segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sebrae-Ilhéus define ações prioritárias para Oficina de Planejamento

Gestores de Projetos e Atendimento da Unidade Regional do Sebrae, em Ilhéus, participaram na última quinta-feira (9) de uma reunião preparatória para a Oficina de Planejamento que começa nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 15 de fevereiro, em Vitória da Conquista, reunindo as equipes da cidade anfitriã e das unidades de Ilhéus e Barreiras. Na Oficina, os técnicos e gestores vão participar da elaboração do Plano de Trabalho para 2012 – Planejamento Tático Operacional – por Regional e projeto. Todos os planos devem estar estruturados para validação no último dia do evento.

Ao destacar a importância da oficina, o coordenador regional Renato Lisboa afirma que “é produtivo trabalhar em equipe para descobrir a melhor forma de atuação, partilhando experiências e conhecimentos”. Com orçamento aproximado de R$ 2 milhões, os Pontos de Atendimento de Ilhéus e Itabuna apresentam nove Planos de Trabalho nas áreas de Atendimento Empresarial, Apicultura, Turismo, Bovinocultura de leite, Agroindústria, Comércio e Serviços, Indústria Pesqueira e Território de Cidadania. A unidade Regional de Ilhéus atende a 29 municípios do sul da Bahia, com população total de 804 mil habitantes (IBGE/2010), representando 4% do Produto Interno Bruto (PIB) Estadual.
Novas ações 
Como exemplo das novas ações previstas para este ano, a gestora do Ponto de Atendimento de Itabuna, Andréa Muniz, prevê a realização de oficinas de capacitação dirigidas a Empreendedores Individuais, em áreas como Controle Financeiro, Formação de Preços e Vendas. “A meta é atender a cinco mil empreendedores na sede e mais 18 municípios do entorno”, completa. Também em Itabuna, segundo a gestora de Projetos Especiais, Valdinéia Borges, uma ação do Programa de Alimentos Seguros (PAS) vai beneficiar vendedores ambulantes que atuam no centro da cidade. 
A gestora do Projeto de Comércio e Serviços, Karla Peixoto, contempla em seu Plano de Trabalho o atendimento a demandas da Associação de Mercados e Supermercados de Bairro de Itabuna (Redemec) por novas missões empresariais. Com apoio do Sebrae, a associação registrou, nos últimos quatro anos, 70% de aumento médio no faturamento das lojas, ampliação de 55% na oferta de vagas de empregos diretos e capacitação de 100% dos gestores. Treinamentos Gerenciais Básicos (TGB) também beneficiarão os integrantes das Associações dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles) e de Ilhéus (Asbelc).
O gestor do Projeto de Apicultura Mata Atlântica, Jefferson Lomanto, prevê ações de capacitação em gestão para os 120 associados da Casa de Beneficiamento de Pólen, no sul da Bahia. Atuando também como gestor do Projeto Território de Cidadania Litoral Sul, ele coordenará a ampliação do Programa de Atendimento Ativo Negócio a Negócio para 24 (do total de 26) municípios do Território ainda não atendidos, apresentando soluções empresariais a Empreendedores Individuais e empresários da economia popular.
Nos outros dois municípios do Litoral Sul, Itabuna e Ilhéus, já contemplados pelo projeto Negócio a Negócio, os 2.589 empreendedores que serão beneficiados este ano, de acordo com o gestor José Carlos Oliveira, terão acesso a oficinas de Gestão Financeira, Estratégias Empresariais, Marketing e Logística. Essa meta inclui, ainda, municípios fora do Litoral Sul como Ibicuí, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória e Ibirapitanga.
Entre os projetos para o sul da Bahia, o Vida Melhor Rural levará os programas de capacitação para qualificação de gestores e mão de obra ao Terminal Pesqueiro de Ilhéus, Laticínios, unidades de beneficiamento de achocolatados da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e aos agricultores familiares da Fábrica de Chocolates Finos de Ibicaraí, este último projeto sob gestão do consultor do Sebrae, Lin Del Rey Oliveira.
APartilhando a gestão do Programa Sebrae para Empresas Avançadas - Sebrae Mais, os consultores João Carlos Batista e Eduardo Benjamin Andrade incluíram no Plano de Trabalho a realização de Encontros Empresariais, beneficiando inicialmente, 20 empresários da unidade regional de Ilhéus. O Sebrae Mais já oferta um pacote de soluções com os cursos Empretec, Internacionalização, Encontros Empresariais, Gestão Financeira e Gestão da Informação. O Projeto de Turismo e Cultura da Costa do Cacau trabalha com ações de acesso ao mercado, estímulo de cooperação empresarial, profissionalização na gestão do turismo e fortalecimento da cultura regional. A gestora, Claudiana Campos Figueiredo, explica que para 2012 haverá novas ações em quatro eixos: Acesso ao Mercado, Educação e Gestão, Inovação e Tecnologia e Produção Associada ao Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário