quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Jesus retira o homem do povoado, não o cura totalmente na primeira vez que lhe impõe as mãos, o deixa totalmente curado na segunda vez que lhe impõe as mãos e diz para ele não entrar no povoado. Esses elementos nos ajudam numa reflexão sobre o Evangelho de hoje. As pessoas vivem em sociedade e, geralmente, assumem integralmente os seus valores. Esses valores muitas vezes se tornam um obstáculo para a atuação da graça e para a verdadeira libertação dessas pessoas. Depois que a libertação acontece, essas pessoas não podem assumir novamente todos os valores da sociedade, pois voltarão a viver na escuridão do erro e do pecado.
NOTÍCIAS
Papa nomeia bispo para Pesqueira e arcebispo para Campinas
Comissão participa de audiência sobre situação dos afetados por desastres socioambientais
Consep destaca Plano Quadrienal no segundo dia de reunião
Presidência da CNBB dará coletiva de imprensa nesta quinta-feira
Fiéis lotam ginásio para acolher dom José Francisco Rezende Dias
Saudação da CNBB aos novos bispos nomeados para Campinas e Pesqueira
Regional Noroeste da CNBB promove o 2º Curso de Formação Missionária
Papa nomeia bispo para Pesqueira e arcebispo para Campinas
O papa Bento XVI nomeou na manhã de hoje, 15, para a diocese vacante de Pesqueira (PE), o bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Salles. E para a arquidiocese de Campinas (SP), transferiu o bispo de Mogi das Cruzes (SP), dom Airton José dos Santos.
Dom José Luiz Ferreira Salles nasceu em janeiro de 1957, em Itirapina (SP). Sua ordenação episcopal foi em sua terra natal, em 1985, e a ordenação episcopal foi em 2006, na capital cearense.
Fez Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (SP).
Dom José Luiz já trabalhou nas Missões Populares, foi coordenador da equipe missionária em Garanhuns (PE), administrador paroquial na par[oquia de São Pedro, em Caraúbas, da diocese de Campina Grande (PB) e foi nomeado reitor da Casa de Teologia Inter-Provincial dos Missionários Redentoristas em Fortaleza (2005-2006).
Seu lema episcopal é “Deus é Amor”.
Dom Airton José
Já o novo arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos, nasceu em 1956, em Bom Repouso (MG). Sua ordenação episcopal se deu no dia 02/03/2002, em São Bernardo do Campo (SP). Estudou Filosofia na Faculdade Associadas do Ipiranga (SP) e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP).
Dom Airton foi bispo auxiliar de Santo André (SP), secretário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância (2007 a 2011).
Seu lema Episcopal é “Para Fazer ó Deus a Tua Vontade”.

Comissão participa de audiência sobre situação dos afetados por desastres socioambientais
A comissão provisória do Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (MONADES) está reunida em Brasília (DF) desde o dia 14 para planejar sua atuação em 2012, em que se destacam os passos para a participação na Cúpula dos Povos, que acontecerá paralelamente à Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente, a Rio+20.
Proposta pelo MONADES será realizada na tarde de hoje, 15, uma audiência com membros de vários ministérios. Na ocasião, os afetados que compõem a comissão provisória apresentarão reivindicações em relação às necessidades das milhares de famílias acampadas há anos por terem perdido tudo em desastres socioambientais.
Além disso, o MONADES apresentará propostas de políticas públicas de caráter preventivo e de atendimento urgente aos afetados por esses desastres.
Junto com a expectativa de que as reivindicações e propostas sejam acolhidas e transformadas em ações concretas, o MONADES tem como objetivo permanente apoiar a organização dos afetados para que exijam a garantia de seus direitos e fiscalizem as ações e a destinação dos recursos públicos.

Consep destaca Plano Quadrienal no segundo dia de reunião
No segundo dia de reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), 15, vários temas entraram na pauta. O subsecretário adjunto de pastoral, padre Francisco de Assis Wloch, anunciou aos bispos que está em fase de conclusão o Plano Pastoral do Secretariado Geral para os próximos quatro anos.
O plano reúne os projetos de cada uma das 12 Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está sendo elaborado desde agosto de 2011. A novidade é que, anteriormente, o Plano era traçado para dois anos e, a partir de agora, passa a ser quadrienal.
“O objetivo do plano é fazer com que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas na Assembleia do ano passado, se concretizem por meio das Comissões Episcopais Pastorais”, disse o padre Francisco. A expectativa é de que o lançamento do plano seja no início do mês de março.
Outro tema que os bispos discutiram na manhã de hoje foi a inclusão de uma análise da conjuntura eclesial nas reuniões do Consep. A proposta foi aprovada e a Presidência da CNBB nomeará uma equipe que se encarregará deste serviço.
Na tarde de ontem, 14, o Consep recebeu a visita do ex-secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Francisco Whitaker, para falar sobre o tema: energia nuclear. “É uma aventura tecnológica que não se mostra segura”, disse Whitaker. Ele insistiu na necessidade da CNBB de acompanhar este tema devido à complexidade que o envolve.
A reunião termina amanhã, 16, com uma coletiva de imprensa às 11h30, na sede da Conferência. Atenderão aos jornalistas o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damesceno Assis; o vice-presidente, dom José Belisário da Silva, e o secretário geral, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Presidência da CNBB dará coletiva de imprensa nesta quinta-feira
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dará uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 16, às 11h30, no encerramento da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que acontece na sede da instituição desde ontem.
Três temas marcarão a conversa dos bispos com os jornalistas: a Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade será julgada hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a situação dos povos indígenas Guarani Kaiowá e a atuação do Conselho Nacional de Justiça, que teve seus plenos poderes reconhecidos pela suprema corte do país no início do mês.
A CNBB foi uma das principais motivadoras da criação da Lei da Ficha Limpa por meio de projeto de lei de iniciativa popular. Sua plena aplicação já nas eleições deste ano é aguardada com ansiedade por todos que combatem a corrupção eleitoral no país.
Outro tema que preocupa a CNBB é a situação dos indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. No mês passado, o secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Leonardo Ulrich Steiner, visitou várias aldeias destes indígenas e se mostrou perplexo com a situação em que vivem.
“A situação é de desamparo e violência. Pelo constatado, a origem de todos os problemas está na falta de andamento dos processos de demarcações de terras tradicionais e na ausência de políticas publicas'', disse dom Leonardo tekoha Kurusu Amba, no município de Coronel Sapucaia.
O terceiro tema sobre o qual os bispos falarão na coletiva diz respeito à decisão do STF que os plenos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Avaliada positivamente pelo Consep, a decisão do Supremo foi motivada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), impetrada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (ABM) contra a Resolução 135 do CNJ.
Serviço: Coletiva de imprensa com a Presidência da CNBB
Presença:
1.    Cardeal Raymundo Damasceno Assis – arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB
2.    Dom José Belisário da Silva – arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB
3.    Dom Leonardo Ulrich Steiner – bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB
Data: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Horário: 11h30
Local: Sala de Imprensa da CNBB – SES – Quadra 801 – Conjunto B – Brasília-DF
Contatos: Assessoria de Imprensa – (61) 2103-8368

Fiéis lotam ginásio para acolher dom José Francisco Rezende Dias
Mais de 7mil fiéis oriundos das 75 Paróquias de nossa arquidiocese e de dioceses vizinhas lotaram o ginásio do Caio Martins, no dia 12 de fevereiro, para a posse do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Na cerimônia estavam presentes 22 Bispos, aproximadamente 130 padres, mais de 100 diáconos permanentes e transitórios, pouco mais de 80 seminaristas e cerca de 150 religiosos.
Dom José Francisco é o 5° Arcebispo de Niterói desde 26 de março de 1960, quando a Diocese de Niterói foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa João XXIII, através da Bula Quandoquidem verbis. A Arquidiocese teve como seu primeiro Arcebispo Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, despois Dom José Gonçalves Costa CSsR de 1979 até 1990, como 3° Arcebispo Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro de 1990 a 2003 e como 4° Arcebispo Dom Frei Alano Maria Pena O.P. de 2003 até 2011.
A cerimônia teve início às 15h no Ginásio do Caio Martins, Dom José Francisco após ser acolhido à entrada pelo Colégio dos Consultores e pelo Senhor Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, em seguida, recebeu o crucifixo, e  aspergiu a si mesmo e aos circunstantes com água benta. Entrando no Ginásio, foi aclamado pelos inúmeros fiéis, ao som do Ecce Sacerdos interpretado pelo Coral Arquidiocesano.
“A posse se deu conforme os ritos prescritos pelo Cerimonial dos Bispos e pelo Código de Direito Canônico vigente, diante dos presentes, ora testemunhas do ato, senhores Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados, Religiosos, Seminaristas, autoridades civis e militares e demais fiéis do Povo de Deus.” - Ata de posse.
Logo em seguida, Dom José concedeu entrevista coletiva no próprio ginásio, na qual ele apontou o novo desafio em sua caminhada. “Encaro esse novo desafio e conto com o apoio de toda a Arquidiocese de Niterói espero fazer um bom pastoreio aqui na Arquidiocese.”
Após a procissão de entrada e a saudação inicial da Santa Missa, foi apresentada ao Colégio dos Consultores pelo Reverentíssimo Monsenhor Luiz Gonzaga de Castro Azevedo, Chanceler da Cúria, a Bula Pontifícia da nomeação, cujo texto foi lido diante de todos os fiéis.
Terminada a leitura, Dom José Francisco foi saudado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Frei Alano Maria Pena O.P., que deixou a função de Arcebispo de Niterói em conformidade com o em conformidade com o cânon 401, parágrafo 1º do Código de Direito Canônico, permanecendo desde então como Administrador Apostólico da Arquidiocese, do qual passou à condição de Arcebispo Emérito de Niterói.
Logo em seguida, Padre. Carmine Pascale dirigiu algumas palavras ao Arcebispo em nome do clero de Niterói; Rosa Maria Nacif o acolheu em nome do laicato. Para falar em nome da Diocese de Duque de Caxias, cujo governo Dom José Francisco deixava naquele momento, o Padre Renato Gentile proferiu algumas palavras.
Após a proclamação das leituras, Dom José Francisco se dirigiu pela primeira vez ao seu povo, na homilia.Dom José ao final da cerimônia aproveitou para agradecer às autoridades e a presença de todos os fiéis, e aproveitou para pedir desculpas a todos os que não conseguiram entrar no ginásio, pois a capacidade do mesmo já tinha atingindo o número estabelecido pela Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), responsável pela administração do local. Segundo a Suderj o fechamento dos portões se deu por medida de segurança. E em seguida recebeu os comprimentos dos fiéis na quadra.
A Orquestra infantil da viação Nossa Senhora do Amparo de Maricá “Projeto de Flauta doces e cordas” tocaram e as músicas: Azul da Cor do Mar de Tim Maia, Aquarela Brasileira de Toquinho, a Nona Sinfonia de Beethoveen e Ave-Maria. Enquanto o Nosso Arcebispo recebia os cumprimentos. A rádio Anunciadora atingiu o pico de audiência na transmissão da cerimônia que teve inicio às 14h com os locutores Nélio do Amparo e Cassio Rocha e uma participação especial do Luís Marcelo coordenador da PASCOM do vicariato de São Gonçalo que ajudou nos comentários da celebração.

Saudação da CNBB aos novos bispos nomeados para Campinas e Pesqueira
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB saúda com alegria o novo arcebispo de Campinas-SP, Dom Airton José dos Santos, e o novo bispo da diocese de Pesqueira-PE, Dom José Luiz Ferreira Salles, nomeados nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, pelo Santo Padre Bento XVI.
Transferido de Mogi das Cruzes-SP, Dom Airton leva consigo toda a experiência de dez anos de ministério episcopal iniciado na diocese de Santo André em 2002 onde foi auxiliar até 2004. Ao Regional Sul 1 da CNBB tem prestado também relevantes serviços, ancorado sempre em seu lema episcopal: “Para fazer a tua vontade”.
Dom José Luiz que, desde 2006, é bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza-CE, assume agora uma nova missão. A mensagem que levará ao povo de Deus presente na diocese de Pesqueira vai explícita em seu lema episcopal: “Deus é amor”.
Aos dois irmãos que assumem, na alegria da fé e na comunhão com o Santo Padre, este novo serviço, manifestamos a mais profunda gratidão e reconhecimento por todo trabalho que, até agora, desempenharam nas dioceses em que se encontravam. Assegurando-lhes nossa comunhão episcopal, auguramos a Dom Ariton e a Dom José Luiz votos de profícuo ministério junto ao povo de Deus nestas novas dioceses que agora lhes são confiadas. Pedimos a Nossa Senhora Aparecida que os acompanhe e lhes alcance de Deus copiosas bênçãos e graças.
Brasília, 15 de fevereiro de 2012

Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

Regional Noroeste da CNBB promove o 2º Curso de Formação Missionária
O Centro de Formação da arquidiocese de Porto Velho (RO) foi palco, no último dia 5, de um encontro nacional para conhecer a realidade da missão no Brasil. Trata-se do 2º Curso de Formação para Missionários para a Amazônia.
Com uma missa, celebrada pelo bispo da diocese de Cruzeiro do Sul (AC) e presidente do Regional Noroeste da CNBB (Acre, sul do Amazonas e Rondônia), dom Mosé João Pontelo, aconteceu a abertura oficial do evento. Em seguida no auditório se deu prosseguimento aos estudos da missão no norte do país.
O grupo participante foi composto por 29 missionários, sacerdotes, religiosos e leigos. “O curso foi um tempo muito rico de aprendizagem da historia, da teologia, da ecologia, da cultura, do jeito peculiar de ser dos povos em terras amazônicas, onde o Senhor nos chamou e enviou a missionar”, disse a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, irmã Maria Irene Lopes.
“Somos agradecidos por esta oportunidade que nos foi oferecida pelo Regional Noroeste. Esperamos ser e fazer o melhor que podemos junto ao povo de nossa missão”, disseram os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário