sexta-feira, 20 de abril de 2012

Receita Federal alerta para o fim do prazo para declarar o Imposto de Renda

A 10 dias para o final do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2012, apenas 48% dos baianos enviaram o documento. Para esse ano, são esperadas mais de 1 milhão de declarações no estado. O prazo para transmissão pela internet vence no próximo dia 30 de abril, às 23h 59min. Para os que optarem pela entrega em disquete, é preciso ficar atento ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
A Receita alerta para o risco de deixar para enviar a declaração nos últimos dias. Muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao grande número de acessos ao endereço do órgão na internet. Quem entrega a declaração fora do prazo está sujeito ao pagamento de multa de no mínimo de R$ 165,74. Essa multa pode ser maior, em função do tempo de atraso, e chegar a até 20% do valor do imposto devido, mesmo que totalmente pago.
Extrato da Declaração já está disponível - Quem entregou a declaração já pode saber se ela foi processada normalmente ou se apresenta alguma pendência. Basta acessar o extrato da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física/2012, no portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/). Para acessar, é necessário utilizar o código de acesso, gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital.
O acesso ao extrato permite ao contribuinte:
- Identificar eventuais pendências que acarretam a retenção da declaração em malha;
- Conferir se as quotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente;
- Solicitar, alterar ou cancelar débito automático das quotas;
- Identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.
Caso a ferramenta indique pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração evita a incidência de multa de mora e juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário