quarta-feira, 25 de abril de 2012

O de Ilhéus não sai, mas o Terminal de Passageiros do Porto de Salvador começou

O negócio é Ilhéus esperar sentado
Crédito: JBO
(Do Jornal Bahia Online) Se o Terminal de Passageiros do Porto de Ilhéus não sai do papel, a boa notícia vai mesmo é para Salvador. Começou nesta segunda-feira (23) a construção do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador. A obra faz parte do conjunto de ações ligadas ao PAC Copa de 2014, que também representam um legado para a cidade de Salvador. A previsão é que os trabalhos fiquem prontos em 13 meses e o terminal seja inaugurada em 13 de maio de 2013, dia em que o porto comemora 100 anos.

 O início da obra foi autorizado pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que assinou ordem de serviço no último dia 19, em Brasília. De acordo com o presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, “nestes primeiros dias ainda não é possível ver intervenções físicas, nem movimentação de máquinas no local, mas o processo de contratação, planejamento e preparação da obra começou”.
 Estrutura – O projeto do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador foi concebido em conjunto pela Codeba e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). A estrutura vai ocupar o espaço onde hoje estão os galpões um e dois, que ficam mais próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados. Eles serão demolidos e vão dar lugar a um moderno centro de recepção e entretenimento.
 “Teremos um terminal refrigerado com check-in, chek-out, local para despacho de bagagem, para espera de embarque, todo projetado de acordo com os padrões internacionais, com áreas para Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, tudo que envolve o setor portuário, que é uma entrada e saída de pessoas e nós temos que estar preparados para isso,” explica Rebouças.
 Com uma privilegiada vista panorâmica da Baia de Todos-os-Santos, o terminal ainda terá um centro gastronômico e de lazer, um estacionamento para taxi, carros, vans, ônibus de passeio e uma esplanada que permitirá a circulação de pessoas para apreciação da paisagem. “Essa será uma área pública, que une o porto com a cidade. Haverá um limite, não vai ser possível chegar até a beira do mar por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França, terá acesso a bela vista”, diz Rebouças.
 Capacidade – Com a maior movimentação de turistas do Nordeste e a maior fora do eixo Rio-São Paulo, o Porto de Salvador recebeu no último verão 114 navios cruzeiros, com um total de 260 mil passageiros. A construção do novo terminal em Salvador tem investimento de R$ 30,2 milhões e faz parte de um conjunto de reformas e obras que serão realizadas pela Secretaria de Portos em sete portos do Brasil, com um total de R$ 898,9 milhões em investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário