quarta-feira, 16 de maio de 2012

Recionamento de água em Itabuna

Itabuna sem água
 O presidente da Emasa, Geraldo Briglia, pediu à população, em entrevista concedida ao programa Ronda da Cidade, da Rádio Nacional e em declarações nas TVs Cabrália e Santa Cruz, que “pelo amor de Deus, economize água”, ao considerar que a falta de chuvas pode comprometer o abastecimento de água potável em Itabuna.
Segundo ele a Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, já está trabalhando em estado de alerta, testando todos os dispositivos de emergência para o caso de agravamento da situação, em decorrência da seca que assola todo o Estado da Bahia, com reflexos na nossa região.

Ele explica que devido a baixa da vazão nos rios Almada e Cachoeira, a captação de água nas Estações do Rio do Braço e Ferradas foi comprometida, obrigando a Emasa a acionar a Estação de Emergência de Castelo Novo, no município de Ilhéus, de onde está retirada água para complementar as captações das duas unidades existentes.
Geraldo Briglia informa que com estas condições climáticas desfavoráveis houve uma queda na produção de água potável, obrigando a intensificação de manobras no abastecimento visando minimizar a redução da vazão dos rios para atender à demanda da população.
No momento, mesmo operando com uma captação reduzida, a Emasa considera que, desde que a população colabore, economizando no consumo, “não teremos maiores problemas, e poderemos atravessar esse período difícil”.
O Prefeito Capitão Azevedo esteve reunido recentemente com a Diretoria da Emasa para saber das providências que estão sendo adotadas com relação à estiagem prolongada, e lamentou que a Barragem de Itapé – que deveria estar concluída há um ano pelo Governo do Estado – ainda esteja só na fase de discussões para sua implantação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário