quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NOTA: em vista a renuncia do Santo Padre




Dom Mauro Montagnoli Bispo de Ilhéus,   foi recebido pelo Papa Bento XVI
Em vista da renúncia do Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao seu ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, eu, Dom Mauro Montagnoli, bispo diocesano de Ilhéus, dou algumas orientações práticas, para os sacerdotes e para o povo fiel, referentes aos períodos seguintes:
1. Período da Sé vacante:
Durante a Sé vacante, e especialmente durante o Conclave, recomendo instantemente que todas as comunidades façam orações e súplicas pela eleição do novo Romano Pontífice. Para tanto, pode ser tomado o formulário da missa “Pela eleição do Papa” (no Missal Romano em “missas e orações para diversas necessidades”).


Considerando a utilidade pastoral, esta missa pode ser celebrada nos dias de semana da Quaresma, mas não nos domingos. Os sacerdotes saberão discernir sobre a oportunidade e sobre o uso moderado deste formulário no tempo da Quaresma.
Durante a Sé Vacante, na Oração Eucarística deverá ser mencionado apenas o nome do bispo.
2. Período posterior à eleição do novo Romano Pontífice:

Anunciada a eleição do novo Romano Pontífice, sejam tocados, onde for possível, os sinos das igrejas, como manifestação de júbilo e acolhida ao novo pastor supremo.
No período da Sé Vacante, a celebração diocesana “Pela eleição do Papa” será na Catedral, em Ilhéus, às 18 horas. As paróquias façam sua programação própria.
Anunciada a eleição do novo Romano Pontífice, igualmente, será divulgada a data da celebração diocesana de ação de graças. Do mesmo modo, as paróquias programarão suas celebrações.
Como devem ser proclamadas as intercessões nas Orações Eucarísticas I, II e III
Na Oração Eucarística I:
Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também por nosso bispo Mauro e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.
Na Oração Eucarística II:
Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o nosso bispo Mauro e todos os ministros do vosso povo.
Na Oração Eucarística III:
E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o nosso bispo Mauro, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
Ilhéus, 26 de fevereiro de 2013
Dom Mauro Montagnoli
Bispo diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário