segunda-feira, 28 de maio de 2012

Processo Seletivo da UESC: Inscrições para o Enem 2012 estão abertas


UESC - ILHÉUS

Os candidatos interessados em ingressar num dos 33 cursos de graduação (22 bacharelado e 11 licenciatura) na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus-Bahia) deverão se inscrever para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Conforme Resolução n° 47, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), todas as vagas dos cursos de graduação presenciais e regulares da UESC serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).
As inscrições para o Enem 2012 já estão abertas e poderão ser feitas, exclusivamente via Internet, até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao). O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. O candidato deve fornecer o número do CPF e o número do documento de identidade (RG).

No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência do Banco do Brasil até o dia 20 de junho.
De acordo com o edital do Enem, será obrigação do candidato conferir no sistema do Inep, órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Enem, se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha.
Necessidades especiais
Os estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep fornece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Os estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem essa necessidade na inscrição.
isenção
Tem direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição o estudante que irá concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declararem membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, o candidato deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
Quem for utilizar o Enem 2012 para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O Enem é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao Ensino Superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciências sem Fronteiras.
As provas do Enem 2012
O Enem 2012 será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. São elas:
1. Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
2. Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia.
3. Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
4. Matemática e suas tecnologias: matemática.
As provas do Enem 2012 terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. Já no dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.
Para a realização das provas do Enem, o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, só poderá entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário