terça-feira, 15 de maio de 2012

UESC realiza o II Seminário de Saúde da Mulher: um olhar multidisciplinar


Prof Veldinete Fernandes, coordenadora do Projeto
O projeto de extensão “Comunidade em foco” do Departamento de Ciências da Saúde (DCSAu) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC realiza o II Seminário de Saúde da Mulher: um olhar multidisciplinar. O evento acontece no dia 18 de maio, das 07 às 18 horas, no Auditório Paulo Souto, destinado a estudantes, profissionais de saúde, áreas afins e demais interessados.
O objetivo é promover discussões sobre temas relacionados à saúde da mulher, na UESC. Segundo a professora Maria Valdinete Fernandes "que as mulheres no contexto atual são maioria, e na condição de cidadãs merecem possuir a garantia de expressar politicamente seus direitos, buscar autonomia e conhecimentos para usufruir uma assistência holística, minimizando assim as desvantagens que, ao longo dos anos, a sociedade lhes atribuiu."

A primeira palestra será apresentada, às 8h30min,  após a solenidade de abertura, pela professora e coordenadora do projeto, Maria Valdinete Fernandes, com o tema “A Saúde da Mulher no contexto atual”.  O tema seguinte,  com Tatiane Luz, da  Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, vai abordar os  “Benefícios da Rede Cegonha” e a psicóloga Débora Flores  vai destacar  "Autoconhecimento e Autocuidado”.
A segunda parte da manhã será ocupada por uma mesa-redonda sobre a “Violência contra a mulher”. Palestrante: Marcos Klever. UNIME "Violência no âmbito familiar, aspectos jurídicos e legais"; o psicanalista Pedro Chagas falará sobre "Repercussões psicológicas da violência"; e Rosângela Machado.Universidade Federal de Sergipe, discorrerá sobre "Cuidado integral à mulher vítima de violência".
No período da tarde a primeira mesa-redonda “Qualidade de vida na Saúde da Mulher” terá como palestrante o professor da UESC e secretario de Esportes de Ilhéus, Alberto Kruschewsky e a fisioterapeuta Alita Riolino e a nutricionista  Rafaela Vidall.
O professor da UESC,  Alexandre Justo, vai destacar em sua palestra o "Uso de drogas lícitas e ilícitas pela mulher: do uso a dependência” enquanto o médico e professor da UESC, Cláudio Rocha vai falar sobre "Sexualidade". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário