terça-feira, 24 de julho de 2012

Carro Elétrico da UESC vai participar da 9ª Maratona Universitária de Eficiência Energética

Estudantes e professores dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção em Sistemas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC apresentaram ontem a segunda versão do Cel da Bahia (Carro Elétrico da Bahia) que irá disputar a Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada em São José dos Pinhais (PR), de 25 a 28 de julho.
O projeto recebeu o apoio da reitora Adélia Pinheiro que reuniu a equipe em seu gabinete, para ouvir o relatório e autorizar o professor Leonardo Medeiros, as estudantes Layza Ohanna e Tamilly Evangelista juntamente com o colaborador Wallace Bulhões, a embarcarem para o Paraná. O vice-reitor, professor Evandro Freire esteve com o grupo no Laboratório de Polímeros (Lapos) para assistir ao ultimo treino no campus da UESC.
O objetivo é dar o maior número de volta na pista utilizando a menor quantidade de energia. Este foi desafio da equipe que participou da 8ª Maratona realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo, em agosto de 2011.
Para permanecer competitiva diante das outras 24 universidades que participam da disputa, a equipe da UESC investiu em mudanças que proporcionem uma melhora na aerodinâmica do carro. Com este objetivo o CEL da Bahia ficou menor, com uma estrutura mais leve.

Mas, além de ser um veículo de performance, o Cel da Bahia é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável: respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, portanto, voltado para o fortalecimento da “consciência social e ambiental” destacam os professores.
A exemplo do modelo do ano passado, estão sendo utilizados materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis. Um deles é a fibra de coco que compõe a carenagem, alumínio no chassi e nas rodas de bicicleta aro 20 polegadas, uma mistura de borracha com a fibra de coco. A UESC é a única universidade da Bahia que vai participar dessa Maratona.
O CEL da Bahia é um projeto acadêmico, multidisciplinar, que encoraja as equipes de trabalho com diferentes conhecimentos sociais e educacionais a trabalharem juntas em um só projeto. Para os estudantes, é uma oportunidade de alargar horizontes e, para alguns, encontrar um novo significado para seus estudos.
Uma referência
Realizada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma das maiores competições do mundo voltadas para a pesquisa da eficiência energética veicular, promovida pelo Projeto de Comunicação e patrocinada por empresas privadas.
A equipe
Da organização fazem parte o professor Dr. Maruedson Pires Martins, os alunos: Alexandre Machado, Caio Kunrath, Layza Ohanna, Luane Alcantara, Tamilly Evangelista, Lívia Neri e os colaboradores Caio Sodré e Wallace Bulhões.
Desempenho em 2011
O Carro Elétrico da Bahia, (Cel da Bahia), da UESC participou da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, entre os dias 12 e 14 de outubro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo, ficou em 11º lugar na classificação da sua modalidade. A UESC foi a única Universidade do Norte e Nordeste a participar da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário