terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval de Ilhéus será aberto neste sábado

Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, Tonho Matéria e grandes nomes da música regional serão as atrações do Carnaval de Ilhéus, que será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18) na avenida Soares Lopes. Além disso, a maior festa popular de Ilhéus contará com dois trios elétricos de grande porte, vários mini trios e com a participação de mais de 80 blocos independentes, os chamados blocos de sujos, blocos afros e a escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do bairro Teotônio Vilela. Também serão montada praças de alimentação, espaços alternativos para blocos e bailes infantis e a tradicional praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde serão relembradas as musicas que marcaram os grandes carnavais.

A segurança será outro destaque do Carnaval de Ilhéus. Na reunião preparatória do evento, realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, ficou confirmado que a festa vai contar com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito da festa serão fechadas com a revistas dos foliões e monitoramento.
Esse ano o Carnaval de Ilhéus vai homenagear Jorge Amado, o mais importante escritor baiano, que estaria completando 100 anos, caso estivesse vivo. O tema da festa será “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós”. Toda a avenida Soares Lopes será decorada com peças contando a história da vida, dos personagens e das obras de Jorge Amado. O secretário Paulo Moreira alerta, ainda, que o clima de segurança estará inserido em toda a festa, até mesmo a decoração, que vai contar com faixas por toda a avenida destacando a frase de Jorge Amado que diz: “Se você é de paz, pode entrar”.
De acordo com a programação, a festa começará ao meio dia e se estende até a meia noite, como forma de garantir muito mais segurança para os foliões. “A idéia é de fazer uma festa da família, de resgate cultural e de paz, onde todos possam se divertir com tranquilidade”, afirmou Paulo Moreira. E ainda para garantir a segurança, será implantado um esquema de iluminação da área externa da folia e a Prefeitura de Ilhéus já entrou em contato com as empresas de transportes coletivos para montar um esquema especial de circulação dos ônibus durante o período da festa. Já a Secretaria de Saúde vai colocar um posto médico para o atendimento, que será montado da praça Castro Alves, e ainda ambulâncias do Samu para o atendimento de emergência. Também serão distribuídos preservativos para os foliões.
Ainda na parte de infraestrutura e organização, já está sendo feito o cadastramento dos ambulantes que atuarão no circuito da folia. Esse cadastramento está sendo realizado pela Associação dos Ambulantes de Ilhéus, contando com o apoio da Secretaria de Turismo. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano montou um esquema especial de limpeza durante todos os dias da folia. A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, além de disponibilizar o efetivo da Guarda Municipal para auxiliar na segurança, também colocará agentes de trânsito durante todo o carnaval, que farão o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas. A idéia, segundo Paulo Moreira, é fazer uma festa mais animada, organizada e em total clima de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário