sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ceaes discute na UESC "Graduação nas Universidades Estaduais: Desafios e perspectivas"

Com o tema "A Graduação nas Universidades Estaduais: Desafios e perspectivas" a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, foi sede do primeiro Seminário da Comissão Estadual de Estudos de Avaliação da Educação Superior (Ceaes), no interior do estado. O evento contou com a participação dos Pró reitores de Graduação das quatro universidades estaduais da Bahia e Institutos Federais e o coordenador da Coordenação de Desenvolvimento do Ensino Superior - Codes, além de representantes do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria de Planejamento (Seplan).
A mesa-redonda "O cenário da graduação nas Universidades Estaduais" iniciou a apresentação do relatório que dará origem ao documento Ações Institucionais de Avaliação das Universidades Estaduais da Bahia: Termo de Referência" que será apresentado pelo governo baiano, através da Secretaria da Educação, à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Trata-se de uma ação para subsidiar estudos estratégicos sobre o ensino superior na Bahia, intensificar o diálogo com o Conselho Estadual de Educação e iniciar um processo de colaboração entre a Sesu/MEC e a Secretaria da Educação.
Na abertura do encontro a reitora da UESC, professora Adélia, disse que "este trabalho não começa agora, mas a sua descentralização sim e, para a UESC, é uma satisfação ser a instituição que acolhe o primeiro encontro de trabalho fora de Salvador. Trata-se de um grupo formado representantes das quatro universidades e que têm autonomia por que são as Comissões Próprias de Avaliação – CPA's, com um acúmulo de informações, que lhes permitem construir coletivamente elementos importantes para sinalização de uma política da educação superior na Bahia, norteador das quatro universidades e para a sociedade baiana. "
A professora Adélia Pinheiro destacou "a responsabilidade que historicamente as universidades estaduais têm assumido no interior da Bahia com compromisso e desempenho de forma que hoje contamos com a construção na educação superior no desenvolvimento da pesquisa, da produção do conhecimento e na socialização de todo conhecimento produzido em prol da sociedade, na sua quase totalidade, pelas universidades estaduais. Esse é um registro importante que da a dimensão da importância que têm as universidades estaduais nesse processo e que deve marcar uma política estadual para a educação superior do Estado da Bahia." Afirmou a reitora.
Para a representante do Conselho Estadual de Educação, professora Alda Muniz Pepe, a graduação é talvez o maior trabalho, em termos de quantidade, das universidades e por isso requer muita atenção à sua qualidade. Enquanto o coordenador geral da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior – Codes, Nildon Pitombo, representando Secretaria Estadual de Educação, disse que "é um prazer pode constatar que o relatório aponta caminhos que permitem amplo debate revelando a importância da delimitação dos primeiro passos da educação superior no Estado da Bahia. Adiantou que as próximas reuniões em outros espaços das universidades estaduais revelam um indicador de que o debate toma consistência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário