quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estudantes de Ciências Sociais realizaram encontro nordestino

Cerca de 400 graduandos do curso de Ciências Sociais de 11 universidades da região Nordeste, realizaram, de 5 a 8 de abril, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, o III Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais - ERECS/NE, com o objetivo de discutir a sociologia no ensino médio, o ensino crítico e a profissionalização dos cientistas sociais. Além disso, promoveram debate sobre o tema “Identidades, ideologias e a crise política: a atuação dos movimentos sociais na contemporaneidade”.

Coordenado pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UESC, o encontro foi aberto com a participação da reitora Adélia Pinheiro, do pró-reitor de Graduação, Elias Lins, da diretora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Josane Morais, da coordenadora do curso de Ciências Sociais, Anatércia Lopes, do coordenador do Centro Acadêmico, Hilheno Miranda, além do coordenador do Erecs 2012, Emanuel Luz, que é estudante da UESC, e do professor Sérgio Ricardo, que fez uma palestra sobre a Crise Econômica Mundial.
Na oportunidade, a reitora parabenizou os estudantes de Ciências Sociais da UESC pela coragem de promover o evento, considerando ser um curso novo na Instituição, implantado em 2009, numa resposta à demanda pela formação de professores para a educação básica. Através de solicitação do Centro Acadêmico e do Colegiado do curso, foi autorizado o uso do campus para o alojamento dos estudantes, de três auditórios e salas de aula para as atividades do evento. Estiveram em Ilhéus, estudantes das universidades federais da Bahia, do Recôncavo Baiano, do Vale do São Francisco, do Ceará, de Alagoas, da Paraíba, do Maranhão, do Rio Grande do Norte, do Piauí, além da UESC e da estadual do Ceará.  
Os estudantes participaram de mini cursos, oficinas, vivências e debates com o objetivo de promover o fortalecimento e integração do movimento estudantil na área, além de incentivar a produção acadêmica. Durante o evento, foram apresentados cerca de 140 trabalhos acadêmicos nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, sob a coordenação de professores da UESC. “O evento foi importante porque mostra também para a comunidade que o cientista social é um profissional comprometido com a luta pela redução das desigualdades sociais, por maior acesso à educação e pelos direitos humanos”, afirmou o coordenador do evento, Emanuel Luz.
Ato Público – No sábado, dia 7, às 18 horas, os estudantes realizaram um ato público na avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus, durante o qual protestaram pela redução do orçamento público para a educação realizado pela presidente Dilma Roussef e manifestaram apoio à campanha nacional que propõe a destinação de 10% do PIB para o setor, ao direito de livre expressão e de orientação sexual.
Antes do ato público, os participantes do Erecs, divididos em quatro grupos, fizeram visitas à tribo indígena Tupinambá, ao centro histórico de Ilhéus, ao assentamento Dom Helder Câmara e ao Terreiro Matamba Tombeci Neto, localizado no bairro da Conquista, onde foram saudados com a festa de Exu. Os estudantes participaram ainda de festas promovidas no espaço Inferninho com as bandas Mendigos Blues, A Célula e música eletrônica. Na plenária final, decidiram que o próximo encontro, em 2013, será realizado em João Pessoa, na Paraíba. No encerramento, houve apresentação, no espaço Céu, do grupo afro Dilazenze, que acabou com samba de roda.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário