quarta-feira, 11 de abril de 2012

Itabuna: apenas 24% das notificações de dengue são confirmadas em laboratório

A recomendação para qualquer pessoa que tenha os sintomas típicos da dengue (febre alta, desânimo, dor de cabeça, nos olhos e por todo o corpo) é de que procure imediatamente orientação médica. Em caso de suspeita da doença, o diagnóstico precoce é o meio mais eficaz para evitar um agravamento, embora nem sempre o diagnóstico clínico se confirme em laboratório.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Itabuna, Márcia Falcão, dos 1.250 casos de dengue notificados até agora em 2012, aproximadamente 300 diagnósticos de dengue clássica foram confirmados pelo Laboratório Central (Lacen). Houve ainda um caso de dengue hemorrágica, mas nenhuma morte.

Os casos suspeitos são notificados obrigatoriamente pelas unidades de saúde e o atendimento envolve também a rede hospitalar de Itabuna, que atende pacientes do próprio município e de outros da região. “O caso recente de uma senhora, que era portadora da síndrome de Down e faleceu com sintomas parecidos aos da dengue, não teve confirmação do Lacen”, exemplifica Márcia Falcão.
O paciente com doença febril aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sintomas clássicos, deve procurar atendimento médico. Sinais como dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; tontura; queda da pressão arterial; pele, mãos ou pés frios; hemorragias; palidez ou rubor facial; pulso rápido e fino; agitação ou letargia; desconforto respiratório; diminuição repentina da temperatura; e redução do volume de urina devem também servir de alerta para a procura imediata de atendimento especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário