quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Operação Inundare: ex-secretário de Newton Lima estão sendo investigados

Carro da PF parado em frente à casa de Jorge Bahia. Foto: Coutinho Neto
Do Blog do Gusmão - A Operação Inundare, deflagrada nesta quinta (28) pela Polícia Federal, cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Ilhéus, Itabuna e Salvador.
A operação é decorrente da investigação iniciada em julho de 2012 para apurar possíveis irregularidades na aplicação dos recursos federais repassados à prefeitura de Ilhéus pelo Ministério da Integração Nacional, em 2010.
A verba foi repassada à gestão do então prefeito Newton Lima para obras de dragagem, contenção de encostas, recuperação de drenagens e de pavimentação asfáltica nos morros da cidade.
As investigações identificaram um grupo de funcionários integrantes da gestão 2008/2012 da Prefeitura de Ilhéus, que teriam se beneficiado com o desvio de parte dos dez milhões de reais repassados através de convênio.
As buscas foram realizadas na prefeitura de Ilhéus, nas residências dos ex-secretários de Obras e Administração do município, e nos escritórios das construtoras contratadas para execução das obras.
Durante as investigações, identificou-se que cerca de quatrocentos mil reais circularam nas contas bancárias da construtora subcontratada. O monitoramento flagrou parte desse valor sendo sacado em espécie.
O ex-secretário de planejamento da gestão Newton Lima, Jorge Bahia, e outros investigados foram levados para a Delegacia de PF em Ilhéus onde prestaram depoimento.
Ex-integrantes do governo municipal, ainda não identificados, responderão por peculato e formação de quadrilha, entre outros crimes.
Além da análise dos documentos apreendidos, serão realizadas perícias nas obras contratadas.
Mais detalhes da operação serão dados durante entrevista coletiva às 11h desta quinta (28), na Delegacia da PF em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário