quarta-feira, 25 de abril de 2012

Solicitada ao Governo do Estado novas obras para o Porto Internacional

Com o objetivo de complementar a infraestrutura e as facilidades logísticas que surgirão com a implantação do complexo intermodal, empreendimento que inclui porto, aeroporto e ferrovia, o prefeito Newton Lima voltou a solicitar do governador Jaques Wagner a realização de obras importantes no Porto Internacional de Ilhéus. No ofício, o chefe do Executivo ilheense destaca a importância do tradicional terminal portuário, que, segundo ele, uma vez modernizado, vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional.

Entre as obras solicitadas, destaca-se a execução de dragagem para recomposição da profundidade do canal de acesso, bacia de evolução e área frontal ao cais comercial para 10,5 metros. A intervenção, que está sendo tratada como dragagem de manutenção junto à Secretaria Especial de Portos, tem a elaboração do respectivo projeto em andamento na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
Outra obra de dragagem também foi solicitada pelo prefeito Newton Lima, desta vez para elevar a profundidade do canal de acesso, bacia de evolução e área frontal ao cais comercial para 14 metros. Após salientar que, nesse caso, ainda não existe projeto executivo, Newton lembra que as tratativas já foram iniciadas pela Secretaria Especial de Portos junto à Codeba. “Trata-se de uma obra de grande importância para a modernização do equipamento. Além disso, o material proveniente da sua execução servirá para recompor as praias do São Miguel e São Domingos em cumprimento, por parte da União, da sentença de reparação de danos expedida pela Justiça Federal”, acentuou.
A terceira solicitação feita pelo prefeito Newton Lima ao governador Jaques Wagner foi a ampliação do cais de atracação do Porto Internacional, uma vez que o mesmo possui 432 metros e são necessários mais 650 metros. Recentemente, durante visita à Prefeitura de Ilhéus, representantes dos Armadores de Turismo informaram que, para o próximo ano, estão previstas cinco atracações (estadias) de um novo navio que possui 333 metros de comprimento. “A ampliação do cais poderá ser inserido no Projeto de Dragagem de Aprofundamento, haja vista tratar-se de obras complementares”, diz.
Investimentos - Por fim, Newton Lima solicitou a construção de um terminal de passageiros ao lado do Porto Internacional. No ofício, o prefeito informa que existem empresas interessadas no projeto, cabendo à Codeba dar início às tratativas, inclusive com a atualização do PDZ (Plano de Zoneamento de Áreas do Porto de Ilhéus) e com o lançamento da licitação e dos respectivos editais. “Ao vermos o nosso Porto inserido na logística do complexo intermodal Porto Sul, temos a certeza de que a Bahia está descentralizando a atração de investimentos, pois se trata de dois equipamentos de grande relevância, complementando-se um ao outro, o que facilita a captação de investimentos capazes de gerar empregos, renda e impostos para a cidade de Ilhéus, para toda a região e, consequentemente, para todo o Estado”, enfatiza o prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário