “A Jornada Mundial da Juventude, portanto, está marcando a vida da Igreja no Brasil”, garantiu.
2012: ano de comemorações
Ao falar sobre as perspectivas da Igreja no Brasil e no mundo para o próximo ano, o cardeal Scherer destacou o início das comemorações dos 50 anos da realização do Concílio Vaticano 2º (1962-1965).
No Brasil, informou dom Odilo, as comemorações deste cinquentenário começarão em abril, durante a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP). “Faremos a abertura de um período de quatro anos de comemorações do jubileu de ouro do concílio”, explicou.
Em Roma, conforme explicou o arcebispo, o jubileu será aberto em outubro, durante a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, outro grande evento mundial de 2012.
Este sínodo de outubro reunirá bispos do mundo todo para refletirem sobre a nova evangelização para transmissão da fé, como foi proposto por Bento XVI. “O Sínodo já está sendo preparado e temos certeza que o tema é de grande interesse para a vida da Igreja e, por isso, terá grande impacto para o futuro da vida e da missão da Igreja.Também dentro das comemorações do jubileu do Concílio Vaticano 2º, dom Odilo lembrou a abertura do Ano da Fé, cujo anúncio foi feito pelo papa em novembro, com a publicação da carta apostólica “Porta Fidei”.
Na arquidiocese de São Paulo, 2012 também terá como destaque a comemoração do 70º aniversário do Congresso Eucarístico Nacional de 1942. “Este congresso marcou fortemente a cidade e a comunidade católica”, afirmou dom Odilo, informando que para festejar a data, será realizada uma grande concentração no centro da cidade, na solenidade de Corpus Christi, em 7 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário