segunda-feira, 30 de julho de 2012

Centenário de Jorge Amado” será aberto neste sábado em Ilhéus

Como ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, o município de Ilhéus estará realizando, no período de 4 a 12 de agosto, o Festival “Amar Amado”. O evento, que incluirá a realização de ciclos literários, shows, palestras, peças teatrais, filmes, cursos e saraus, acontecerá no Quarteirão Jorge Amado, nos prédios históricos, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães e nas ruas e avenidas da cidade. A promoção é da Prefeitura de Ilhéus, através Fundação Cultural, em parceria com a empresa Maná Produções.

Segundo a programação divulgada pela Fundaci, o Festival “Amar Amado” será aberto às 16 horas deste sábado (4) com dois eventos: um sarau na praça Pedro Matos (Praça do Teatro) e uma visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura. Meia hora depois, na galeria do Teatro Municipal, o público terá a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”.
Na sequência, a partir das 17 horas, o auditório da Fundação Cultural abrigará um Workshop de Arranjos para Orquestra com o maestro Ubiratan Marques. Seguindo, às 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, será aberto o evento com o pronunciamento de autoridades e uma homenagem à família Amado e à ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Ainda no TMI, às 19h30min, “Leitura Amadiana com Jorge Amado Neto” e, às 20 horas, a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia. Concluindo a programação do dia 4 de agosto, no palco principal da praça da Catedral (Praça D. Eduardo), mais dois eventos: apresentação cultural com artistas da terra, às 21 horas, e um grande show com o cantor e compositor Moraes Moreira, a partir das 22 horas.
A programação do Festival “Amar Amado”, que vai até o próximo dia 12 de agosto, contemplará diversos outros eventos. Entre eles, uma grande feira literária, o lançamento nacional do filme "A Última Estação", a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado e a realização de shows com Margareth Menezes e com a família Caymmi. No dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos de nascimento, a programação especial contemplará, entre outros, a assinatura da reforma da Casa de Jorge Amado, uma homenagem da Câmara de Vereadores, o espetáculo teatral “O grande amor da minha vida” e um grande show com o cantor Caetano Veloso.
Marcante - “Poucos brasileiros conseguiram desenvolver uma trajetória nacional e internacional tão marcante para a cultura do País como Jorge Amado. Sua obra ocupou e continua ocupando espaços fundamentais em vários segmentos, como o teatro, a televisão, a literatura, a música, a gastronomia e as artes plásticas”, comenta Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural. Segundo ele, homenagear Jorge Amado é exaltar o talento e a criatividade do brasileiro, consolidando uma imagem nacional e internacional de País e de povo comprometido com a cultura popular. “A realização deste evento permitirá, em um só espaço e em um só tempo, o desenvolvimento de diversos ciclos de cultura. O Centenário de Jorge será comemorado em vários países e, por desejo do mesmo em vida, Ilhéus será o centro das comemorações”, reforça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário